Comissão Própria de Avaliação - CPA
APRESENTAÇÃO (CPA)
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO
Com a criação da Lei Federal nº. 10.861, de 14 de abril de 2004, cada Instituição de Ensino Superior passou a ter que constituir uma Comissão Própria de Avaliação – CPA que consiste no órgão responsável pela implantação e desenvolvimento do Programa de Avaliação Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo - IFSP, com as atribuições de condução dos processos de avaliação internos, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo INEP.
Tendo como objetivo articular e coordenar a avaliação interna da instituição, observando as diferentes dimensões do universo acadêmico, a comissão é formada por diferentes membros, representantes de vários segmentos da comunidade acadêmica e da sociedade civil organizada. A metodologia de trabalho está centrada resumidamente na aplicação de questionários (direcionados aos diferentes setores da rotina acadêmica) e na análise dos principais documentos institucionais. Os resultados das atividades avaliativas são apresentados aos órgãos colegiados superiores e ao INEP através de relatórios.
É importante ressaltar que os processos de avaliação interna são fundamentais para a tomada de decisão e para a melhoria contínua da qualidade acadêmica e visa ao desenvolvimento de uma cultura avaliativa que atenda os interesses da comunidade.
A implantação da CPA no IFSP atendeu ao Art. 11 da Lei número 10.861, de 14 de abril de 2004:
Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES
Art. 11. Cada instituição de ensino superior, pública ou privada, constituirá Comissão Própria de Avaliação - CPA, no prazo de 60 (sessenta) dias, a contar da publicação desta Lei, com as atribuições de condução dos processos de avaliação internos da instituição, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo INEP, obedecidas as seguintes diretrizes:
I – constituição por ato do dirigente máximo da instituição de ensino superior, ou por previsão no seu próprio estatuto ou regimento, assegurada a participação de todos os segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil organizada, e vedada a composição que privilegie a maioria absoluta de um dos segmentos;
II – atuação autônoma em relação a conselhos e demais órgãos colegiados existentes na instituição de educação superior.
No IFSP as atividades da CPA são regulamentadas pela Resolução nº 107 de 4 de outubro de 2016.
AVALIAÇÕES
As autoavaliações institucionais são realizadas todos os anos pelos diversos campus do IFSP. A partir dos dados coletados por meio dessas autoavaliações, são emitidos relatórios para cada campus e relatórios gerais do IFSP pela CPA Central.
No campus Itaquaquecetuba, a atual Comissão Própria de Avaliação foi instituída em 27 de junho de 2023 pela Portaria Nº 93/2023, com isso, a primeira autoavaliação ocorreu no ano de 2020.
MEMBROS (CPA)
Atualmente, a Comissão Própria de Avaliação do campus Itaquaquecetuba, nomeada pela Portaria ITQ 93 de 27 de junho de 2023, é composta pelos seguintes membros:
Para contatar a CPA do Campus Itaquaquecetuba, utilize o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
PROJETOS
AUTOAVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL
O Programa de Avaliação Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo - IFSP foi elaborado para atender à Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e cria a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES) e a Comissão Própria de Avaliação (CPA) em cada IES do Sistema Federal de Ensino.
Este programa de avaliação foi elaborado com base na Portaria MEC n° 2.051, de 9/7/2004, e nos documentos Diretrizes para a Autoavaliação das Instituições e Orientações Gerais para o Roteiro da Autoavaliação das Instituições, editados pelo INEP.
DIRETRIZES PARA A AUTOAVALIAÇÃO
O processo de autoavaliação deve fornecer uma visão global da instituição sob uma dupla perspectiva, segundo o documento Diretrizes para a Autoavaliação das Instituições, a saber:
- o objeto de análise é o conjunto de dimensões, estruturas, relações, atividades, funções e finalidades da instituição, centrado em suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, segundo os diferentes perfis e missões institucionais. Está compreendida, na avaliação da instituição,a gestão, a responsabilidade e compromissos sociais e a formação acadêmica e profissional com vistas a repensar sua missão para o futuro; e
- os sujeitos da avaliação são os conjuntos de professores, estudantes, técnico-administrativos e membros da comunidade externa,especialmente, convidados ou designados.
