Assistência Estudantil
A Assistência Estudantil do IFSP é uma política institucional, pautada no Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), que visa a garantir condições de permanência para o êxito dos nossos estudantes, durante o decorrer de seu curso, para que o direito e o acesso à educação, de fato, se realize. Na Política de Assistência Estudantil (PAE) do IFSP, estão previstas ações que visam à permanência do estudante em situação de vulnerabilidade social. São ofertados a este grupo os auxílios transporte, alimentação, moradia, saúde e apoio aos estudantes-pais. Estão previstas, ainda, ações de caráter universal cujos objetivos são a inclusão de pessoas com necessidades educacionais específicas, o acesso a materiais didáticos-pedagógicos, ações de cultura, esporte e inclusão digital. Conheça mais sobre o Projeto da Política de Assistência Estudantil, aprovado para o ano de 2023, clicando aqui. Quem pode participar? Todos os estudantes regularmente matriculados no IFSP podem participar dos Editais de Assistência Estudantil, entretanto, é necessário cumprir as exigências e os critérios de cada Programa que são descritos no Edital do Campus. Para informações sobre critérios, período de inscrições, abertura de editais, entre em contato com os profissionais da Coordenadoria Sociopedagógica - CSP. Referência: https://www.ifsp.edu.br/institucional/42-assuntos/ensino/155-assistenci-estudantil?showall=1&start=0
Dentre as ações e programas existentes na Política de Assistência Estudantil, há o Programa de Auxílio Permanência (PAP), por meio do qual o IFSP poderá conceder (de acordo com a disponibilidade de verbas de cada Campus) auxílios financeiros aos estudantes em situação de vulnerabilidade social nas seguintes modalidades: transporte, alimentação, moradia, saúde, apoio aos estudantes-pais, ações que visam à inclusão de pessoas com necessidades educacionais específicas, acesso a materiais didáticos-pedagógicos e ações de cultura, esporte e inclusão social. Os estudantes regularmente matriculados em cursos regulares no IFSP podem participar dos Editais do Programa de Auxílio Permanência (PAP), desde que atendam às exigências e aos critérios dos programas oferecidos em cada Campus. Os auxílios financeiros serão concedidos, prioritariamente, aos estudantes em vulnerabilidade social (ou seja, aqueles que possuem renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio) e oriundos de escolas públicas. A seleção de alunos será conforme os critérios estipulados em Edital. No início do período letivo, o IFSP – Campus Itaquaquecetuba publicará um Edital de abertura de inscrições para o Programa de Auxílio Permanência (PAP), que será divulgado no site: https://itq.ifsp.edu.br/. Nele constarão todas as instruções para o estudante interessado em participar da seleção, tais como prazos e formas de inscrição, critérios e requisitos, modalidade de auxílios ofertados, etc.
Em andamento - NOVO! ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES para o PROGRAMA DE AUXÍLIO PERMANÊNCIA - PAP por meio do EDITAL de Seleção do Programa de Auxílio Permanência - 2º Semestre de 2025
A Coordenadoria Sociopedagógica visa consultar os estudantes, por meio deste formulário, quanto ao uso do Recurso do Programa de Auxílio Permanência (PAP) do IFSP Campus Itaquaquecetuba. A participação na CONSULTA é FACULTATIVA e este formulário estará disponível (do dia 17/02/2022 até 07/03/2022 às 12h) durante o período de inscrição do Programa de Auxílio Permanência (PAP) 2022 conforme Item 4 do EDITAL DRG – ITQ 06/2022. Para acessar o formulário você deve fazer o login com o e-mail institucional. Atenção: é permitida apenas uma resposta, você deve escolher uma dentre duas opções de distribuição do orçamento anual. A opção mais votada será implementada para o uso do recurso do PAP 2022. Link para acessar a consulta: https://forms.gle/dYCktQ91obkXRBrF6
Ano de 2025 -1º semestre Edital de Seleção para o Programa de Auxílio Permanência - 1º semestre/2025 IFSP - Campus Itaquaquecetuba O Diretor Geral do Campus Itaquaquecetuba do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP, Aumir Antunes Graciano, no uso de suas atribuições, faz saber, por meio da Coordenadoria Sociopedagógica, que estão abertas as inscrições para o Programa de Auxílio Permanência para os alunos regularmente matriculados neste campus nos cursos presenciais nas modalidades de Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio, Ensino Técnico Concomitante/Subsequente e Ensino Superior, observando os critérios do Programa Nacional de Assistência Estudantil dispostos no Decreto nº 7234/2010, e Resoluções nº 41 e 42/IFSP, de 02 de junho de 2015. Anexo I - Termo de Responsabilidade Anexo II - Termo de Compromisso e Ciência Anexo III - Declaração de Trabalhador sem Renda ou Informal Anexo IV - Formulário de Recurso COMUNICADO CSP/ITQ N.º 10/2025 - Lista de inscrições completas/incompletas COMUNICADO CSP/ITQ N.