Página inicial > Últimas Notícias > Aplicativo desenvolvido pelo IFSP, Unifesp e UEM para salas de aula

Aplicativo desenvolvido pelo IFSP, Unifesp e UEM para salas de aula

• Publicado: Quarta, 29 de Julho de 2020, 15h38
  • Última atualização em Quarta, 29 de Julho de 2020, 16h02

O professor do câmpus Itaquaquecetuba Juliano Cavalcante Bortolete, atualmente afastado para capacitação, participou de uma parceria com o professor Thiago Siqueira, do câmpus Campos de Jordão, e pesquisadores da Unifesp e da UEM, nas atividades do desenvolvimento do aplicativo chamado Sala Planejada.

Confira em http://www.salaplanejada.unifesp.br/

O Sala Planejada é um aplicativo web de livre acesso para auxiliar este planejamento. A ferramenta permite aos gestores escolares definir a melhor disposição possível das salas de aula, de acordo com as dimensões da sala e dos móveis, e assim de garantir o distanciamento ideal entre os estudantes a fim de evitar contaminação por Covid-19 nos ambientes escolares.

Segundo os desenvolvedores, "o gestor define a dimensão de sua sala, o layout por fileiras ou não e a distância mínima entre os estudantes ou a quantidade de estudantes na sala. A partir destes parâmetros, o aplicativo fornece a disposição ótima: maior número de alunos na sala ou o maior distanciamento possível entre os estudantes.

Para cada solução encontrada no aplicativo, a atenção volta-se para a transposição do resultado obtido computacionalmente para a realidade da sala de aula. Dessa forma, o aplicativo produz uma lista de instruções de como realizar a disposição ótima das carteiras no caso em que for possível realizar a movimentação e um mapa de lotação nos casos em que não há opção de alterar a disposição em fileiras".

Mais uma vez a ciência e as instituições públicas de ensino mostram sua importância no desenvolvimento do país e na preservação das vidas.