OBJETIVOS
Respeitada a missão institucional, ainda segundo o documento Diretrizes para a Autoavaliação das Instituições, o processo de Autoavaliação tem dois objetivos centrais:
- avaliar a instituição como uma totalidade integrada que permite a Autoanálise valorativa da coerência entre a missão e as políticas institucionais efetivamente realizadas, visando a melhoria da qualidade acadêmica e o desenvolvimento institucional, e
- privilegiar o conceito da Autoavaliação e sua prática educativa para gerar, nos membros da comunidade acadêmica, autoconsciência de suas qualidades,problemas e desafios para o presente e o futuro, estabelecendo mecanismos institucionalizados e participativos para a sua realização.
OBJETIVOS OPERACIONAIS
O Programa de Avaliação Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo - IFSP tem como principais objetivos:
a) gerar conhecimento para a tomada de decisão dos dirigentes da instituição em relação à melhoria contínua de qualidade dos serviços de educação superior ofertados;
b) analisar os sentidos do conjunto de atividades e finalidades cumpridas pela instituição;
c) identificar as potencialidades da instituição e as possíveis causas dos seus problemas e pontos fracos;
d) aumentar a consciência pedagógica e capacidade profissional do corpo docente e técnico-administrativo;
e) fortalecer as relações de cooperação entre os diversos atores institucionais;
f) tornar mais efetiva a vinculação da instituição com a comunidade;
g) julgar acerca da relevância científica e social de suas atividades e produtos;
h) prestar contas à sociedade sobre os serviços desenvolvidos.
A avaliação interna é um processo contínuo por meio do qual a instituição constrói conhecimento sobre sua própria realidade, buscando compreender os significados do conjunto de suas atividades para melhorar a qualidade educativa e alcançar maior relevância social.
Para tanto, o presente Programa de Avaliação Institucional busca sistematizar informações, analisar coletivamente os significados das realizações, desvendar formas de organização, administração e ação, identificar pontos fortes e potencialidades, bem como pontos fracos, e contribuir com estratégias de superação de problemas.
EQUIPE DE COORDENAÇÃO: A CPA
A Comissão Própria de Avaliação - CPA-IFSP é o órgão responsável pela implantação e desenvolvimento do Programa de Avaliação Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo - IFSP, com as atribuições de condução dos processos de avaliação internos, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo INEP.
ETAPAS DA AVALIAÇÃO INTERNA
1. PLANEJAMENTO
A elaboração do Programa de Avaliação Institucional compreende a definição de objetivos, estratégias, metodologia, recursos e calendário das ações avaliativas. O calendário deve contemplar os prazos para execução das ações principais e datas de eventos (reuniões, seminários etc.), observando igualmente os prazos estabelecidos pela Portaria n.º 2051/04, que regulamenta o SINAES.
O planejamento, discutido com a comunidade acadêmica, deve levar em conta as características da instituição, seu porte e a existência ou não de experiências avaliativas anteriores.
2. SENSIBILIZAÇÃO
No processo de Autoavaliação, a sensibilização busca o envolvimento da comunidade acadêmica na construção da proposta avaliativa por meio da realização de reuniões, palestras, seminários e outros meios de comunicação. A sensibilização deve estar presente tanto nos momentos iniciais quanto na continuidade das ações avaliativas.
3. DESENVOLVIMENTO
No desenvolvimento do processo de avaliação institucional, a CPA-IFSP procura assegurar a coerência entre as ações planejadas e as metodologias adotadas, a articulação entre os participantes e a observância aos prazos.