º 12/2025 - Retificação do Edital CSP/ITQ Nº 01/2025 - Alteração de cronograma COMUNICADO CSP/ITQ Nª 13/2025 - Resultado Preliminar COMUNICADO CSP/ITQ Nª 17/2025 - Resultado Definitivo - Retificado pelo Comunicado CSP/ITQ N.º 18/2025 COMUNICADO CSP/ITQ n.º 18/2025 - Retificação do Resultado Definitivo _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES para o PROGRAMA DE AUXÍLIO PERMANÊNCIA - PAP por meio do EDITAL CSP - ITQ Nº01/2024, do 1° SEMESTRE de 2024. Podem se inscrever os estudantes dos cursos TÉCNICOS EM MECÂNICA e dos cursos do ENSINO SUPERIOR que ainda NÃO são beneficiários do programa. Estudantes que já recebem o benefício e/ou que já concluíram o RECADASTRAMENTO deste ano NÃO precisam se inscrever neste Edital. 1. CRONOGRAMA Para mais informações, acesse o EDITAL CSP - ITQ 02/2023: 2. EDITAL CSP - ITQ Nº01/2024: PROGRAMA DE AUXÍLIO PERMANÊNCIA Os estudantes deverão se inscrever no sistema SUAP: https://suap.ifsp.edu.br/accounts/login/?next=/, enviando os ANEXOS necessários: _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ANEXO I - TERMO DE RESPONSABILIDADE: deve ser preenchido com os dados do estudante. Todos os estudantes devem enviar. Caso o estudante seja menor de 18 anos, o documento deve ser assinado pelo responsável legal. Acesso ao ANEXO I Como preencher: https://www.youtube.com/watch?v=pEJdpbRsfTU _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ANEXO II - TERMO DE COMPROMISSO E CIÊNCIA: deve ser preenchido com os dados do estudante. Todos os estudantes devem enviar. Caso o estudante seja menor de 18 anos, o documento deve ser assinado pelo responsável legal. Acesso ao ANEXO II Como preencher: https://www.youtube.com/watch?v=6JWWF2X-dh8 _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ANEXO III - DECLARAÇÃO TRABALHADOR SEM RENDA OU INFORMAL: deve ser preenchido com os dados da pessoa que está desempregada ou trabalhando informalmente. Todos os moradores com 16 anos ou mais que estão em uma dessas situações devem preencher o documento. Caso o estudante ou morador tenha 16 ou 17 anos, o documento deve ser assinado pelo responsável legal. Acesso ao ANEXO III Como preencher: https://www.youtube.com/watch?v=3OWJpCL78uY _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ COMPROVANTE DE INSCRIÇÃO DO ALUNO: Para acessar o “Comprovante de Inscrição do Aluno”, o estudante deverá: 1º Acessar o SUAP; 2º Selecionar “ATIVIDADES ESTUDANTIS” no menu lateral esquerdo; 3º Selecionar “Serviço Social”; 4º Selecionar “Programas”; 5º Selecionar o ícone “Inscrições”. Feito isso, deve localizar a inscrição realizada no EDITAL CSP - ITQ Nº02/2023 - PAP; 6º Selecionar a opção "Comprovante de Inscrição do Aluno". Assim que fizer isso, será gerada uma página com os dados inseridos. O estudante deve salvar, assinar (caso seja menor de 18 anos, o documento deverá ser assinado pelo responsável) e enviar no SUAP na aba de cor verde “Adicionar Documento” selecionando "Documentos Complementares". _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ANEXO IV - FORMULÁRIO DE RECURSO: deve ser utilizado somente nas fases de recurso dos resultados preliminar e definitivo, bem como deve ser anexado no SUAP os documentos comprobatórios das informações prestadas. Acesso ao ANEXO IV _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 3. COMUNICADO N.º 19/2024 - CSP-ITQ/DAE-ITQ/DRG/ITQ/IFSP - LISTA DE INSCRIÇÕES DEFERIDAS/INDEFERIDAS NO PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA DE AUXÍLIO PERMANÊNCIA - EDITAL DRG 01/2024 __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 4. COMUNICADO N.º 20/2024 - CSP-ITQ/DAE-ITQ/DRG/ITQ/IFSP - RESULTADO PRELIMINAR DAS INSCRIÇÕES E DA CONCESSÃO DOS AUXÍLIOS - EDITAL DRG 01/2024 _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 5. COMUNICADO N.º 22/2024 - CSP-ITQ/DAE-ITQ/DRG/ITQ/IFSP - RESULTADO DEFINITIVO DAS INSCRIÇÕES E DA CONCESSÃO DOS AUXÍLIOS - EDITAL DRG 01/2024 __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 6. COMUNICADO N.º 23/2024 - CSP-ITQ/DAE-ITQ/DRG/ITQ/IFSP – HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO DEFINITIVO DO PROGRAMA DE AUXÍLIO PERMANÊNCIA - EDITAL DRG 01/2024 ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 7. COMUNICADO N.º 26/2024 - CSP-ITQ/DAE-ITQ/DRG/ITQ/IFSP - ATUALIZAÇÃO DE VALORES DOS AUXÍLIOS DO PROGRAMA DE AUXÍLIO PERMANÊNCIA DO IFSP – CAMPUS ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 8. COMUNICADO N.º 28/2024 - CSP-ITQ/DAE-ITQ/DRG/ITQ/IFSP - RESULTADO PRELIMINAR DO EDITAL DE SELEÇÃO PROGRAMA DE AUXÍLIO PERMANÊNCIA - CONCESSÃO DE AUXÍLIO TRANSPORTE EXCEPCIONAL IFSP - CAMPUS ITAQUAQUECETUBA. 8. COMUNICADO N.º 31/2024 - CSP-ITQ/DAE-ITQ/DRG/ITQ/IFSP - RESULTADO PRELIMINAR DO RECADASTRAMENTO DO 2o SEMESTRE NO PROGRAMA DE AUXÍLIO PERMANÊNCIA - COMUNICADO N.o 31/2024 - CSP-ITQ 9. COMUNICADO N.º 32/2024 - CSP-ITQ/DAE-ITQ/DRG/ITQ/IFSP - RESULTADO DEFINITIVO DO RECADASTRAMENTO DO 2o SEMESTRE NO PROGRAMA DE AUXÍLIO PERMANÊNCIA - COMUNICADO N.o 30/2024 - CSP-ITQ 10. COMUNICADO N.