Comissão Própria de Avaliação - CPA
APRESENTAÇÃO (CPA)
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO
Com a criação da Lei Federal nº. 10.861, de 14 de abril de 2004, cada Instituição de Ensino Superior passou a ter que constituir uma Comissão Própria de Avaliação – CPA que consiste no órgão responsável pela implantação e desenvolvimento do Programa de Avaliação Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo - IFSP, com as atribuições de condução dos processos de avaliação internos, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo INEP.Tendo como objetivo articular e coordenar a avaliação interna da instituição, observando as diferentes dimensões do universo acadêmico, a comissão é formada por diferentes membros, representantes de vários segmentos da comunidade acadêmica e da sociedade civil organizada. A metodologia de trabalho está centrada resumidamente na aplicação de questionários (direcionados aos diferentes setores da rotina acadêmica) e na análise dos principais documentos institucionais. Os resultados das atividades avaliativas são apresentados aos órgãos colegiados superiores e ao INEP através de relatórios.
É importante ressaltar que os processos de avaliação interna são fundamentais para a tomada de decisão e para a melhoria contínua da qualidade acadêmica evisa ao desenvolvimento de uma cultura avaliativa que atenda os interesses da comunidadeA implantação da CPA no IFSP atendeu ao Art. 11 da Lei número 10.861, de 14 de abril de 2004:
Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES
Art. 11. Cada instituição de ensino superior, pública ou privada, constituirá Comissão Própria de Avaliação - CPA, no prazo de 60 (sessenta) dias, a contar da publicação desta Lei, com as atribuições de condução dos processos de avaliação internos da instituição, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo INEP, obedecidas as seguintes diretrizes:
I – constituição por ato do dirigente máximo da instituição de ensino superior, ou por previsão no seu próprio estatuto ou regimento, assegurada a participação de todos os segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil organizada, e vedada a composição que privilegie a maioria absoluta de um dos segmentos;
II – atuação autônoma em relação a conselhos e demais órgãos colegiados existentes na instituição de educação superior.
No IFSP as atividades da CPA são regulamentadas pela Resolução nº 107 de 4 de outubro de 2016.
AVALIAÇÕES
As autoavaliações institucionais são realizadas todos os anos pelos diversos campus do IFSP. A partir dos dados coletados por meio dessas autoavaliações, são emitidos relatórios para cada campus e relatórios gerais do IFSP pela CPA Central.
No Campus Itaquaquecetuba, a atual Comissão Própria de Avaliação foi instituída em 27 de junho de 2023 pela Portaria Nº 93/2023, com isso, a primeira autoavaliação ocorreu no ano de 2020.
MEMBROS (CPA)
Atualmente, a Comissão Própria de Avaliação do campus Itaquaquecetuba, nomeada pela Portaria ITQ 93 de 27 de junho de 2023, é composta pelos seguintes membros:
Juliano Cavalcante Bortolete (Presidente)
Juliana Serzedello Crespim Lopes
Para contatar a CPA do Campus Itaquaquecetuba, utilize o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
PROJETOS
AUTOAVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL
O Programa de Avaliação Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo - IFSP foi elaborado para atender à Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e cria a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES) e a Comissão Própria de Avaliação (CPA) em cada IES do Sistema Federal de Ensino.
Este programa de avaliação foi elaborado com base na Portaria MEC n° 2.051, de 9/7/2004, e nos documentos Diretrizes para a Autoavaliação das Instituições e Orientações Gerais para o Roteiro da Autoavaliação das Instituições, editados pelo INEP.
DIRETRIZES PARA A AUTOAVALIAÇÃO
O processo de autoavaliação deve fornecer uma visão global da instituição sob uma dupla perspectiva, segundo o documento Diretrizes para a Autoavaliação das Instituições, a saber:
- o objeto de análise é o conjunto de dimensões, estruturas, relações, atividades, funções e finalidades da instituição, centrado em suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, segundo os diferentes perfis e missões institucionais. Está compreendida, na avaliação da instituição,a gestão, a responsabilidade e compromissos sociais e a formação acadêmica e profissional com vistas a repensar sua missão para o futuro; e
- os sujeitos da avaliação são os conjuntos de professores, estudantes, técnico-administrativos e membros da comunidade externa,especialmente, convidados ou designados.
