Estudante do IFSP Campus Itaquaquecetuba produz cartilha educativa sobre câncer
No 14° Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia (CONICT), edição virtual e presencial, ocorrido entre os dias 22 a 24 de novembro de 2023, o estudante concluinte do Curso Técnico Integrado em Mecânica José Vitor Dias Tutu apresentou o trabalho intitulado “Câncer neurológico: um estudo dos efeitos do seu tratamento”, sob orientação dos professores Rodolfo Liporoni Dias e Cecília Midori Ikegami.
O estudante interessa-se por temas relacionados à área da saúde e teve a ideia de produzir um material didático (uma cartilha) com explicações sobre cânceres, em especial os neurológicos. Com o projeto buscou estudar o câncer, seus efeitos no organismo e possíveis tratamento.
Além disso, houve a preocupação em divulgar didaticamente o tema por meio de um produto educativo, ou seja, uma cartilha didática para divulgar os achados em linguagem acessível. Assim, espera contribuir para o interesse dos alunos sobre temas oncológicos, além de promover a prevenção de cânceres neurológicos através do conhecimento das suas causas e dos seus efeitos.
Este material pode contribuir para o preenchimento das lacunas existentes no ensino básico da biologia do câncer. A cartilha foi divulgada entre os estudantes do IFSP-ITQ no formato digital e apresentada no 14° CONICT. Deste modo, este trabalho possui potencial de fomentar o interesse dos alunos acerca das temáticas atreladas às especificidades do corpo humano, importância do autocuidado e adoção de estilo de vida saudáveis a fim de evitar enfermidades graves como o câncer, sobretudo o neurológico.
O trabalho completo pode ser acessado em:
https://ocs.ifsp.edu.br/conict/xivconict/paper/view/9492/3607
A cartilha, pode ser acessada pelo QR Code a seguir:
Cartaz com a divulgação da cartilha produzida afixada em um dos murais do campus
José Vitor Dias Tutu afixando o cartaz com a divulgação da cartilha.
Parabenizamos o estudante José Vitor pela iniciativa de pesquisar e divulgar um material didático sobre uma temática tão importante, e também aos professores que orientaram o trabalho.