º 33/2024 - CSP-ITQ/DAE-ITQ/DRG/ITQ/IFSP - RETIFICAÇÃO RECADASTRAMENTO AUTOMÁTICO DO PROGRAMA DE AUXÍLIO PERMANÊNCIA PARA O 2º SEMESTRE DE 2024 - COMUNICADO N.o 33/2024 - CSP-ITQ 11. COMUNICADO N.º 34/2024 - CSP-ITQ/DAE-ITQ/DRG/ITQ/IFSP - HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO DEFINITIVO DO RECADASTRAMENTO DO 2º SEMESTRE NO PROGRAMA DE AUXÍLIO PERMANÊNCIA - COMUNICADO N.º 34/2024 - CSP-ITQ 12. COMUNICADO N.º 35/2024 - CSP-ITQ/DAE-ITQ/DRG/ITQ/IFSP - LISTA DE INSCRIÇÕES DEFERIDAS/INDEFERIDAS NO EDITAL Nº 5/2024 CSP-ITQ/DAE-ITQ/DRG/ITQ/IFSP DO PROGRAMA DE AUXÍLIO PERMANÊNCIA – CAMPUS ITAQUAQUECETUBA – 2º SEMESTRE 13. COMUNICADO N.º 38/2024 - CSP-ITQ/DAE-ITQ/DRG/ITQ/IFSP - RESULTADO DEFINITIVO DAS INSCRIÇÕES E DA CONCESSÃO DOS AUXÍLIOS - EDITAL DRG 05/2024 14. COMUNICADO N.º 39/2024 - CSP-ITQ/DAE-ITQ/DRG/ITQ/IFSP - HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO DEFINITIVO DAS INSCRIÇÕES E DA CONCESSÃO DOS AUXÍLIOS - EDITAL DRG 05/2024 A Coordenadoria Sociopedagógica informa aos estudantes já incluídos no Programa de Auxílio Permanência (PAP), ou seja, que receberam auxílio alimentação e/ou transporte no 2º semestre de 2023, que estão abertas as inscrições para o RECADASTRAMENTO DO PAP para o 1º SEMESTRE de 2024 para os cursos listados abaixo. O recadastramento é OBRIGATÓRIO. Caso o estudante não realize/conclua o recadastramento terá o auxílio cancelado. Obs.: Este comunicado objetiva o RECADASTRAMENTO de quem já está inscrito no PAP. Os estudantes que quiserem realizar a inscrição pela primeira vez ou voltar a participar do programa, devem aguardar publicação de NOVO EDITAL em FEVEREIRO de 2024. Dúvidas podem ser esclarecidas pessoalmente na Coordenadoria Sociopedagógica e/ou enviadas para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 1. CRONOGRAMA 2. COMUNICADO Nº 35/2023 - RECADASTRAMENTO DO PROGRAMA DE AUXÍLIO PERMANÊNCIA - 1° SEMESTRE DE 2024 3. COMUNICADO Nº 5/2024 - PROGRAMA DE AUXÍLIO PERMANÊNCIA - RECADASTRAMENTO AUTOMÁTICO 2024 ___________________________ ANEXO I - TERMO DE RESPONSABILIDADE (Todos os estudantes devem enviar. Caso o estudante seja menor de 18 anos, o documento deve ser assinado pelo responsável legal); ANEXO II - Termo de compromisso do RECADASTRAMENTO SEM ALTERAÇÃO NA RENDA FAMILIAR (Deve enviar somente o estudante que NÃO TEM ALTERAÇÕES em relação às informações prestadas no 2º semestre de 2023. Caso o estudante seja menor de 18 anos, o documento deve ser assinado pelo responsável legal); ANEXO III - Termo de compromisso do RECADASTRAMENTO COM ALTERAÇÃO NA RENDA FAMILIAR (Deve enviar somente o estudante que TEM ALTERAÇÕES em relação às informações prestadas no 2º semestre de 2023, neste caso é necessário envio da documentação comprobatória das alterações que houverem. Caso o estudante seja menor de 18 anos, o documento deve ser assinado pelo responsável legal). ANEXO IV - FORMULÁRIO DE RECURSO: deve ser utilizado somente nas fases de recurso dos resultados preliminar e definitivo, bem como deve ser anexado no SUAP os documentos comprobatórios das informações prestadas. ANEXO V - Declaração de trabalhador sem renda ou informal (Deve enviar somente o estudante que TEM ALTERAÇÕES em relação às informações prestadas no 2º semestre de 2023, no caso da pessoa estar desempregada ou trabalhando informalmente, com 16 anos ou mais. Caso seja o estudante com menor de 18 anos, o documento deve ser assinado pelo responsável legal). _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________________________________________________ FINALIZADO EM 25 DE SETEMBRO DE 2023 ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES para o PROGRAMA DE AUXÍLIO PERMANÊNCIA - PAP por meio do EDITAL CSP - ITQ Nº02/2023, do 2° SEMESTRE de 2023. Podem se inscrever os estudantes dos cursos TÉCNICOS EM MECÂNICA e dos cursos do ENSINO SUPERIOR que ainda NÃO são beneficiários do programa. Estudantes que já recebem o benefício e/ou que já concluíram o RECADASTRAMENTO deste ano NÃO precisam se inscrever neste Edital. 1. CRONOGRAMA NOVO CRONOGRAMA Para mais informações, acesse o EDITAL CSP - ITQ 02/2023: 2. EDITAL CSP - ITQ Nº02/2023: PROGRAMA DE AUXÍLIO PERMANÊNCIA Os estudantes deverão se inscrever no sistema SUAP: https://suap.ifsp.edu.br/accounts/login/?next=/, enviando os ANEXOS necessários: _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ANEXO I - TERMO DE RESPONSABILIDADE: deve ser preenchido com os dados do estudante. Todos os estudantes devem enviar. Caso o estudante seja menor de 18 anos, o documento deve ser assinado pelo responsável legal. Acesso ao ANEXO I Como preencher: https://www.youtube.com/watch?v=pEJdpbRsfTU _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ANEXO II - TERMO DE COMPROMISSO E CIÊNCIA: deve ser preenchido com os dados do estudante. Todos os estudantes devem enviar. Caso o estudante seja menor de 18 anos, o