Apresentação
O Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas do Câmpus Itaquaquecetuba (NAPNE-ITQ) tem como principal objetivo buscar o envolvimento do público-alvo da educação especial e de toda a comunidade escolar com a inclusão social e educacional de todos, quebrando as barreiras arquitetônicas, educacionais e atitudinais, respeitando a diversidade e criando uma cultura da educação para a convivência.
Entende-se como inclusão a garantia de acessibilidade, de acolhimento e de permanência dos estudantes na instituição de ensino, considerando as diferenças de cada um.
Das Competências:
I. Propor, estimular e acompanhar a implementação de acessibilidade arquitetônica, atitudinal, comunicacional e pedagógica no câmpus, para a transposição de barreiras;
II. Fomentar a autonomia dos estudantes acompanhados pelo NAPNE ao estabelecer estratégias para a remoção de barreiras atitudinais, arquitetônicas, pedagógicas e comunicacionais no câmpus;
III. Com apoio dos demais setores do câmpus, mediar as relações entre as famílias, o câmpus e os possíveis serviços institucionais indicados no Plano Ensino Individualizado (PEI) dos estudantes acompanhados pelo NAPNE;
IV. Encaminhar e acompanhar, quando necessário, os estudantes atendidos pelo NAPNE a serviços oferecidos pela rede pública (municipal, estadual e/ou federal), que auxiliem no seu desenvolvimento;
V. Estimular o desenvolvimento de tecnologia assistiva por meio da sugestão, incentivo e/ou proposição de projetos internos e externos que visem à criação, à produção e à implementação de inovações tecnológicas inclusivas no IFSP;
VI. Estimular parcerias do câmpus com instituições de ensino, instituições especializadas, ONGs e empresas públicas e privadas na produção de tecnologias assistivas da comunidade externa;
VII. Participar de formações continuadas promovidas pelo IFSP e outras instituições na área de educação inclusiva;
VIII. Disseminar conhecimentos adquiridos por meio de formações continuadas no câmpus, propor e realizar capacitações em ações inclusivas para a comunidade;
IX. Participar do planejamento das atividades didático-pedagógicas do câmpus e acompanhar o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes acompanhados pelo NAPNE;
X. Sugerir, apoiar, intermediar e implementar atividades e projetos no câmpus, que visem à discussão ou práticas para uma cultura inclusiva;
XI. Sugerir, participar e acompanhar a implementação de políticas públicas de inclusão do IFSP; XII. Participar de eventos correlatos à área da inclusão no mundo do trabalho e dos que versem sobre a temática da inclusão escolar;
XIII. Planejar a realização de eventos oficiais, de periodicidade anual, com a temática da inclusão escolar;
XIV. Colaborar nos eventos oficiais do câmpus, aportando a temática da inclusão escolar e da formação integral dos estudantes, inclusive para o mundo do trabalho;
XV. Motivar a realização de eventos oficiais anuais com a temática da inclusão escolar e do mundo do trabalho para as comunidades interna e externa, em parceria com a Assessoria de Ações Inclusivas;
XVI. Estabelecer parcerias colaborativas com os docentes do câmpus, para delinear estratégias de acessibilidade para e durantes as aulas; XVII. Indicar o acréscimo, no Plano Individual de Trabalho Docente (PIT), em conjunto com a Coordenação de Curso e docente do componente curricular, carga horária, além da estabelecida em normativa vigente, para que possam elaborar materiais, metodologias específicas e atividades individuais ao estudantes acompanhados pelo NAPNE;
XVIII. Caberá ao NAPNE acompanhar e auxiliar os setores no levantamento de possíveis casos de estudantes com necessidades educacionais específicas ao longo do processo pedagógico;
XIX. Incentivar e pleitear projetos de ensino, pesquisa e extensão que envolvam os pressupostos de inclusão no IFSP;
XX. Estimular a participação dos estudantes que compõem o PAEE nos projetos de ensino, pesquisa e extensão.
Ações realizadas
Nos últimos anos, o NAPNE-ITQ realizou várias ações que objetivaram o apoio aos alunos e a formação da sua comunidade. Destacamos algumas a seguir.
2022
Semana da Cultura, Diversidade e Meio Ambiente
Vivência sobre as diversas deficiências retratadas na série audiovisual “Dê uma ajudinha a si mesmo - reveja os seus conceitos!”
Membros responsáveis: Rodolfo Liporoni Dias e Danielle Zuma Capellani.
Data: 02 de junho de 2022.

