Projeto de Iniciação Científica do Campus Itaquaquecetuba é Indicado ao 22º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Itaquaquecetuba teve um projeto de iniciação científica indicado pela Diretoria de Pesquisa (DPEQ) para representar a instituição no 22º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica, promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
A pesquisa, desenvolvida pelo estudante Rafael Oliveira da Costa, sob orientação do professor Ítalo Leite de Camargo, foi realizada entre setembro de 2023 e agosto de 2024 e representará o IFSP na categoria PIBITI, na grande área de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias.
Sobre o projeto
Título: Manufatura aditiva de cerâmicas avançadas por fotopolimerização em cuba
O trabalho envolveu o desenvolvimento de uma matéria-prima cerâmica específica para um processo de impressão 3D e sua comparação com materiais comerciais disponíveis no mercado. A pesquisa contou com o suporte técnico e estrutural do Grupo de Estudos Multidisciplinares em Engenharia Cerâmica (GEMEC), coordenado pela professora Ana Paula Luz (UFSCar).
Além do reconhecimento institucional, os resultados do projeto foram apresentados em eventos científicos relevantes, com destaque para o 1º Encontro Brasileiro de Engenharia Mecânica (CeramicAM).
O orientador Italo Leite de Camargo e o aluno Rafael Oliveira da Costa na apresentação dos resultados do projeto no 1° Encontro Brasileiro de Manufatura Aditiva de Cerâmica (CeramicAM 2024)
Sobre o estudante
Rafael é aluno do campus Itaquaquecetuba desde 2019, quando ingressou no curso Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio. Em 2022, deu continuidade à sua formação ao ingressar no curso de Engenharia Mecânica. Atualmente, segue vinculado ao grupo de pesquisa do professor Ítalo, atuando em novos projetos em parceria com o setor produtivo. Também colabora com os grupos de pesquisa dos professores Carlos Alberto Fortulan (EESC-USP) e Gabriel Benedet Dutra (UFSC).
Parabenizamos Rafael, o professor Ítalo e todos os envolvidos por essa importante conquista! A indicação reforça o compromisso do IFSP com a excelência na formação acadêmica e no desenvolvimento científico e tecnológico desde a graduação.