Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

CIPEE

Última atualização em Sexta, 19 de Agosto de 2022, 14h13 | Acessos: 10841

A Comissão Interna de Acompanhamento das Ações de Permanência e Êxito dos Estudantes (CIPEE) tem por objetivo elevar os índices de permanência e êxito dos estudantes, em todos os níveis e modalidades de ensino ofertadas no Instituto Federal de São Paulo, por meio de um programa de ações e procedimentos.


Ações:

  • compreender o processo de evasão do IFSP, examinando as taxas de evasão, retenção e conclusão;
  • orientar, receber e organizar a análise da evasão e retenção, conhecendo e avaliando a complexidade de fatores que levam ao êxito ou à desistência do curso;
  • coordenar e sistematizar a elaboração do “Plano Estratégico de Ações de Permanência e Êxito dos Estudantes, em colaboração com os câmpus, definindo política institucionais, metas e ações administrativas e pedagógicas;
  • Acompanhar o desenvolvimento e a consolidação do “Plano Estratégico”, monitorando as ações, avaliando a implementação e divulgando as ações e seus resultados.

Procedimentos Metodológicos:

  • Metodologia para levantamento dos dados quantitativos - Estudo e análise dos dados quantitativos referentes à retenção, evasão e permanência com êxito disponibilizados pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) a partir dos dados extraídos do SISTEC (Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica).

  • Metodologia para levantamento dos dados qualitativos - Elaboração e aplicação dos Instrumentos do Diagnóstico Qualitativo: em conformidade com as orientações do Memorando 015/PRE, de 18/12/15, a CIPEE do IFSP elaborou a planilha de Metas e Intervenções, com as seguintes divisões:

    • ações e intervenções;
    • estratégias de intervenção;
    • fatores e causas de retenção e evasão;
    • estratégias de monitoramento;
    • diagnóstico qualitativo;
    • questionário com estudantes (causas: retenção, evasão e sucesso).

Documentos Orientadores:

registrado em:
Fim do conteúdo da página