documento deve ser assinado pelo responsável legal. Acesso ao ANEXO II Como preencher: https://www.youtube.com/watch?v=6JWWF2X-dh8 _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ANEXO III - DECLARAÇÃO TRABALHADOR SEM RENDA OU INFORMAL: deve ser preenchido com os dados da pessoa que está desempregada ou trabalhando informalmente. Todos os moradores com 16 anos ou mais que estão em uma dessas situações devem preencher o documento. Caso o estudante ou morador tenha 16 ou 17 anos, o documento deve ser assinado pelo responsável legal. Acesso ao ANEXO III Como preencher: https://www.youtube.com/watch?v=3OWJpCL78uY _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ COMPROVANTE DE INSCRIÇÃO DO ALUNO: Para acessar o “Comprovante de Inscrição do Aluno”, o estudante deverá: 1º Acessar o SUAP; 2º Selecionar “ATIVIDADES ESTUDANTIS” no menu lateral esquerdo; 3º Selecionar “Serviço Social”; 4º Selecionar “Programas”; 5º Selecionar o ícone “Inscrições”. Feito isso, deve localizar a inscrição realizada no EDITAL CSP - ITQ Nº02/2023 - PAP; 6º Selecionar a opção "Comprovante de Inscrição do Aluno". Assim que fizer isso, será gerada uma página com os dados inseridos. O estudante deve salvar, assinar (caso seja menor de 18 anos, o documento deverá ser assinado pelo responsável) e enviar no SUAP na aba de cor verde “Adicionar Documento” selecionando "Documentos Complementares". _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ANEXO IV - FORMULÁRIO DE RECURSO: deve ser utilizado somente nas fases de recurso dos resultados preliminar e definitivo, bem como deve ser anexado no SUAP os documentos comprobatórios das informações prestadas. Acesso ao ANEXO IV _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ FINALIZADO EM 31 DE JULHO DE 2023 A Coordenadoria Sociopedagógica informa aos estudantes já incluídos no Programa de Auxílio Permanência (PAP), ou seja, que receberam auxílio alimentação e/ou transporte no 1º semestre de 2023, que estão abertas as inscrições para o RECADASTRAMENTO DO PAP para o 2º SEMESTRE de 2023 para: - CURSOS DO ENSINO SUPERIOR: Bacharelado em Engenharia Mecânica; Licenciatura em Letras; Licenciatura em Matemática. - Alunos que estão na Lista de Espera do Comunicado CSP-ITQ Nº 17/2023. O recadastramento é obrigatório. Caso o estudante não realize/conclua o recadastramento terá o auxílio cancelado ou exclusão da Lista de Espera. Dúvidas podem ser esclarecidas pessoalmente na Coordenadoria Sociopedagógica e/ou enviadas para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 1. CRONOGRAMA do RECADASTRAMENTO _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ Vídeo com "Instruções para o Recadastramento": https://www.youtube.com/watch?v=YcbdoAtSHlg COMPROVANTE DE INSCRIÇÃO DO ALUNO Para acessar o “Comprovante de Inscrição do Aluno”, o estudante deverá: 1º Acessar o SUAP e preencher o Questionário Socioeconômico do Recadastramento; 2º Selecionar “ATIVIDADES ESTUDANTIS” no menu lateral esquerdo; 3º Selecionar “Serviço Social”; 4º Selecionar “Programas”; 5º Selecionar o ícone “Inscrições”. Feito isso, deve localizar a inscrição realizada no RECADASTRAMENTO DO PAP - 1º SEMESTRE DE 2023 (COMUNICADO CSP-ITQ Nº40/2022); 6º Selecionar a opção "Comprovante de Inscrição do Aluno". Assim que fizer isso, será gerada uma página com os dados inseridos. O estudante deve salvar, assinar (caso seja menor de 18 anos, o documento deverá ser assinado pelo responsável) e enviar no SUAP na aba de cor verde “Adicionar Documento” selecionando "Documentos Complementares". _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ Os estudantes deverão se inscrever no SUAP: https://suap.ifsp.edu.br/accounts/login/?next=/, enviando os documentos e anexos necessários: ANEXO I - TERMO DE RESPONSABILIDADE (Todos os estudantes devem enviar. Caso o estudante seja menor de 18 anos, o documento deve ser assinado pelo responsável legal); ANEXO II - Termo de compromisso do RECADASTRAMENTO SEM ALTERAÇÃO NA RENDA FAMILIAR (Deve enviar somente o estudante que NÃO TEM ALTERAÇÕES em relação às informações prestadas no 1º semestre de 2023. Caso o estudante seja menor de 18 anos, o documento deve ser assinado pelo responsável legal); ANEXO III - Termo de compromisso do RECADASTRAMENTO COM ALTERAÇÃO NA RENDA FAMILIAR (Deve enviar somente o estudante que TEM ALTERAÇÕES em relação às informações prestadas no 1º semestre de 2023, neste caso é necessário envio da documentação comprobatória das alterações que houverem. Caso o estudante seja menor de 18 anos, o documento deve ser assinado pelo responsável legal). ANEXO IV - Declaração de trabalhador sem renda ou informal (Deve enviar somente o estudante que TEM ALTERAÇÕES em relação às informações prestadas no 1º semestre de 2023, no caso da pessoa estar desempregada ou trabalhando informalmente, com 16 anos ou mais. Caso seja o estudante com menor de 18 anos, o documento deve ser assinado pelo responsável legal). _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ FINALIZADO EM 23 DE MAIO DE 2023 ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES para o PROGRAMA DE AUXÍLIO PERMANÊNCIA - PAP por meio do EDITAL CSP - ITQ Nº01/2023, do 1° SEMESTRE de 2023. Podem se inscrever os estudantes dos cursos TÉCNICOS EM MECÂNICA e dos cursos do ENSINO SUPERIOR que ainda NÃO são beneficiários do programa. Estudantes que já recebem o benefício e/ou que já concluíram o RECADASTRAMENTO deste ano NÃO precisam se inscrever neste Edital. 