Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Coordenadoria
Início do conteúdo da página

Coordenadoria de Extensão

Última atualização em Quarta, 23 de Setembro de 2020, 17h10 | Acessos: 5459

 

A Coordenadoria de Extensão (CEX) tem o objetivo de fomentar, orientar, acompanhar e avaliar as ações de extensão.

A extensão é um processo educativo, cultural, político, social, científico e tecnológico que promove a interação dialógica e transformadora entre a comunidade acadêmica do IFSP e os diversos atores sociais, contribuindo para o processo formativo do educando e para o desenvolvimento regional dos territórios nos quais os câmpus se inserem. Indissociável ao Ensino e à Pesquisa, a Extensão configura-se como dimensão formativa que, por conseguinte, corrobora com a formação cidadã e integral dos estudantes.

Pautada na interdisciplinaridade, na interprofissionalidade, no protagonismo estudantil e no envolvimento ativo da comunidade externa, a Extensão propicia um espaço privilegiado de vivências e de trocas de experiências e saberes, promovendo a reflexão crítica dos envolvidos e impulsionando o desenvolvimento socioeconômico, equitativo e sustentável.

O caráter interdisciplinar da Extensão se dá na articulação das áreas temáticas dos campos da Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção e Trabalho. Assim, perpassam por diversas discussões que emergem na contemporaneidade como, por exemplo, a Diversidade Cultural.

As ações de extensão podem ser caracterizadas como programa, projeto, curso de extensão, evento e prestação de serviço e são definidas na Portaria 2.968/2015 do IFSP. Todas as ações devem ser desenvolvidas com a comunidade externa e participação protagonista dos  estudantes.

As ações de extensão constituem-se em atividade acadêmica, conforme os princípios e finalidades da educação profissional e tecnológica e em articulação com o mundo do trabalho como o estágio e acompanhamento de egresso e com os diversos segmentos sociais. Desse modo, a Extensão contribui para a democratização de debates e da produção de conhecimentos amplos e plurais no âmbito da educação profissional, pública e estatal.

Compreende todas as ações culturais, artísticas, desportivas, científicas e tecnológicas que promovam um diálogo entre o IFSP e a sociedade. Estas devem estar baseadas em uma análise das necessidades e interesses da comunidade local e articuladas com a vocação e qualificação acadêmicas dos docentes, discentes e técnico-administrativos envolvidos.

Os Cursos da Coordenadoria de Extensão, conhecidos como FICs, são de curta duração, gratuitos e com certificados, podendo ser na modalidade presencial ou EaD.

A seleção é regulamentada pelo edital de cada curso, e o candidato deve acompanhar as etapas pelo site. Também temos os cursos do INFO-ITAQUÁ, uma parceria IFSP-Prefeitura de Itaquaquecetuba.

PRAZOS das Solicitações de Procedimentos da CEX

Confecção de Certificados

60 dias

Análise e assinatura da documentação de Estágio

5 dias úteis

Atestados e declarações

(Alunos e servidores)

3 dias úteis (Alunos e servidores)


Documentos:


Resolução nº 26, de 05/04/2016 - Regimento do Câmpus Itaquaquecetuba

Portaria 2968, de 24/08/2015 - Regulamenta as ações de Extensão

Decreto nº 10.278, de 18/03/2020 - Estabelece a técnica e os requisitos para a digitalização de documentos públicos

Instrução Normativa PRX-IFSP nº001, de 16/04/2018 - Orientações para os procedimentos de matrícula por meio eletrônico para os cursos de extensão do IFSP

Portaria nº 3.639, de 25/07/2013 - Regulamento do Programa de Bolsas de Extensão para alunos do IFSP 

 Coordenadora da CEX: MsC. Paula Ferrari (http://lattes.cnpq.br/8601856209446939)

registrado em:
Assunto(s): Internet , governo federal
Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 291
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=article&id=7

Console de depuração do Joomla!

Sessão

Informação do perfil

Memória Utilizada

Consultas ao banco