Página inicial > Últimas Notícias > Descrição das atividades remotas para o curso integrado

Descrição das atividades remotas para o curso integrado

• Publicado: Sexta, 26 de Junho de 2020, 19h58
  • Última atualização em Sexta, 10 de Julho de 2020, 10h32

SEGUNDA-FEIRA

Espirros e Covid- 19: uma resposta científica para justificar o distanciamento físico em época de Pandemia

O objetivo deste projeto é desenvolver por meio de um tema norteador oportunidades de aprendizagem para revisão de conteúdos/habilidades trabalhados antes do período de pandemia e da suspensão do calendário. Cada proposta de atividade será desenvolvida a partir de um texto norteador, escrito em língua inglesa, que poderá ser original ou adaptado, a depender da complexidade do texto, e que empregue conceitos de física.

As atividades serão realizadas pela plataforma Google Sala de Aula. Para acessar, basta clicar no link usar o código trxtlmr

Responsáveis: professoras Ana Paula e Suelen e professor Cleiton

TERÇA-FEIRA

Palavras cruzadas

Elaboração de palavras cruzadas com temas de disciplinas do curso, compiladas em um arquivo único, como exercício de fixação de conteúdos. Posteriormente, será enviado o gabarito.

Atividade do dia 29/06/2020 para imprimir (em formato de livreto)

Atividade do dia 29/06/2020 (exercício e gabarito)

Atividade do dia 07/07/2020

Responsáveis: professoras Daniela e Suelen e professores Diego, Fábio, Lauriberto, Marcos Aurélio e Pedro

QUARTA-FEIRA

Que história é essa?

Encontros semanais às quartas-feiras, às 11h00, na plataforma CAFe, para debate de temas de conhecimentos gerais e atualidades com abordagem das ciências humanas. Os estudantes leem o texto de apoio e preparam um comentário ou uma pergunta para compartilhar no encontro.

Para o dia 01/07, o tema é internet. Link para o texto de apoio.

Para o dia 06/07, o tema é "Cada vez mais próximos?". Link para o texto de apoio. ATENÇÃO: ESTE ENCONTRO SERÁ NA SEGUNDA-FEIRA, dia 06, às 10h00.

Responsáveis: professora Juliana Serzedello e professores Carlos Camilo e Thiago

Planejamento de estudos

Atividades para os estudantes poderem organizar melhor suas rotinas de estudos e leituras durante o período da suspensão de calendários. Serão apresentados métodos de estudos e sugestões por parte de docentes da instituição. A atividade ocorre dentro do projeto IFizCafé, já em andamento. Para aqueles que não têm conta no Instagram, links e materiais serão enviados por e-mail.

Vídeo 1

Carta-convite

Vídeo 2

Atividades de 08/07/2020

Responsáveis: equipe do IFizCafé

QUINTA-FEIRA

Gigantes da indústria

Discussão de temas relacionados à mecânica (resistência de materiais, produção do aço, análise química), física (temperatura de diferentes corpos e radiação emitida), biologia (problemas ambientais relacionado ao crescimento industrial e segurança do trabalho), línguas portuguesa (senso comum e científico, argumentação e persuasão, visão de mundo, efeito publicitário), inglesa ("American Dream", argumentação e persuasão, efeito publicitário) e diversos outros temas a serem abordados durante as atividades a serem realizadas futuramente.

Atividade de 02/07

Responsáveis: professoras Carla Isabel, Débora, Elizabete, Juliana Lucia e Suelen e professores Carlos Henrique, Marcelo e Rodrigo Faqueri

Assepsia, contaminação, agentes esterilizantes, EPIs

O grupo de trabalho vai abordar a origem da assepsia, mostrar/explicar como se dá a contaminação, como atuam os agentes esterilizantes e os EPIs (equipamentos de proteção individual). Os princípios de funcionamento, o que existe, como foram descobertos, para o que são utilizados, a sua finalidade.

Atividade de 02/07/2020

Atividade de 09/07/2020

Responsáveis: professoras Andreia, Cecília, Michelle e professores Iberê, Lauriberto e Sérgio

SEXTA-FEIRA

Cidadania e lazer em tempos de pandemia

Discussões acerca do acesso ao lazer e o exercício da cidadania por parte da classe trabalhadora em face do agravamento das desigualdade no período da pandemia. São atividades em formato de podcast, para serem ouvidas nos links abaixo.

Atividade de 03/07/2020

Responsáveis: professoras Priscila e Taís e professores Flávio Kishigami e Ivan

Audioaula

O AudioAula é um podcast (série de arquivos sonoros) que apresenta aulas curtas de Biologia que servem tanto para apresentar como rever conteúdos. O objetivo é chegar ao máximo de alunos possível. O pequeno formato dos aquivos facilita a distribuição mesmo em conexões com pouca banda disponível atraves dos aplicativos de mensagens ou agregadores de podcast.

A periodicidade é de duas vezes por semana. Para acompanhar existem algumas formas:

Na página do Facebook https://www.facebook.com/AudioAula-100936538366105
Diretamente no repositório https://anchor.fm/carlos-tonhatti
Está disponível no Spotify,Google podcast, iTunes

Atenção: as demais atividades do nosso Painel continuam em andamento.