1. CRONOGRAMA Para mais informações, acesse o EDITAL CSP - ITQ 01/2023: 2. EDITAL CSP - ITQ Nº01/2023: PROGRAMA DE AUXÍLIO PERMANÊNCIA Os estudantes deverão se inscrever no sistema SUAP: https://suap.ifsp.edu.br/accounts/login/?next=/, enviando os ANEXOS necessários: _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ANEXO I - TERMO DE RESPONSABILIDADE: deve ser preenchido com os dados do estudante. Todos os estudantes devem enviar. Caso o estudante seja menor de 18 anos, o documento deve ser assinado pelo responsável legal. Acesso ao ANEXO I Como preencher: https://www.youtube.com/watch?v=pEJdpbRsfTU _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ANEXO II - TERMO DE COMPROMISSO E CIÊNCIA: deve ser preenchido com os dados do estudante. Todos os estudantes devem enviar. Caso o estudante seja menor de 18 anos, o documento deve ser assinado pelo responsável legal. Acesso ao ANEXO II Como preencher: https://www.youtube.com/watch?v=6JWWF2X-dh8 _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ANEXO III - DECLARAÇÃO TRABALHADOR SEM RENDA OU INFORMAL: deve ser preenchido com os dados da pessoa que está desempregada ou trabalhando informalmente. Todos os moradores com 16 anos ou mais que estão em uma dessas situações devem preencher o documento. Caso o estudante ou morador tenha 16 ou 17 anos, o documento deve ser assinado pelo responsável legal. Acesso ao ANEXO III Como preencher: https://www.youtube.com/watch?v=3OWJpCL78uY _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ COMPROVANTE DE INSCRIÇÃO DO ALUNO: Para acessar o “Comprovante de Inscrição do Aluno”, o estudante deverá: 1º Acessar o SUAP; 2º Selecionar “ATIVIDADES ESTUDANTIS” no menu lateral esquerdo; 3º Selecionar “Serviço Social”; 4º Selecionar “Programas”; 5º Selecionar o ícone “Inscrições”. Feito isso, deve localizar a inscrição realizada no EDITAL CSP - ITQ Nº01/2023 - PAP; 6º Selecionar a opção "Comprovante de Inscrição do Aluno". Assim que fizer isso, será gerada uma página com os dados inseridos. O estudante deve salvar, assinar (caso seja menor de 18 anos, o documento deverá ser assinado pelo responsável) e enviar no SUAP na aba de cor verde “Adicionar Documento” selecionando "Documentos Complementares". _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ANEXO IV - FORMULÁRIO DE RECURSO: deve ser utilizado somente nas fases de recurso dos resultados preliminar e definitivo, bem como deve ser anexado no SUAP os documentos comprobatórios das informações prestadas. Acesso ao ANEXO IV _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ FINALIZADO EM 10/02/2023 A Coordenadoria Sociopedagógica informa aos estudantes já incluídos no Programa de Auxílio Permanência (PAP), ou seja, que receberam auxílio alimentação e/ou transporte no 2º semestre de 2022, que estão abertas as inscrições para o RECADASTRAMENTO DO PAP para o 1º SEMESTRE de 2023 para os cursos listados abaixo. O recadastramento é obrigatório. Caso o estudante não realize/conclua o recadastramento terá o auxílio cancelado. Obs.: Este comunicado objetiva o RECADASTRAMENTO de quem já está inscrito no PAP. Os estudantes que quiserem realizar a inscrição pela primeira vez ou voltar a participar do programa, devem aguardar publicação de NOVO EDITAL em FEVEREIRO de 2023. Dúvidas podem ser esclarecidas pessoalmente na Coordenadoria Sociopedagógica e/ou enviadas para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 1. CRONOGRAMA do RECADASTRAMENTO 2. COMUNICADO CSP-ITQ Nº40/2022 - RECADASTRAMENTO DO PROGRAMA DE AUXÍLIO PERMANÊNCIA _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ Os estudantes deverão se inscrever no SUAP: https://suap.ifsp.edu.br/accounts/login/?next=/, enviando os documentos e anexos necessários: ANEXO I - TERMO DE RESPONSABILIDADE (Todos os estudantes devem enviar. Caso o estudante seja menor de 18 anos, o documento deve ser assinado pelo responsável legal). _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ANEXO II - Termo de compromisso do RECADASTRAMENTO SEM ALTERAÇÃO NA RENDA FAMILIAR (Deve enviar somente o estudante que NÃO TEM ALTERAÇÕES em relação às informações prestadas no 2º semestre de 2022. Caso o estudante seja menor de 18 anos, o documento deve ser assinado pelo responsável legal). _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ANEXO III - Termo de compromisso do RECADASTRAMENTO COM ALTERAÇÃO NA RENDA FAMILIAR (Deve enviar somente o estudante que TEM ALTERAÇÕES