Coordenadoria Sociopedagógica realiza encontros mensais com as turmas dos integrados do IFSP - Campus Itaquaquecetuba
A Coordenadoria Sociopedagógica (CSP) no ano de 2023 iniciou uma série de encontros mensais com as turmas dos cursos integrados com a finalidade de discutir temáticas apresentadas pelos estudantes buscando promover um espaço grupal de fala e escuta. O formato e os temas sugeridos desses encontros são diversos, pois buscam atender às especificidades de cada turma.
Através do acolhimento dos estudantes em relação às suas expectativas no âmbito acadêmico, social e pessoal, a CSP busca realizar encontros para compreender as questões que mobilizam a atenção de cada turma, na tentativa de promover um diálogo e reflexões sobre o que pode ser feito. Nesses encontros, cada turma aborda temas específicos, tais como: Saúde mental, Bullying, Machismo, Problemas de convivência, Organização dos estudos, Liberdade Carreiras/Profissões, Organização do campus, entre outros. Como foi positiva a avaliação desses encontros pelas turmas participantes no ano de 2023, a CSP optou por dar continuidade a esta atividade em 2024 com previsão no calendário acadêmico.
Em 2024, as turmas apontaram que gostariam de discutir sobre: ansiedade em relação ao futuro no IFSP e pós IFSP, organização dos estudos, respeito, problemas de convivência, machismo, racismo, diferença de gêneros, organização das reposições, entre outros. O formato escolhido, majoritariamente, foi através de roda de conversa.
Nos dias 12, 13 e 14 de agosto, o psicólogo André e as pedagogas Cinthia e Valtir realizaram mais uma sequência de encontros mensais com as turmas dos cursos integrados (Técnico em Mecânica e Técnico em Mecatrônica), buscando promover o diálogo sobre as temáticas elencadas pelos estudantes.
Geralmente, os encontros se iniciam com o aquecimento da conversa a partir de uma dinâmica que atende a objetivos específicos, dentre os quais o de promover a reflexão. Após cada encontro, a CSP realiza uma avaliação na qual os estudantes registram anonimamente pontos fortes, pontos fracos e possíveis sugestões para a melhoria dos encontros. As turmas do ensino médio integrado observam que essas atividades têm proporcionado um espaço institucionalizado onde podem refletir dentro do ambiente escolar sobre assuntos que estão na zona de seus interesses, relacionados ao que estão vivendo no cotidiano.