OBJETIVOS
Respeitada a missão institucional, ainda segundo o documento Diretrizes para a Autoavaliação das Instituições, o processo de Autoavaliação tem dois objetivos centrais:
- avaliar a instituição como uma totalidade integrada que permite a Autoanálise valorativa da coerência entre a missão e as políticas institucionais efetivamente realizadas, visando a melhoria da qualidade acadêmica e o desenvolvimento institucional, e
- privilegiar o conceito da Autoavaliação e sua prática educativa para gerar, nos membros da comunidade acadêmica, autoconsciência de suas qualidades,problemas e desafios para o presente e o futuro, estabelecendo mecanismos institucionalizados e participativos para a sua realização.
OBJETIVOS OPERACIONAIS
O Programa de Avaliação Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo - IFSP tem como principais objetivos:
a) gerar conhecimento para a tomada de decisão dos dirigentes da instituição em relação à melhoria contínua de qualidade dos serviços de educação superior ofertados;
b) analisar os sentidos do conjunto de atividades e finalidades cumpridas pela instituição;
c) identificar as potencialidades da instituição e as possíveis causas dos seus problemas e pontos fracos;
d) aumentar a consciência pedagógica e capacidade profissional do corpo docente e técnico-administrativo;
e) fortalecer as relações de cooperação entre os diversos atores institucionais;
f) tornar mais efetiva a vinculação da instituição com a comunidade;
g) julgar acerca da relevância científica e social de suas atividades e produtos;
h) prestar contas à sociedade sobre os serviços desenvolvidos.
A avaliação interna é um processo contínuo por meio do qual a instituição constrói conhecimento sobre sua própria realidade, buscando compreender os significados do conjunto de suas atividades para melhorar a qualidade educativa e alcançar maior relevância social.
Para tanto, o presente Programa de Avaliação Institucional busca sistematizar informações, analisar coletivamente os significados das realizações, desvendar formas de organização, administração e ação, identificar pontos fortes e potencialidades, bem como pontos fracos, e contribuir com estratégias de superação de problemas.
EQUIPE DE COORDENAÇÃO: A CPA
A Comissão Própria de Avaliação - CPA-IFSP é o órgão responsável pela implantação e desenvolvimento do Programa de Avaliação Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo - IFSP, com as atribuições de condução dos processos de avaliação internos, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo INEP.
ETAPAS DA AVALIAÇÃO INTERNA
1. PLANEJAMENTO
A elaboração do Programa de Avaliação Institucional compreende a definição de objetivos, estratégias, metodologia, recursos e calendário das ações avaliativas. O calendário deve contemplar os prazos para execução das ações principais e datas de eventos (reuniões, seminários etc.), observando igualmente os prazos estabelecidos pela Portaria n.º 2051/04, que regulamenta o SINAES.
O planejamento, discutido com a comunidade acadêmica, deve levar em conta as características da instituição, seu porte e a existência ou não de experiências avaliativas anteriores.
2. SENSIBILIZAÇÃO
No processo de Autoavaliação, a sensibilização busca o envolvimento da comunidade acadêmica na construção da proposta avaliativa por meio da realização de reuniões, palestras, seminários e outros meios de comunicação. A sensibilização deve estar presente tanto nos momentos iniciais quanto na continuidade das ações avaliativas.
3. DESENVOLVIMENTO
No desenvolvimento do processo de avaliação institucional, a CPA-IFSP procura assegurar a coerência entre as ações planejadas e as metodologias adotadas, a articulação entre os participantes e a observância aos prazos.