em relação às informações prestadas no 2º semestre de 2022, neste caso é necessário envio da documentação comprobatória das alterações que houverem. Caso o estudante seja menor de 18 anos, o documento deve ser assinado pelo responsável legal). _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 7. ALTERAÇÃO DA DATA DE HOMOLOGAÇÃO E HOMOLOGAÇÃO DO RECADASTRAMENTO DO PAP - 1º SEMESTRE DE 2023 _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ FINALIZADO EM 31/10/2022 ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES para o PROGRAMA DE AUXÍLIO PERMANÊNCIA - PAP por meio do EDITAL DRG - ITQ Nº031/2022, do 2º SEMESTRE de 2022. Podem se inscrever os estudantes dos cursos TÉCNICOS EM MECÂNICA e dos cursos do ENSINO SUPERIOR que ainda NÃO são beneficiários do programa. Estudantes que já recebem o benefício e/ou que já concluíram o RECADASTRAMENTO deste ano NÃO precisam se inscrever neste Edital. 1. CRONOGRAMA Para mais informações, acesse o EDITAL DRG - ITQ 031/2022: 2. EDITAL DRG - ITQ Nº031/2022: PROGRAMA DE AUXÍLIO PERMANÊNCIA Os estudantes deverão se inscrever no sistema SUAP: https://suap.ifsp.edu.br/accounts/login/?next=/, enviando os ANEXOS necessários: _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ANEXO I - TERMO DE RESPONSABILIDADE: deve ser preenchido com os dados do estudante. Todos os estudantes devem enviar. Caso o estudante seja menor de 18 anos, o documento deve ser assinado pelo responsável legal. Como preencher: https://www.youtube.com/watch?v=pEJdpbRsfTU _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ANEXO II - TERMO DE COMPROMISSO E CIÊNCIA: deve ser preenchido com os dados do estudante. Todos os estudantes devem enviar. Caso o estudante seja menor de 18 anos, o documento deve ser assinado pelo responsável legal. Como preencher: https://www.youtube.com/watch?v=6JWWF2X-dh8 _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ANEXO III - DECLARAÇÃO TRABALHADOR SEM RENDA OU INFORMAL: deve ser preenchido com os dados da pessoa que está desempregada ou trabalhando informalmente. Todos os moradores com 16 anos ou mais que estão em uma dessas situações devem preencher o documento. Caso o estudante ou morador tenha 16 ou 17 anos, o documento deve ser assinado pelo responsável legal. _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ COMPROVANTE DE INSCRIÇÃO DO ALUNO: Para acessar o “Comprovante de Inscrição do Aluno”, o estudante deverá: 1º Acessar o SUAP; 2º Selecionar “ATIVIDADES ESTUDANTIS” no menu lateral esquerdo; 3º Selecionar “Serviço Social”; 4º Selecionar “Programas”; 5º Selecionar o ícone “Inscrições”. Feito isso, deve localizar a inscrição realizada no EDITAL DRG - ITQ Nº031/2022 - PAP; 6º Selecionar a opção "Comprovante de Inscrição do Aluno". Assim que fizer isso, será gerada uma página com os dados inseridos. O estudante deve salvar, assinar (caso seja menor de 18 anos, o documento deverá ser assinado pelo responsável) e enviar no SUAP na aba de cor verde “Adicionar Documento” selecionando "Documentos Complementares". _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ANEXO IV - FORMULÁRIO DE RECURSO: deve ser utilizado somente nas fases de recurso dos resultados preliminar e definitivo, bem como deve ser anexado no Suap os documentos comprobatórios das informações prestadas. _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 5.HOMOLOGAÇÃO DO PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE AUXÍLIO PERMANÊNCIA: EDITAL DRG-ITQ Nº031/2022 _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 6. AUXÍLIOS CONCEDIDOS AOS ESTUDANTES DO PROGRAMA DE AUXÍLIO PERMANÊNCIA: EDITAL DRG - ITQ Nº031/2022 ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ FINALIZADO EM 19/09/2022 ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES para o PROGRAMA DE AUXÍLIO PERMANÊNCIA - PAP por meio do EDITAL DRG - ITQ Nº025/2022, do 2º SEMESTRE de 2022. Podem se inscrever os estudantes dos cursos TÉCNICOS EM MECÂNICA e dos cursos do ENSINO SUPERIOR que ainda NÃO são beneficiários do programa. Estudantes que já recebem o benefício e/ou que já concluíram o RECADASTRAMENTO deste ano NÃO precisam se inscrever neste Edital. Para mais informações, acesse o EDITAL DRG - ITQ 025/2022: 2. EDITAL DRG - ITQ Nº025/2022 - PROGRAMA DE AUXÍLIO PERMANÊNCIA - 2º SEMESTRE de 2022 Os estudantes deverão se inscrever no sistema SUAP: https://suap.ifsp.edu.br/accounts/login/?next=/, enviando os ANEXOS necessários: _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ANEXO I - TERMO DE RESPONSABILIDADE O ANEXO I deve ser preenchido com os dados do estudante. Todos os estudantes devem enviar. Caso o estudante seja menor de 18 anos, o documento deve ser assinado pelo responsável legal. Como preencher: https://www.youtube.com/watch?v=pEJdpbRsfTU _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ANEXO II - TERMO DE COMPROMISSO E CIÊNCIA O ANEXO II deve ser preenchido com os dados do estudante. Todos os estudantes devem