Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes da Licenciatura em Matemática aplicam conhecimentos de Prática Pedagógica IV em escola estadual
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Estudantes da Licenciatura em Matemática aplicam conhecimentos de Prática Pedagógica IV em escola estadual

  • Publicado: Sexta, 29 de Setembro de 2023, 15h27
  • Última atualização em Sexta, 29 de Setembro de 2023, 16h21

Os alunos do IFSP/ITQ do curso de Licenciatura em Matemática, do oitavo semestre (L8) de 2023, ministraram aulas na  Escola Estadual Homero Fernando Milano sobre números decimais e frações para as turmas da EJA (Educação de Jovens e Adultos) da escola.

Os estudantes estão cursando a disciplina “Prática Pedagógica IV” e foram aplicar suas práticas com os alunos da escola em dois dias, pois foram divididos em 2 grupos. As aulas foram ministradas nos dias: 21/09/2023 das 19:45 às 22:15 e 28/09/2023 das 19:45 às 22:45. A experiência foi enriquecedora para todos os alunos do IFSP/ITQ e da escola.

Foram aplicados jogos matemáticos como dominó e bingo de frações e decimais, conforme registros fotográficos. Durante a aplicação do jogo de bingo, os alunos-professores levaram caixas de bombons como prêmio para o aluno vencedor, e um bombom para cada um dos alunos da sala como prêmio de participação.

Durante as explicações, foram apresentadas diferentes formas de somar frações com denominadores diferentes e de  multiplicar frações, além de chamarem a atenção para operações de multiplicação de números decimais em que um dos fatores é menor do que 1, o resultado diminui e não aumenta, como em outros casos.

A recepção na escola foi ótima, os alunos queriam que voltássemos mais vezes, e aproveitaram bastante a aula.

Os alunos do IFSP/ITQ mostraram interesse, organização e vontade de ensinar, além de mostrarem lindos sorrisos ao verem o aprendizado, com vontade, de uma aluna com mais de 60 anos, por exemplo.

O projeto foi elaborado, acompanhado e fotografado pela professora EBTT de Matemática, Estela Mara de Oliveira, que ministra a disciplina de Prática Pedagógica IV (PP4) neste semestre. Ela considera muito importante essa experiência para a carreira dos futuros docentes, além de trazer mais dinamismo para as aulas de PP4.

Agradecemos imensamente a Escola Estadual Homero Fernando Milano, ao professor de Matemática e aos alunos que nos receberam, apoiaram e nos deram essa grande oportunidade.

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página