Página inicial > Últimas Notícias > Histórico de expansão do IFSP

Histórico de expansão do IFSP

• Publicado: Terça, 19 de Dezembro de 2023, 17h15
  • Última atualização em Terça, 19 de Dezembro de 2023, 17h15

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) é reconhecido por sua excelência no ensino público gratuito de qualidade, tendo iniciado suas atividades em 1909, como Escola de Aprendizes Artífices, recebendo posteriormente os nomes de Escola Técnica Federal de São Paulo e Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo.

Com a criação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, vinculada ao Ministério da Educação, por meio da Lei Federal nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, o IFSP passou a ter relevância de universidade  (autonomia administrativa, patrimonial, financeira, didático-pedagógica e disciplinar) desenvolvendo, além do Ensino, também a Pesquisa e a Extensão.

Atualmente o IFSP conta com 42 unidades, composto por uma reitoria, 37 unidades em funcionamento e 4 em implantação. Isso o caracteriza como uma valiosa ferramenta para a execução das estratégias constantes no Plano Nacional de Educação 2014-2024, como o cumprimento da Estratégia 3.7 (expansão das matrículas gratuitas de ensino médio integrado à educação profissional), da Meta 11 (triplicar as matrículas da educação profissional técnica de nível médio), e da Estratégia 12.2 (expansão e interiorização da educação superior).

Confira o Painel com a organização do histórico normativo de expansão do IFSP, elaborado pelo Núcleo de Inteligência e Sustentabilidade da Diretoria de Desenvolvimento Institucional - Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional. Trata-se de mais uma iniciativa para fortalecer a imagem do IFSP e consolidar sua imagem como instituição pública de qualidade, bem como sua abrangência, história, identidade e valores, em conformidade com as estratégias do PDI vigente:

Para abrir o painel em outra guia clique aqui