Descrição da imagem: Sala de aula com cadeiras azuis organizadas em círculo e estudantes jovens sentados olhando para professores no canto direito da roda. Um professor alto e careca, vestido com camisa azul, gesticula com os braços abertos e as mãos voltadas para cima enquanto olha para a turma.
Descrição da ação: Sensibilização sobre as pessoas com deficiência (visual, auditiva, física, síndrome de Down) e os preconceitos que sofrem no cotidiano.
Bate-papo Neurodiversidade: autismo e deficiências
Palestra para conscientizar a comunidade escolar sobre as características de pessoas neurodiversas, como aquelas dentro do Transtorno do Espectro Autista (TAE), e as formas de inclusão social destas pessoas
Membros responsáveis: Rodolfo Liporoni Dias e Danielle Zuma Capellani.
Datas: 06 e 13 de outubro de 2022.
Descrição da ação: Palestra sobre neurodiversidade e as características de pessoas dentro do Transtorno do Espectro Autista (TAE), os preconceitos que sofrem e seus direitos.

Descrição da imagem: Auditório com cadeiras estofadas verdes, com as primeiras duas fileiras vazias e o restante ocupada com jovens e adultos. Na frente, de costas, aparecem os três palestrantes: um homem negro com blusa preta e calça bege usando boné, uma mulher de cabelos pretos e roupa preta e uma mulher loira com jaqueta quadriculada preto e branco e detalhes em rosa.
Instalação de placas de sinalização interna mais acessíveis
Confecção e instalação de placas de sinalização para cada setor do IFSP-ITQ com cores e o logotipo do câmpus, o nome e a numeração da sala ou ambiente em três idiomas (português, inglês e espanhol), uma foto interna do local e um desenho mostrando os sinais em Libras que o identificam.
Membros responsáveis: diversos servidores, sob a condução do professor de Libras Luís Mateus da Silva Souza e da professora Priscila Moreira Corrêa Telles.
Data: 21 de outubro de 2022.
Descrição da ação: Instalação de placas acessíveis.


Descrição das imagens: Cada imagem mostra a placa acessível para 2 ambientes diferentes (setor NAPNE-ITQ e sala da coordenação dos cursos), tendo em comum um contorno verde claro e o logotipo do IFSP-ITQ no canto superior esquerdo. No canto superior direito há a numeração da sala. No centro, o nome do espaço em português em tamanho maior, e um pouco acima, em tamanho menor, os nomes respectivos em espanhol e em inglês, acompanhados das bandeiras dos países falantes desses idiomas. Embaixo, há uma foto do ambiente interno, à esquerda, e um desenho esquemático, à direita, com uma pessoa indicando os sinais em Libras para o nome do ambiente.
2019
Semana da Consciência Negra e Diversidade
Vivência com público autista
Membros responsáveis: Priscila Moreira Corrêa Telles e Edni Moreira (responsável pela ONG AMAI Azul).
Data: 22 de novembro de 2019.
Descrição da ação: Sensibilização sobre as pessoas com Transtorno do Espectro Autista.
1ª Festa da Comunidade Surda de Itaquaquecetuba: The dancing Hands
Membro responsável: Luis Mateus Silva Souza.
Data: 22 de novembro de 2019.
Descrição da ação: Interação dos servidores, professores e alunos do IFSP Câmpus Itaquaquecetuba e da comunidade externa com a Comunidade Surda. O encontro proporcionou momentos de contato com pessoas Surdas e prática da Língua Brasileira de Sinais.
Cine Debate sobre o filme “Lances Inocentes”
Membros responsáveis: Geisa Silva de Sena e Valtir Maria Pereira Santos.
Data: 21 de novembro de 2019.
Descrição da ação: Sensibilização sobre as pessoas com altas habilidades. Sinopse: Os pais de um menino prodígio de sete anos não sabem se devem ajudá-lo a desenvolver seu talento no jogo de xadrez ou deixar que ele tenha uma infância normal como a de qualquer garoto da sua idade.
CONICT
Apresentação de trabalho sobre o tema Acessibilidade no IFSP no Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia
Membros responsáveis: Aline Ribeiro Alves da Silva e Priscila Moreira Corrêa Telles.
Data: 22 de novembro de 2019.
Pesquisa sobre Altas Habilidades
Identificação de indicadores de Altas Habilidades/Superdotação dos alunos do Ensino Médio do IFSP Câmpus Itaquaquecetuba
Membros responsáveis: todos do Napne.
