NAPNE
Apresentação
O Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas do Campus Itaquaquecetuba (NAPNE-ITQ) tem como principal objetivo buscar o envolvimento do público-alvo da educação especial e de toda a comunidade escolar com a inclusão social e educacional de todos, quebrando as barreiras arquitetônicas, educacionais e atitudinais, respeitando a diversidade e criando uma cultura da educação para a convivência.
Entende-se como inclusão a garantia de acessibilidade, de acolhimento e de permanência dos estudantes na instituição de ensino, considerando as diferenças de cada um.
LISTA DA DOCUMENTAÇÃO DOS ESTUDANTES ACOMPANHADOS - NAPNE/ITQ
FLUXO DE ACOMPANHAMENTO DOS ESTUDANTES - NAPNE/ITQ
Das Competências:
I. Propor, estimular e acompanhar a implementação de acessibilidade arquitetônica, atitudinal, comunicacional e pedagógica no campus, para a transposição de barreiras;
II. Fomentar a autonomia dos estudantes acompanhados pelo NAPNE ao estabelecer estratégias para a remoção de barreiras atitudinais, arquitetônicas, pedagógicas e comunicacionais no campus;
III. Com apoio dos demais setores do campus, mediar as relações entre as famílias, o campus e os possíveis serviços institucionais indicados no Plano Ensino Individualizado (PEI) dos estudantes acompanhados pelo NAPNE;
IV. Encaminhar e acompanhar, quando necessário, os estudantes atendidos pelo NAPNE a serviços oferecidos pela rede pública (municipal, estadual e/ou federal), que auxiliem no seu desenvolvimento;
V. Estimular o desenvolvimento de tecnologia assistiva por meio da sugestão, incentivo e/ou proposição de projetos internos e externos que visem à criação, à produção e à implementação de inovações tecnológicas inclusivas no IFSP;
VI. Estimular parcerias do campus com instituições de ensino, instituições especializadas, ONGs e empresas públicas e privadas na produção de tecnologias assistivas da comunidade externa;
VII. Participar de formações continuadas promovidas pelo IFSP e outras instituições na área de educação inclusiva;
VIII. Disseminar conhecimentos adquiridos por meio de formações continuadas no campus, propor e realizar capacitações em ações inclusivas para a comunidade;
IX. Participar do planejamento das atividades didático-pedagógicas do campus e acompanhar o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes acompanhados pelo NAPNE;
X. Sugerir, apoiar, intermediar e implementar atividades e projetos no campus, que visem à discussão ou práticas para uma cultura inclusiva;
XI. Sugerir, participar e acompanhar a implementação de políticas públicas de inclusão do IFSP; XII. Participar de eventos correlatos à área da inclusão no mundo do trabalho e dos que versem sobre a temática da inclusão escolar;
XIII. Planejar a realização de eventos oficiais, de periodicidade anual, com a temática da inclusão escolar;
XIV. Colaborar nos eventos oficiais do campus, aportando a temática da inclusão escolar e da formação integral dos estudantes, inclusive para o mundo do trabalho;
XV. Motivar a realização de eventos oficiais anuais com a temática da inclusão escolar e do mundo do trabalho para as comunidades interna e externa, em parceria com a Assessoria de Ações Inclusivas;
XVI. Estabelecer parcerias colaborativas com os docentes do campus, para delinear estratégias de acessibilidade para e durantes as aulas; XVII. Indicar o acréscimo, no Plano Individual de Trabalho Docente (PIT), em conjunto com a Coordenação de Curso e docente do componente curricular, carga horária, além da estabelecida em normativa vigente, para que possam elaborar materiais, metodologias específicas e atividades individuais ao estudantes acompanhados pelo NAPNE;
XVIII. Caberá ao NAPNE acompanhar e auxiliar os setores no levantamento de possíveis casos de estudantes com necessidades educacionais específicas ao longo do processo pedagógico;
