APROVEITAMENTO DE ESTUDOS - Prazo máximo para solicitação: 21/09/2024
Até 21/09/2024, os estudantes dos cursos semestrais poderão solicitar o Aproveitamento de Estudos, conforme Calendários Acadêmicos.
O QUE É O APROVEITAMENTO DE ESTUDOS?
O Aproveitamento de Estudos é o procedimento pelo qual o aluno utiliza as disciplinas em que foi aprovado em outro curso para eliminar componentes do curso em andamento.
Para permitir o aproveitamento, os dois cursos devem ser de mesmo nível de ensino, isto é, uma disciplina de curso técnico de nível médio só pode ser eliminada por outra disciplina de curso técnico de nível médio e uma disciplina de graduação só pode ser eliminada por outra de graduação. Para eliminar uma disciplina do IFSP, o estudante pode utilizar até três disciplinas cursadas em outra instituição.
Para conhecer todas as regras do Aproveitamento de Estudos, confira as orientações a respeito contidas nas Organizações Didáticas do IFSP, e disponíveis em https://itq.ifsp.edu.br/organizacao-didatica1
COMO SOLICITAR O APROVEITAMENTO DE ESTUDOS?
O estudante deve abrir um Requerimento no SUAP até as 23h59min do dia 21/09/2024 (horário de Brasília). Requerimentos abertos fora do prazo serão automaticamente indeferidos.
Para abrir o Requerimento SUAP, siga este passo a passo:
- Faça login no site https://suap.ifsp.edu.br, utilizando o seu número de matrícula e senha;
- No menu à esquerda, clique em "Ensino", depois em "Dados do Aluno";
- No prontuário eletrônico do aluno, selecione a aba "Requerimentos" e clique no botão "Adicionar Requerimento";
- Escolha o requerimento do tipo "Aproveitamento de Estudos";
- No campo “Descrição/Justificativa”, escreva o nome da disciplina que deseja eliminar;
- Anexe, ao Requerimento, os seguintes documentos:
a. Formulário de Aproveitamento de Estudos, devidamente preenchido e assinado – enviar formulário diferente do sugerido resultará no indeferimento automático da solicitação. Clique aqui para baixar o formulário.
b. Histórico Escolardo curso realizado na outra instituição, contendo o nome do curso e dos componentes curriculares, com especificação do período, porcentagens de frequência, carga horária e notas;
c. Estrutura curricular e/ou desenho curricular do curso realizado na outra instituição;
d. Programas, ementas e conteúdos programáticos, bem como a carga horária dos componentes curriculares cursados com aprovação na outra instituição que sejam equivalentes à disciplina que deseja eliminar;
e. Estudantes menores de 18 anos deverão anexar o documento de identidade do responsável legal (apresentar a frente e o verso do documento, sem cortes, com todos os dados legíveis) - as assinaturas do responsável na Autorização e no documento de identidade devem ser iguais. (A autorização será enviada por e-mail).
f. Clicar em “Enviar” somente após anexar os documentos do passo anterior;
Mais informações sobre como abrir um Requerimento SUAP estão disponíveis no link https://itq.ifsp.edu.br/images/CRA/Requerimentos/TUTOTRIAL_DO_MDULO_DE_REQUERIMENTOS_DO_SUAP_-_ALUNOA_1.pdf
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
1) Todos os documentos enviados para o Aproveitamento de Estudos devem:
a. Ser digitalizados;
b. Estar em formato PDF;
c. Apresentar-se integralmente, inclusive o verso (quando houver), com todos os dados legíveis;
d. Possuir elementos que comprovem sua autenticidade, como assinatura e carimbo da instituição de origem ou código de autenticação digital;
e. O discente deverá apresentar o documento original para simples conferência na CRA.
2) O estudante deve abrir 1 (um) Requerimento SUAP para cada disciplina do IFSP que ele deseja eliminar. Os requerimentos abertos solicitando a dispensa de duas ou mais disciplinas serão automaticamente indeferidos.
3) Os requerimentos de Aproveitamento de Estudos que atendam a todas as orientações aqui presentes serão encaminhados às respectivas coordenações de curso via processo eletrônico do SUAP, cujos números e links de acesso serão disponibilizados aos alunos requerentes para acompanhamento.
Obs.: A comissão de Aproveitamento de Estudos e/ou Coordenação de Curso terá um prazo até 03/10/2024 para analisar todos os requerimentos e emitir o parecer final, conforme previsto nos calendários acadêmicos.