Esta etapa consiste especialmente na:
a) realização de reuniões ou debates de sensibilização;
b) sistematização de demandas, ideias ou sugestões oriundas dessas reuniões;
c) realização de seminários internos;
d) definição da composição dos grupos de trabalho atendendo aos principais segmentos da comunidade acadêmica;
e) construção de instrumentos para coleta de dados: entrevistas, questionários, grupos focais e outros;
f) definição da metodologia de análise e interpretação dos dados;
g) definição das condições materiais para o desenvolvimento do trabalho;
h) definição de formato de relatório de Autoavaliação;
i) definição de reuniões sistemáticas de trabalho;
j) elaboração de relatórios; e
k) organização e discussão dos resultados com a comunidade acadêmica e publicação das experiências.
4. CONSOLIDAÇÃO
Esta etapa refere-se à elaboração, divulgação e análise do relatório final. Além disso, contempla a realização de um balanço crítico do processo avaliativo e de seus resultados em termos da melhoria da qualidade da instituição.
A) RELATÓRIO
O relatório final de avaliação interna deve expressar o resultado do processo de discussão, de análise e interpretação dos dados advindos, principalmente, do processo de Autoavaliação. É importante que ele seja capaz de incorporar, quando estiverem disponíveis, os resultados da avaliação de cursos e de desempenho de estudantes.
Os destinatários do relatório são os membros da comunidade acadêmica, os avaliadores externos e a sociedade. Considerando essa diversidade de leitores, são fundamentais a clareza na comunicação das informações e o caráter analítico e interpretativo dos resultados obtidos.
O relatório final deve apresentar sugestões para ações de natureza administrativa, política, pedagógica e técnico-científica a serem implementadas.
B) DIVULGAÇÃO
A divulgação, como continuidade do processo de avaliação interna, deve oportunizar a apresentação pública e a discussão dos resultados alcançados nas etapas anteriores. Para tanto, podem ser utilizados diversos meios, tais como: reuniões, documentos informativos (impressos e eletrônicos), seminários e outros. A divulgação deve propiciar, ainda, oportunidades para que as ações concretas oriundas dos resultados do processo avaliativo sejam tornadas públicas à comunidade interna.
C) BALANÇO CRÍTICO
Ao final do processo de Autoavaliação, é necessária uma reflexão sobre o mesmo, visando a sua continuidade. Assim, uma análise das estratégias utilizadas, das dificuldades e dos avanços apresentados permitirá planejar ações futuras.
Deste modo, o processo de Autoavaliação proporcionará não só o autoconhecimento institucional, o que em si é de grande valor para a instituição, como será um balizador da avaliação externa, prevista no SINAES como a próxima etapa da avaliação institucional.
EIXOS AVALIADOS
Portaria nº 92 , de 31 de janeiro de 2014, aprova, em extrato, os indicadores do instrumento de avaliação institucional externa que subsidia os atos de credenciamento, recredenciamento e transformação de organização acadêmica, modalidade presencial, do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES:
1. Planejamento e Avaliação Institucional
2. Desenvolvimento Institucional
3 Políticas Acadêmicas
4 Políticas de Gestão
5 Infraestrutura
REUNIÕES
Ata das reuniões realizadas pela CPA do Câmpus Itaquaquecetuba:
Reunião ocorrida em 28/11/2023
Reunião ocorrida em 03/10/2023
Reunião ocorrida em 22/08/2023
Reunião ocorrida em 09/12/2022
Reunião ocorrida em 14/10/2022
Reunião ocorrida em 07/03/2022
Reunião ocorrida em 08/11/2021
Reunião ocorrida em 20/08/2021
Reunião ocorrida em 17/06/2021
Reunião ocorrida em 16/04/2021
Reunião ocorrida em 01/03/2021
Reunião ocorrida em 19/02/2021
Reunião ocorrida em 04/12/2020
Reunião ocorrida em 11/09/2020
Reunião ocorrida em 21/08/2020