XIX. Incentivar e pleitear projetos de ensino, pesquisa e extensão que envolvam os pressupostos de inclusão no IFSP;
XX. Estimular a participação dos estudantes que compõem o PAEE nos projetos de ensino, pesquisa e extensão.
Equipe NAPNE-ITQ
O NAPNE-ITQ é composto atualmente por uma equipe multiprofissional formada por técnicos-administrativos e docentes do campus, além de contar com representações discentes, das famílias e da comunidade externa.O canal oficial de contato com o Núcleo é: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
# | NOME | PAPEL |
1 | Luís Mateus da Silva Souza | Coordenador (FG-1) e Docente de Libras (NAPNE/ITQ) |
2 | Débora Cavalcante da Silva | Secretária - Técnica em Assuntos Educacionais (CSP/ITQ) |
3 | Juliana Lúcia do Amaral Molnr | Membro – Diretora Adjunta Educacional (DAE/ITQ) |
4 | Artur Martins de Sá | Membro – Diretor Adjunto Administrativo (DAA/ITQ) |
5 | Jairo Augusto dos Santos | Membro – Coordenador do Curso Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio (MTM/ITQ) |
6 | Prof. Frederson Fogaça | Membro - Coordenador do Curso Técnico em Mecatrônica Integrado ao Ensino Médio (MAC/ITQ) |
7 | Renan Luís Fragelli | Membro – Coordenador do Curso Superior de Bacharelado em Engenharia Mecânica (BEM/ITQ) |
8 | Gabriela Peters Gonçalves Levy | Membro – Coordenadora da Coordenadoria de Extensão (CEX/ITQ) |
9 | Danielle Zuma Capellani | Membro - Docente representante do Curso Superior de Licenciatura em Letras (SLL/ITQ) |
10 | Bárbara Marques Montecinos | Membro – Docente de Língua Portuguesa para atendimento de estudantes PAEE em dias/horários fixos |
11 | Aldair Rodrigues da Silva | Membro - Representante da Coordenadoria de Registros Acadêmicos (CRA/ITQ) |
12 | André Aron Pastore Dryzun | Membro – Psicólogo (CSP/ITQ) |
13 | Cinthia Gonçalves de Assunção | Membro – Pedagoga (CSP/ITQ) |
14 | Michel Silva de Souza | Membro – Servidor Técnico representante da Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI/ITQ) |
15 | Mateus Gomes Pereira | Membro – Servidor Assistente de Aluno representante da Coordenadoria de Apoio ao Ensino (CAE/ITQ) |
16 | Gesialdo Silva do Nascimento | Membro – Servidor Bibliotecário e Coordenador da Coordenadoria de Biblioteca (CBI/ITQ) |
17 | Marcelo Pires de Oliveira Filho | Membro – Estudante PAEE do Curso Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio representante dos estudantes PAEE |
18 | Jordana Cristina Pires | Membro – Representante das famílias de estudantes PAEE |
19 | Andrea Dul | Membro - Representante da comunidade externa |
20 | Carola Giovana Salcedo Caballero | Membro - Representante da comunidade externa |
PORTARIA Nº 89/2020 - DRG/ITQ/IFSP - RECOMPOSIÇÃO DO NAPNE/ITQ - 11/12/2020 (REVOGADA) PORTARIA Nº 150/2021 - DRG/ITQ/IFSP - RECOMPOSIÇÃO DO NAPNE/ITQ - 23/12/2021 (REVOGADA) PORTARIA Nº 24/2022 - DRG/ITQ/IFSP - RECOMPOSIÇÃO DO NAPNE/ITQ - 08/03/2022 (REVOGADA) PORTARIA Nº 100/2022 - DRG/ITQ/IFSP - RECOMPOSIÇÃO DO NAPNE/ITQ - 02/09/2022 (REVOGADA) PORTARIA Nº 114/2022 - DRG/ITQ/IFSP - RECOMPOSIÇÃO DO NAPNE/ITQ - 24/10/2022 (REVOGADA) PORTARIA Nº 45/2023 - DRG/ITQ/IFSP - RECOMPOSIÇÃO DO NAPNE/ITQ - 20/03/2023 (REVOGADA) PORTARIA Nº 114/2023 - DRG/ITQ/IFSP - RECOMPOSIÇÃO DO NAPNE/ITQ - 18/08/2023 (REVOGADA) PORTARIA Nº 130/2023 - DRG/ITQ/IFSP - RECOMPOSIÇÃO DO NAPNE/ITQ - 05/10/2023 (REVOGADA) PORTARIA Nº 42/2024 - DGR/ITQ/IFSP - RECOMPOSIÇÃO DO NAPNE/ITQ - 14/03/2024 (REVOGADA) PORTARIA Nº 82/2024 - DGR/ITQ/IFSP - RECOMPOSIÇÃO DO NAPNE/ITQ - 29/07/2024 (VIGENTE) |
Público-alvo e materiais de apoio
Constitui-se público-alvo das ações inclusivas do NAPNE-ITQ os estudantes PAEE, que apresentem uma ou mais das condições abaixo, conforme legislação vigente.- Baixa visão; Cegueira; Surdocegueira - Orientações do Guia de Materiais Acessíveis - IFSP/Napne / Exemplos de materiais adaptados para estudantes com deficiência visual