enviar. Caso o estudante seja menor de 18 anos, o documento deve ser assinado pelo responsável legal. Como preencher: https://www.youtube.com/watch?v=6JWWF2X-dh8 _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ANEXO III - DECLARAÇÃO TRABALHADOR SEM RENDA OU INFORMAL O ANEXO III deve ser preenchido com os dados da pessoa que está desempregada ou trabalhando informalmente. Todos os moradores com 16 anos ou mais que estão em uma dessas situações devem preencher o documento. Caso o estudante ou morador tenha 16 ou 17 anos, o documento deve ser assinado pelo responsável legal. Como preencher: https://www.youtube.com/watch?v=3OWJpCL78uY _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ COMPROVANTE DE INSCRIÇÃO DO ALUNO Para acessar o “Comprovante de Inscrição do Aluno”, o estudante deverá: 1º Acessar o SUAP; 2º Selecionar “ATIVIDADES ESTUDANTIS” no menu lateral esquerdo; 3º Selecionar “Serviço Social”; 4º Selecionar “Programas”; 5º Selecionar o ícone “Inscrições”. Feito isso, deve localizar a inscrição realizada no EDITAL DRG Nº025/2022 - PAP; 6º Selecionar a opção "Comprovante de Inscrição do Aluno". Assim que fizer isso, será gerada uma página com os dados inseridos. O estudante deve salvar, assinar (caso seja menor de 18 anos, o documento deverá ser assinado pelo responsável) e enviar no SUAP na aba de cor verde “Adicionar Documento” selecionando "Documentos Complementares". Como gerar o "Comprovante de Inscrição do Aluno": https://www.youtube.com/watch?v=Fbst7vaidG4 _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ANEXO IV - FORMULÁRIO DE RECURSO O ANEXO IV deve ser utilizado somente nas fases de recurso dos resultados preliminar e definitivo, bem como deve ser anexado no Suap os documentos comprobatórios das informações prestadas. ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ FINALIZADO EM 02/08/2022 RECADASTRAMENTO do 2º Semestre de 2022 para os estudantes do curso TÉCNICO EM MECÂNICA CONCOMITANTE/SUBSEQUENTE e dos cursos do ENSINO SUPERIOR. Para mais informações, acesse o COMUNICADO CSP-ITQ Nº 22/2022: Vídeo com "Instruções para o Recadastramento": https://www.youtube.com/watch?v=YcbdoAtSHlg O RECADASTRAMENTO É OBRIGATÓRIO e O NÃO RECADASTRAMENTO IMPLICARÁ NO CANCELAMENTO DO AUXÍLIO. Os estudantes deverão se inscrever no sistema SUAP: https://suap.ifsp.edu.br/accounts/login/?next=/, enviando: ANEXO I - TERMO DE RESPONSABILIDADE (Todos os estudantes devem enviar. Caso o estudante seja menor de 18 anos, o documento deve ser assinado pelo responsável legal); ANEXO II - Termo de compromisso do RECADASTRAMENTO SEM ALTERAÇÃO NA RENDA FAMILIAR (Deve enviar somente o estudante que NÃO TEM ALTERAÇÕES em relação às informações prestadas no 1º semestre de 2022. Caso o estudante seja menor de 18 anos, o documento deve ser assinado pelo responsável legal); ANEXO III - Termo de compromisso do RECADASTRAMENTO COM ALTERAÇÃO NA RENDA FAMILIAR (Deve enviar somente o estudante que TEM ALTERAÇÕES em relação às informações prestadas no 1º semestre de 2022, neste caso é necessário envio da documentação comprobatória das alterações que houverem. Caso o estudante seja menor de 18 anos, o documento deve ser assinado pelo responsável legal). ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ FINALIZADO EM 25/05/2022 2º Edital do 1º Semestre de 2022 O Diretor Geral do Campus Itaquaquecetuba do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP, Aumir Antunes Graciano, no uso de suas atribuições, faz saber, por meio da Coordenadoria Sociopedagógica, que estão abertas as inscrições para o Programa de Auxílio Permanência para os alunos regularmente matriculados neste campus nos cursos presenciais nas modalidades de Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio, Ensino Técnico Concomitante/Subsequente e Ensino Superior, observando os critérios referendados no Programa Nacional de Assistência Estudantil, aprovado pelo Decreto Nº 7.234/2010 e Resoluções Nº 41 e 42/IFSP, de 02 de junho de 2015. Configuram-se como público alvo deste Edital os: Para mais informações, acesse o EDITAL DRG - ITQ Nº014/2022. Os interessados deverão se inscrever no sistema SUAP: https://suap.ifsp.edu.br/accounts/login/?next=/, anexando toda a documentação comprobatória. ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ FINALIZADO EM 28/03/2022 1º EDITAL do 1º Semestre de 2022 - EDITAL DRG - ITQ Nº06/2022 O Diretor Geral do Campus Itaquaquecetuba do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP, Aumir Antunes Graciano, no uso de suas atribuições, faz saber, por meio da Coordenadoria Sociopedagógica, que estão abertas as inscrições para o Programa de Auxílio Permanência para os alunos regularmente matriculados neste campus nos cursos presenciais nas modalidades de Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio, Ensino Técnico Concomitante/Subsequente e Ensino Superior, observando os critérios referendados no Programa Nacional de Assistência Estudantil, aprovado pelo Decreto nº 7234/2010 e Resoluções nº 41 e 42/IFSP, de 02 de junho de 2015. Configuram-se como público alvo deste Edital os: Para maiores informações, acesse o Edital DRG - ITQ 06/2022. ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ FINALIZADO EM 28/03/2022 Recadastramento - 1° Semestre de 2022 A Coordenadoria Sociopedagógica informa aos estudantes dos cursos Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio, Técnico em Mecânica Concomitante/Subsequente e Ensino Superior, já incluídos no Programa de Auxílio Permanência (PAP), ou seja, que já receberam auxílio(s) no segundo semestre do ano de 2021, que estão abertas as inscrições para o Recadastramento do PAP para o 1º semestre de 2022. ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 2021 2020 2019.2 Comunicado CSP nº 016/2019 - Recadastramento do Programa de Auxílio Permanência (PAP) Comunicado CSP nº 014/2019 - Recadastramento do Programa de Auxílio Permanência (PAP) Comunicado CSP nº 007/2019 - Retificação do Cronograma Edital nº 015/2019 - Retificação do Cronograma Edital ITQ nº 015/2019 - Abertura 2019.1 Comunicado CSP nº 004/2019 - Resultado das Inscrições Comunicado CSP nº 002/2019 - Prorrogação do Recadastramento do Programa de Auxílio Permanência (PAP) Comunicado CSP nº 001/2019 - Recadastramento do Programa de Auxílio Permanência (PAP) 2018.2 Edital ITQ nº 012/2018 - Resultado Edital ITQ nº 012/2018 - Prorrogação das inscrições Edital ITQ nº 012/2018 - Abertura Comunicado CSP nº 005/2018 - Prorrogação do Recadastramento do Programa de Auxílio Permanência (PAP) Comunicado CSP nº 004/2018 - Recadastramento do Programa de Auxílio Permanência (PAP) 2018.1 Edital ITQ nº 007/2018 - Resultado Final Edital ITQ nº 007/2018 - Resultado Preliminar Edital ITQ nº 007/2018 - Abertura Comunicado CSP nº 001/2018 - Recadastramento do Programa de Auxílio Permanência (PAP) 2017 Edital ITQ nº 003/2017 - Resultado Edital ITQ nº 003/2017 - Prorrogação das inscrições Edital ITQ nº 003/2017 - Abertura Edital DRG - ITQ 005/2021 - Chamamento de Interesse para projeto Alunos Conectados Errata ITQ 002/2021 - Retifica o Edital DRG - ITQ 005/2021 Decretos Decreto 7.234/2010 - Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES Resoluções Resolução nº 41/2015 - Política de Assistência Estudantil do IFSP (PAE) Resolução nº 42/2015 - Normatização dos Auxílios da Política de Assistência Estudantil do IFSP (PAE) Resolução nº 135/2014 - Política de Assistência Estudantil do IFSP (PAE) - Revogada pela Resolução nº 41/2015 Resolução nº 136/2014 - Normatização dos Auxílios da Política de Assistência Estudantil do IFSP (PAE) - Revogada pela Resolução nº 42/2015 Resolução nº 351/2011 - Regulamento do Programa de Assistência Estudantil do IFSP - Revogada pelas Resoluções nº 135 e 136/2014 Instruções Normativas Instrução Normativa nº 001/2016 PRE/IFSP - Estabelece orientações em relação aos pagamentos de auxílios da Política de Assistência Estudantil, em casos de evasão e/ou recebimentos indevidos. Material Educativo sobre a Assistência Estudantil Folder para integração - Estudantes Relatórios Institucionais Relatório da Política de Assistência Estudantil - 2013/2015 - Relatório contendo os dados de execução da Política de Assistência Estudantil do IFSP referentes ao triênio 2013-2015, com o resultado da Avaliação realizada junto aos estudantes no ano de 2015.
O que é?
Programa de Auxílio Permanência
INSCRIÇÕES no PAP
Consulta aos estudantes
Editais Anteriores
ITAQUAQUECETUBA
- TÉCNICOS: Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio; Técnico em Mecânica Concomitante/Subsequente.
- ENSINO SUPERIOR: Bacharelado em Engenharia Mecânica; Licenciatura em Letras; Licenciatura em Matemática.
- CURSO TÉCNICO: Técnico em Mecânica Concomitante/Subsequente.
Obs.: Para novas inscrições, os interessados devem aguardar publicação de NOVO EDITAL em AGOSTO de 2023.
- TÉCNICOS: Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio; Técnico em Mecânica Concomitante/Subsequente.
- ENSINO SUPERIOR: Bacharelado em Engenharia Mecânica; Licenciatura em Letras; Licenciatura em Matemática.
a. estudantes que nunca receberam benefício;
b. estudantes que já foram beneficiados em editais anteriores, mas que trancaram a matrícula e retornaram aos estudos neste semestre;
c. estudantes que já foram beneficiados em editais anteriores, mas que não realizaram renovação de sua inscrição.
a. estudantes que nunca receberam benefício;
b. estudantes que já foram beneficiados em editais anteriores, mas que trancaram a matrícula e retornaram aos estudos neste semestre;
c. estudantes que já foram beneficiados em editais anteriores, mas que não realizaram renovação de sua inscrição.
O recadastramento é obrigatório para todos os estudantes pertencentes ao programa e o não recadastramento implicará no cancelamento do auxílio.
Para maiores informações, acesse o COMUNICADO CSP - Nº 01/2022.
Alunos Conectados
Legislação