Página inicial > Últimas Notícias > I Grande Prêmio de Rolimã

I Grande Prêmio de Rolimã

• Publicado: Quinta, 26 de Outubro de 2023, 11h11
  • Última atualização em Quinta, 26 de Outubro de 2023, 11h12
A primeira edição do Grande Prêmio de Rolimã do Instituto Federal de São Paulo - Campus Itaquaquecetuba - foi realizada na quarta-feira, 18 de outubro de 2023, pelos estudantes do curso de Engenharia Mecânica. A atividade fez parte da programação da 2ª SEMEC - Semana de Engenharia Mecânica do IFSP. Esta ação foi organizada e planejada pela professora Suelen Fernandes de Barros, que contou com o auxílio do discente do curso Daniel Martins e do professor Renan Fragelli.

Além dos alunos de Engenharia Mecânica, tanto do 2° quanto do 4° período, a corrida contou com a participação dos docentes do curso e dos técnicos administrativos que auxiliaram na confecção dos carrinhos, na avaliação dos mesmos e no preparado das medalhas usadas na premiação, que foram confeccionadas no próprio campus.

Ao todo, seis equipes marcaram presença na competição que teve como vencedora a equipe "Densetsu" com seu carrinho “Lampsi”, composta pelos estudantes Débora Carvalho Furlan, Fernando Pinheiro de Moraes e Paulo Henrique Leal dos Santos. Os segundos e terceiros lugares ficam com a equipe “Três amigos” com seu carrinho “Macuim”, formada pelos estudantes Pietro Mendes Pereira, Ricardo Barauna dos Santos e Yasmin Aparecida da Silva Izursa, e com a equipe “Os campeões do último lugar” com o carrinho “Torque Titan”, composta pelos estudantes James Brito dos Santos, Julio Yoshiro Nishimura, Rafael de Oliveira Holanda, Matheus Barros de Oliveira e João Vitor de Lira Silva, respectivamente.

A expectativa da comissão organizadora é de que, nas próximas edições, haja um crescimento do número de equipes e o aperfeiçoamento dos carrinhos, já que o curso terá o ingresso de mais 40 estudantes no próximo ano e os veteranos terão cursados mais disciplinas voltadas à engenharia mecânica.

Competições de outras modalidades já foram realizadas com os estudantes do curso, como a Competição de Lançamento de Foguetes e a Competição de Pontes de Palito. Esses projetos são fundamentais para o desenvolvimento do estudante de Engenharia, pois permitem  aplicar os conhecimentos desenvolvidos ao longo das disciplinas já cursadas para projetar e construir manualmente um dispositivo com uma finalidade específica de funcionamento, além de estimular a criatividade e aceitação de novos desafios explorando o trabalho em equipe, a competitividade, a busca por soluções inovadoras e criativas que incrementem a eficiência e controle de equipamentos, e incentivar o convívio, o entretenimento e a integração entre os estudantes da engenharia, professores, funcionários, demais acadêmicos do IFSP campus Itaquaquecetuba e a comunidade em geral.

O Prof. Renan Fragelli, coordenador do curso, aproveita para agradecer e parabenizar imensamente a professora Suelen Barros e ao discente Daniel Martins por todo o empenho e organização impecável do evento, assim como agradece a todos(as) os(as) alunos(as) que toparam o desafio e se inscreveram para o I Grande Prêmio de Rolimã.