- Surdez - Materiais indicados / Deficiência auditiva - Orientações do Guia de Materiais Acessíveis - IFSP/Napne
- Deficiência física - Orientações do Guia de Materiais Acessíveis - IFSP/Napne
- Deficiência intelectual - Orientações do Guia de Materiais Acessíveis - IFSP/Napne
- Deficiência múltipla
- Transtorno do Espectro Autista (TEA) / Outro Transtorno Global do Desenvolvimento - Orientações do Guia de Materiais Acessíveis - IFSP/Napne
- Altas habilidades/superdotação - Orientações do Guia de Materiais Acessíveis - IFSP/Napne
- Outras necessidades específicas - Conceitos e diferenças - Compreendendo a Dislexia - Compreendendo o DPAC - Distúrbio do Processamento Auditivo Central
Estrutura e materiais
O Napne/ITQ possui uma sala de atendimento no bloco laranja, Sala L11, equipada com computador, materiais pedagógicos, cadeira de rodas etc.
Legislação
Legislação Institucional – IFSP:- Portaria n° 38, de 16/02/2022 – Dispõe sobre o regulamento do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE);
- Instrução Normativa PRE n° 1, de 20/03/2017 – Estabelece orientações para identificação e acompanhamento, pelo NAPNE, do estudante com necessidades específicas.
- Anexos da Instrução Normativa PRE n° 1, de 20/03/2017
- Guia Materiais Acessíveis – Elaboração de materiais educativos acessíveis.
Legislação Nacional:
Referências Nacionais:
- Constituição da República Federativa do Brasil (1988) - No artigo 208, estabelece que é dever do Estado garantir “atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino”;
- Lei nº 7.853 (1989) - Dispõe sobre o apoio às pessoas portadoras de deficiência;
- Lei nº 8.069 (1990) - Estatuto da Criança e do Adolescente;
- Lei nº 9.394 (1996) - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional;
- Decreto nº 3.298 (1999) - Regulamenta a Lei nº 7.853 e dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência;
- Lei nº 10.048 (2000) - Dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, dentre elas pessoas com deficiência;
- Lei nº 10.098 (2000) - Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida;
- Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica (2001);
- Resolução CNE/CP Nº1 (2002) - Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena;
- Lei nº 10.436 (2002) - Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras;
- Decreto nº 5.296 (2004) - Regulamenta as normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida;
- Decreto nº 5.626 (2005) - Regulamenta a Lei nº 10.436, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras;
- Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (2007);
- Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008);
- Resolução Nº 4 CNE/CEB (2009) - Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial;
- Decreto nº 7.611 (2011) - Dispõe sobre a educação especial e o atendimento educacional especializado;
- Lei nº 12.764 (2012) - Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista;
- Nota Técnica nº 04 / 2014 / MEC / SECADI / DPEE - Orientação quanto a documentos comprobatórios de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação no Censo Escolar;
- Plano Nacional de Educação (2014);
- Lei nº 13.146 (2015) - Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência);
- Lei nº 13.185 (2015) - Institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying);
- Base Nacional Comum Curricular (2018);
- Decreto nº 9.465 (2019) - Aprova a Estrutura Regimental e o Quadro Demonstrativo dos Cargos em Comissão e das Funções de Confiança do Ministério da Educação, criando a Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação, extinguindo a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi). A nova pasta é composta por três frentes: Diretoria de Acessibilidade, Mobilidade, Inclusão e Apoio a Pessoas com Deficiência; Diretoria de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos; e Diretoria de Políticas para Modalidades Especializadas de Educação e Tradições Culturais Brasileiras.
