Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes do Campus Itaquaquecetuba integram Projeto de Extensão da Horta Escolar através da análise de solo

• Publicado: Quinta, 09 de Novembro de 2023, 15h45
  • Última atualização em Quinta, 09 de Novembro de 2023, 15h51

No dia 07/11/2023, as estudantes do 1º Ano B do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Mecânica: Mariane Albacete, Mariana Coutinho, Ainoã Silva, Luany Silva, Camily Rosa, tiveram a oportunidade de participar da análise química do solo do Campus Itaquaquecetuba, como parte do projeto da horta escolar do Campus.

A pedagoga Cinthia Gonçalves, servidora do Campus Itaquaquecetuba e participante da ação, acompanhou as estudantes até o IFSP Campus São Paulo, onde as alunas participaram das análises em laboratório, orientadas pelo Prof. Israel P. de Assunção, docente da área de Química.

Essa atividade proporcionou às alunas a oportunidade de usar reagentes e equipamentos de laboratório específicos, expandirem seus conhecimentos em diferentes áreas da química como analítica e ambiental por meio da análise de solo, podendo entender a importância de fatores como determinação do pH, presença de certos nutrientes na composição do solo para o crescimento de plantas, e o manuseio de alguns equipamentos de laboratório. Além disso, as alunas também tiveram a chance de preparar algumas soluções necessárias para os experimentos e determinaram algumas propriedades físico-químicas das amostras analisadas. As atividades do projeto estão em andamento e novas análises serão realizadas e os dados tratados e divulgados.