Esta etapa consiste especialmente na:
a) realização de reuniões ou debates de sensibilização;
b) sistematização de demandas, ideias ou sugestões oriundas dessas reuniões;
c) realização de seminários internos;
d) definição da composição dos grupos de trabalho atendendo aos principais segmentos da comunidade acadêmica;
e) construção de instrumentos para coleta de dados: entrevistas, questionários, grupos focais e outros;
f) definição da metodologia de análise e interpretação dos dados;
g) definição das condições materiais para o desenvolvimento do trabalho;
h) definição de formato de relatório de Autoavaliação;
i) definição de reuniões sistemáticas de trabalho;
j) elaboração de relatórios; e
k) organização e discussão dos resultados com a comunidade acadêmica e publicação das experiências.
4. CONSOLIDAÇÃO
Esta etapa refere-se à elaboração, divulgação e análise do relatório final. Além disso, contempla a realização de um balanço crítico do processo avaliativo e de seus resultados em termos da melhoria da qualidade da instituição.
A) RELATÓRIO
O relatório final de avaliação interna deve expressar o resultado do processo de discussão, de análise e interpretação dos dados advindos, principalmente, do processo de Autoavaliação. É importante que ele seja capaz de incorporar, quando estiverem disponíveis, os resultados da avaliação de cursos e de desempenho de estudantes.
Os destinatários do relatório são os membros da comunidade acadêmica, os avaliadores externos e a sociedade. Considerando essa diversidade de leitores, são fundamentais a clareza na comunicação das informações e o caráter analítico e interpretativo dos resultados obtidos.
O relatório final deve apresentar sugestões para ações de natureza administrativa, política, pedagógica e técnico-científica a serem implementadas.
B) DIVULGAÇÃO
A divulgação, como continuidade do processo de avaliação interna, deve oportunizar a apresentação pública e a discussão dos resultados alcançados nas etapas anteriores. Para tanto, podem ser utilizados diversos meios, tais como: reuniões, documentos informativos (impressos e eletrônicos), seminários e outros. A divulgação deve propiciar, ainda, oportunidades para que as ações concretas oriundas dos resultados do processo avaliativo sejam tornadas públicas à comunidade interna.
C) BALANÇO CRÍTICO
Ao final do processo de Autoavaliação, é necessária uma reflexão sobre o mesmo, visando a sua continuidade. Assim, uma análise das estratégias utilizadas, das dificuldades e dos avanços apresentados permitirá planejar ações futuras.
Deste modo, o processo de Autoavaliação proporcionará não só o autoconhecimento institucional, o que em si é de grande valor para a instituição, como será um balizador da avaliação externa, prevista no SINAES como a próxima etapa da avaliação institucional.
EIXOS AVALIADOS
Portaria nº 92 , de 31 de janeiro de 2014, aprova, em extrato, os indicadores do instrumento de avaliação institucional externa que subsidia os atos de credenciamento, recredenciamento e transformação de organização acadêmica, modalidade presencial, do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES:
1. Planejamento e Avaliação Institucional
2. Desenvolvimento Institucional
3 Políticas Acadêmicas
4 Políticas de Gestão
5 Infraestrutura
REUNIÕES
Ata das reuniões realizadas pela CPA do Câmpus Itaquaquecetuba:
Reunião ocorrida em 06/03/2025
Reunião ocorrida em 28/11/2023
Reunião ocorrida em 03/10/2023
Reunião ocorrida em 22/08/2023
Reunião ocorrida em 09/12/2022
Reunião ocorrida em 14/10/2022
Reunião ocorrida em 07/03/2022
Reunião ocorrida em 08/11/2021
Reunião ocorrida em 20/08/2021
Reunião ocorrida em 17/06/2021
Reunião ocorrida em 16/04/2021
Reunião ocorrida em 01/03/2021
Reunião ocorrida em 19/02/2021
Reunião ocorrida em 04/12/2020
Reunião ocorrida em 11/09/2020
Reunião ocorrida em 21/08/2020