- Lei nº 14.254 (2021) - Dispõe sobre o acompanhamento integral para educandos com dislexia ou Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ou outro transtorno de aprendizagem.
Legislação Internacional:
- Declaração Mundial de Educação Para Todos (1990);
- Declaração de Salamanca (1994) - Sobre Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais;
- Decreto nº 3.956 (2001) - Promulga a Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Pessoas Portadoras de Deficiência;
- Decreto nº 6.949 (2009) - Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007;
- Declaração de Incheon (2015) - Rumo a uma educação de qualidade inclusiva e equitativa e à educação ao longo da vida para todos;
- Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (2015) - Propõe como objetivo assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Agenda de reuniões
As reuniões ordinárias do NAPNE-ITQ ocorrem geralmente às segundas-feiras do mês.Veja as previsões de reuniões para 1º semestre/2024
Fevereiro - dia 26, das 17h às 18h30;
Março - dia 25, das 17h às 18h30;
Abril - dia 29, das 17h às 18h30;
Maio - dia 27, das 17h às 18h30;
Junho - dia 24, das 17h às 18h30.
Veja as previsões de reuniões para 2º semestre/2024
Julho - dia 29, das 17h às 18h30;
Agosto - dia 26, das 17h às 18h30 (data alterada em razão dos novos Calendários Escolares publicados);
Setembro - dia 30, das 17h às 18h30;
Outubro - dia 28, das 17h às 18h30;
Novembro - dia 25, das 17h às 18h30;
Dezembro - dia 04, das 17h às 18h30.
Ações realizadas
Nos últimos anos, o NAPNE-ITQ realizou várias ações que objetivaram o apoio aos alunos e a formação da sua comunidade. Destacamos algumas a seguir.
2022
Semana da Cultura, Diversidade e Meio Ambiente
Vivência sobre as diversas deficiências retratadas na série audiovisual “Dê uma ajudinha a si mesmo - reveja os seus conceitos!”
Membros responsáveis: Rodolfo Liporoni Dias e Danielle Zuma Capellani.
Data: 02 de junho de 2022.
Descrição da imagem: Sala de aula com cadeiras azuis organizadas em círculo e estudantes jovens sentados olhando para professores no canto direito da roda. Um professor alto e careca, vestido com camisa azul, gesticula com os braços abertos e as mãos voltadas para cima enquanto olha para a turma.
Descrição da ação: Sensibilização sobre as pessoas com deficiência (visual, auditiva, física, síndrome de Down) e os preconceitos que sofrem no cotidiano.
Bate-papo Neurodiversidade: autismo e deficiências
Palestra para conscientizar a comunidade escolar sobre as características de pessoas neurodiversas, como aquelas dentro do Transtorno do Espectro Autista (TAE), e as formas de inclusão social destas pessoas
Membros responsáveis: Rodolfo Liporoni Dias e Danielle Zuma Capellani.
Datas: 06 e 13 de outubro de 2022.
Descrição da ação: Palestra sobre neurodiversidade e as características de pessoas dentro do Transtorno do Espectro Autista (TAE), os preconceitos que sofrem e seus direitos.