Descrição da ação: Em 2019 foi enviado um e-mail aos professores do IFSP Câmpus Itaquaquecetuba que tiveram contato com os alunos dos 3os anos do Ensino Médio, por pelo menos 1 ano, com questionários para identificação de indicadores de Altas Habilidades. Após o levantamento e análise dos dados, os resultados parciais encontrados foram apresentados aos alunos, seus pais e professores.
Campanhas inclusivas
Pesquisa para promoção da cultura inclusiva
Membros responsáveis: Aline Ribeiro Alves da Silva, André Jesus Nishi, Geisa Silva de Sena e Karina de Almeida Maciel.
Descrição da ação: Durante os meses de maio e junho de 2019 foi realizada uma pesquisa com intuito de promover a cultura inclusiva no IFSP Câmpus Itaquaquecetuba. Foi apresentado aos discentes, docentes e servidores um cartaz com uma foto tirada de uma lanchonete famosa no Brasil, com a seguinte frase: “Prezado cliente este restaurante possui cardápio em braile. Peça-o no caixa”. Após a apresentação do cartaz foi perguntado a todos os que participaram se o cartaz possibilita a inclusão de pessoas cegas na lanchonete.
2018
Apoio educacional pelo Napne aos alunos do campus de Itaquaquecetuba
Acompanhamento contínuo dos alunos já identificados: reunião com os professores, familiares e profissionais externos.
Auxílio prestado pelo NAPNE aos alunos que estão passando por avaliações externas a escola ou encaminhado pelos professores do campus: avaliação funcional da visão, identificação das percepções dos professores e demais profissionais do campus, entrevista com o aluno, diálogo com colegas da sala do aluno, reunião com famílias e profissionais externos.
Semana da Consciência Negra e Diversidade
Sessão cine pipoca. Filme – os colegas
Membros responsáveis: Cleiton Domingos Maciel e Priscila Moreira Corrêa Telles.
Data: 23 de novembro de 2018.
Sinopse: Os jovens Stallone, Aninha e Márcio viviam juntos em um instituto para portadores da síndrome de Down. Um dia eles decidem fugir para se aventurar e realizar o sonho individual de cada um, se envolvendo em muitas aventuras e confusões.
Esportes inclusivos – vôlei sentado e goalball
Membro responsável: Ivan Luis dos Santos.
Data: 22 de novembro de 2018.
Descrição da ação: integração entre os alunos, professores e colaboradores do campus, disseminação do conhecimento sobre as paraolimpíadas.
Oficina – Quando a fala do outro dói, workshop sobre empatia
Membro responsável: Paula Ferrari.
Data: 21 de novembro de 2018.
Descrição da ação: sensibilização sobre transtornos de ansiedade e depressão na adolescência.
Oficina - Libras: uma língua de modalidade diferente
Membros responsáveis: Luís Mateus da Silva Souza e Vanessa Querino Durigon.
Data: 21 de novembro de 2018.
Descrição da ação: A oficina, de forma dinâmica, apresentou a língua de sinais dos surdos brasileiros, envolveu a comunidade interna na Semana Nacional da Consciência Negra e Diversidade para refletir sobre o respeito aos direitos da Comunidade Surda. A Língua Brasileira de Sinais/Libras é um idioma de modalidade viso-espacial que possui gramática e distingue-se da Língua Portuguesa. Obteve o reconhecimento oficial do governo brasileiro pela Lei nº 10.436/2002 que foi regulamentada pelo Decreto Federal 5.626/2005. A partir de então, ações para a garantia dos direitos linguísticos da comunidade surda tornaram-se mais comuns. Assim como as demais línguas, a Libras também possui os níveis linguísticos fonológico, morfológico, sintático e semântico.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - de 23 a 25 de outubro
Roda de conversa: "Pessoas com deficiência e o mercado de trabalho"
Membro responsável: Priscila Moreira Corrêa Telles.
Data: 24 de outubro de 2018 - das 10h50min às 12h20min.
Descrição da ação: o objetivo da roda de conversa foi propor um momento em que a comunidade interna pudesse desmitificar alguns preconceitos relacionados às pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Assim foi proposta uma dinâmica em que os alunos deveriam responder as afirmações apresentadas levantando um cartão na cor verde ou vermelha. O aluno levantava cartão vermelho, quando acreditava que a afirmação apresentada era falsa e o verde correspondia a afirmação verdadeira. Após esse momento, os alunos puderam expor a sua opinião e compartilhar informações. Além disso, foi mostrado alguns vídeos de pessoas com deficiência adulta que estão inseridas no mercado de trabalho.