III SeLet - Semana de Letras do IFSP Campus Itaquaquecetuba
Entre os dias 30/11 e 07/12, foram realizadas as atividades da III Semana de Letras – III SeLet do IFSP – Campus Itaquaquecetuba. Na ocasião, o Campus teve atividades voltadas para a formação contínua dos alunos do curso de Licenciatura em Letras, com palestrantes convidados de diferentes instituições de ensino superior, bem como a programação contou com a participação ativa do alunado do curso com oficinas e rodas de conversa.
A Semana de Letras teve duas atividades de abertura, no dia 30/11, pela manhã, sendo uma a Oficina "Itán africano - História de uma Literatura Oral", ministrada pelo discente do sexto semestre Cailan Souza, sob a orientação e supervisão da docente do Campus Juliana Serzedello. Ao mesmo tempo, estavam acontecendo as atividades referentes à oficina ministrada pelo prof. Fabio Barbosa (FEUSP), intitulada "A realização de pedidos na perspectiva da Pragmática Cross-Cultural", em que os alunos puderam discutir diferentes perspectivas sobre a cordialidade e usos da língua em diferentes contextos culturais.
Oficina de Itán – Cailan Souza
Oficina “Pragmática Cross-cultural” – Fabio Barbosa
Logo em seguida, no período da tarde, aconteceu a Roda de conversa: Liberta! “Um livro pode mudar um destino” com a diretora do documentário Débora Gobitta, a Gih Trajano, protagonista do Liberta! e Marineila Marques, pesquisadora do GEPE/USP, sob a mediação da profa. Angélica Kuhn. A exibição do documentário abriu portas para uma discussão salutar sobre a educação para pessoas privadas de liberdade (PPL’s) no nosso país, bem como para a conscientização de diferentes espaços de educação não formais. Além disso, durante o mês de novembro, os discentes do curso de Letras participaram ativamente da arrecadação de livros para o programa em questão a fim de fomentarem tal processo de ressocialização e aprendizagem.
Angélica, Marineila, Débora e Gih Trajano – Roda de Conversa Liberta!
No dia 02/12, tivemos a participação da profa. Lilian Corrêa (Mackenzie) com a palestra “As Literaturas de Língua Inglesa podem estar bem mais próximas das aulas de Português do que você imagina!”, em que foram apresentados os possíveis diálogos entre obras literárias escritas em língua portuguesa e inglesa e suas adaptações para diferentes mídias.
Palestra – Lilian Correa e alunos da Letras
No dia 03/12, foram realizadas 3 atividades: a primeira foi a palestra com o prof. Paulo César Ribeiro (USP) sobre Autoria Feminina na Literatura Infanto-juvenil, na qual o convidado apresentou um panorama sobre a literatura infanto-juvenil e o protagonismo feminino ao longo dos séculos nesta área, bem como o apagamento realizado dessas figuras diante da autoria masculina. O professor, ao final da palestra, sorteou um livro de sua autoria sobre a temática da palestra. O ganhador foi o discente Edgar Bueno, do segundo semestre.
Palestra – Paulo e discentes do curso
Logo após, houve as seguintes atividades: Declamação Encenada: Charles Bukowski, Conversa de Bar, realizada pelos alunos do quarto semestre Pedro Lucas e Victor Ciscar, em que se debateram obras do escritor alemão Charles Bukowski e sua recepção leitora e crítica e a Roda de Conversa Formação e currículo acadêmico-profissional: (re)calculando rotas, organizada pela profa. Rafaela Souza (UFSCar/IFSP), mediada pela profa. Ludmila de Nardi.
Declamação Encenada – Victor Ciscar e Pedro Lucas
Roda de Conversa – Rafaela
Já no dia 05/12, duas atividades foram realizadas: a Oficina de Escrita Criativa: a literatura como ferramenta terapêutica, organizada e ministrada pelo discente do quarto semestre Vinicius Avellar e a Roda de conversa "Caminhos profissionais dentro da Licenciatura", ofertada pelos alunos Guilherme Feitoza e Paloma Couto, ambos do quarto semestre de Letras.
Oficina – Vinicius
Roda de conversa – Guilherme e Paloma
Por fim, as atividades da III SeLet se encerram no dia 07/12, sábado, com três atividades. No período da manhã, concomitantemente, foram realizadas a Oficina de Fonética e Fonologia do Português, ministrada pela profa. Caroline Alves Soler (IFSP - CBT) e a palestra Literatura Afrodiaspórica, ofertada pelo escritor carioca Pedro Machado e mediada pelos profs. Luís Mateus e Débora Ribeiro (IFSP-ITQ). A primeira atividade recuperou conceitos da disciplina presente no curso e trouxe elementos novos para o aprendizado na área. A segunda buscou traçar um panorama sobre a literatura afrodiaspórica no Brasil e o seu contexto de conhecimento e notoriedade no país. No período da tarde, houve a Roda de conversa: Amanhã tem sol: uma reflexão sobre a Licenciatura, proposta pela Michele Doneda (ALI) e mediada pela profa. Juliana Molnr.
Oficina de Fonética e Fonologia – Caroline e alunos