Descrição da imagem: Auditório com cadeiras estofadas verdes, com as primeiras duas fileiras vazias e o restante ocupada com jovens e adultos. Na frente, de costas, aparecem os três palestrantes: um homem negro com blusa preta e calça bege usando boné, uma mulher de cabelos pretos e roupa preta e uma mulher loira com jaqueta quadriculada preto e branco e detalhes em rosa.
Instalação de placas de sinalização interna mais acessíveis
Confecção e instalação de placas de sinalização para cada setor do IFSP-ITQ com cores e o logotipo do campus, o nome e a numeração da sala ou ambiente em três idiomas (português, inglês e espanhol), uma foto interna do local e um desenho mostrando os sinais em Libras que o identificam.
Membros responsáveis: diversos servidores, sob a condução do professor de Libras Luís Mateus da Silva Souza e da professora Priscila Moreira Corrêa Telles.
Data: 21 de outubro de 2022.
Descrição da ação: Instalação de placas acessíveis.
Descrição das imagens: Cada imagem mostra a placa acessível para 2 ambientes diferentes (setor NAPNE-ITQ e sala da coordenação dos cursos), tendo em comum um contorno verde claro e o logotipo do IFSP-ITQ no canto superior esquerdo. No canto superior direito há a numeração da sala. No centro, o nome do espaço em português em tamanho maior, e um pouco acima, em tamanho menor, os nomes respectivos em espanhol e em inglês, acompanhados das bandeiras dos países falantes desses idiomas. Embaixo, há uma foto do ambiente interno, à esquerda, e um desenho esquemático, à direita, com uma pessoa indicando os sinais em Libras para o nome do ambiente.
2019
Semana da Consciência Negra e Diversidade
Vivência com público autista
Membros responsáveis: Priscila Moreira Corrêa Telles e Edni Moreira (responsável pela ONG AMAI Azul).
Data: 22 de novembro de 2019.
Descrição da ação: Sensibilização sobre as pessoas com Transtorno do Espectro Autista.
1ª Festa da Comunidade Surda de Itaquaquecetuba: The dancing Hands
Membro responsável: Luis Mateus Silva Souza.
Data: 22 de novembro de 2019.
Descrição da ação: Interação dos servidores, professores e alunos do IFSP Campus Itaquaquecetuba e da comunidade externa com a Comunidade Surda. O encontro proporcionou momentos de contato com pessoas Surdas e prática da Língua Brasileira de Sinais.
Cine Debate sobre o filme “Lances Inocentes”
Membros responsáveis: Geisa Silva de Sena e Valtir Maria Pereira Santos.
Data: 21 de novembro de 2019.
Descrição da ação: Sensibilização sobre as pessoas com altas habilidades. Sinopse: Os pais de um menino prodígio de sete anos não sabem se devem ajudá-lo a desenvolver seu talento no jogo de xadrez ou deixar que ele tenha uma infância normal como a de qualquer garoto da sua idade.
CONICT
Apresentação de trabalho sobre o tema Acessibilidade no IFSP no Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia
Membros responsáveis: Aline Ribeiro Alves da Silva e Priscila Moreira Corrêa Telles.
Data: 22 de novembro de 2019.
Pesquisa sobre Altas Habilidades
Identificação de indicadores de Altas Habilidades/Superdotação dos alunos do Ensino Médio do IFSP Campus Itaquaquecetuba
Membros responsáveis: todos do Napne.
Descrição da ação: Em 2019 foi enviado um e-mail aos professores do IFSP Campus Itaquaquecetuba que tiveram contato com os alunos dos 3os anos do Ensino Médio, por pelo menos 1 ano, com questionários para identificação de indicadores de Altas Habilidades. Após o levantamento e análise dos dados, os resultados parciais encontrados foram apresentados aos alunos, seus pais e professores.
Campanhas inclusivas
Pesquisa para promoção da cultura inclusiva
Membros responsáveis: Aline Ribeiro Alves da Silva, André Jesus Nishi, Geisa Silva de Sena e Karina de Almeida Maciel.
Descrição da ação: Durante os meses de maio e junho de 2019 foi realizada uma pesquisa com intuito de promover a cultura inclusiva no IFSP Campus Itaquaquecetuba. Foi apresentado aos discentes, docentes e servidores um cartaz com uma foto tirada de uma lanchonete famosa no Brasil, com a seguinte frase: “Prezado cliente este restaurante possui cardápio em braile. Peça-o no caixa”. Após a apresentação do cartaz foi perguntado a todos os que participaram se o cartaz possibilita a inclusão de pessoas cegas na lanchonete.
2018
Apoio educacional pelo Napne aos alunos do campus de Itaquaquecetuba
Acompanhamento contínuo dos alunos já identificados: reunião com os professores, familiares e profissionais externos.
Auxílio prestado pelo NAPNE aos alunos que estão passando por avaliações externas a escola ou encaminhado pelos professores do campus: avaliação funcional da visão, identificação das percepções dos professores e demais profissionais do campus, entrevista com o aluno, diálogo com colegas da sala do aluno, reunião com famílias e profissionais externos.
Semana da Consciência Negra e Diversidade
Sessão cine pipoca. Filme – os colegas
Membros responsáveis: Cleiton Domingos Maciel e Priscila Moreira Corrêa Telles.
Data: 23 de novembro de 2018.
Sinopse: Os jovens Stallone, Aninha e Márcio viviam juntos em um instituto para portadores da síndrome de Down. Um dia eles decidem fugir para se aventurar e realizar o sonho individual de cada um, se envolvendo em muitas aventuras e confusões.
Esportes inclusivos – vôlei sentado e goalball
Membro responsável: Ivan Luis dos Santos.
Data: 22 de novembro de 2018.
Descrição da ação: integração entre os alunos, professores e colaboradores do campus, disseminação do conhecimento sobre as paraolimpíadas.
Oficina – Quando a fala do outro dói, workshop sobre empatia
Membro responsável: Paula Ferrari.
Data: 21 de novembro de 2018.
Descrição da ação: sensibilização sobre transtornos de ansiedade e depressão na adolescência.
Oficina - Libras: uma língua de modalidade diferente
Membros responsáveis: Luís Mateus da Silva Souza e Vanessa Querino Durigon.
Data: 21 de novembro de 2018.
Descrição da ação: A oficina, de forma dinâmica, apresentou a língua de sinais dos surdos brasileiros, envolveu a comunidade interna na Semana Nacional da Consciência Negra e Diversidade para refletir sobre o respeito aos direitos da Comunidade Surda. A Língua Brasileira de Sinais/Libras é um idioma de modalidade viso-espacial que possui gramática e distingue-se da Língua Portuguesa. Obteve o reconhecimento oficial do governo brasileiro pela Lei nº 10.436/2002 que foi regulamentada pelo Decreto Federal 5.626/2005. A partir de então, ações para a garantia dos direitos linguísticos da comunidade surda tornaram-se mais comuns. Assim como as demais línguas, a Libras também possui os níveis linguísticos fonológico, morfológico, sintático e semântico.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - de 23 a 25 de outubro
Roda de conversa: "Pessoas com deficiência e o mercado de trabalho"
Membro responsável: Priscila Moreira Corrêa Telles.
Data: 24 de outubro de 2018 - das 10h50min às 12h20min.
Descrição da ação: o objetivo da roda de conversa foi propor um momento em que a comunidade interna pudesse desmitificar alguns preconceitos relacionados às pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Assim foi proposta uma dinâmica em que os alunos deveriam responder as afirmações apresentadas levantando um cartão na cor verde ou vermelha. O aluno levantava cartão vermelho, quando acreditava que a afirmação apresentada era falsa e o verde correspondia a afirmação verdadeira. Após esse momento, os alunos puderam expor a sua opinião e compartilhar informações. Além disso, foi mostrado alguns vídeos de pessoas com deficiência adulta que estão inseridas no mercado de trabalho.