Página inicial > Últimas Notícias > Abertas as inscrições para curso de comunicação e escrita científica

Abertas as inscrições para curso de comunicação e escrita científica

• Publicado: Quinta, 28 de Setembro de 2023, 16h38
  • Última atualização em Quinta, 28 de Setembro de 2023, 16h38

Divisão de Publicações da American Chemical Society (ACS) realiza no Brasil, nos dias 25 de outubro, 01 e 09 de novembro, o  curso de Comunicação e Escrita Científica. Online e totalmente gratuito, o evento é destinado a todas as áreas da ciência e conta com a parceria do Instituto Federal de São Paulo (IFSP).

Durante os três dias de curso, serão abordados os aspectos mais relevantes para comunicação e a escrita científica, incluindo a estruturação de um manuscrito/artigo científico, com recomendações sobre pontos essenciais considerados por editores. Na edição deste ano, será discutido o uso da Inteligência Artificial (como o ChatGPT) para a escrita científica e seu impacto no ensino e na aprendizagem. Também será abordado o movimento Open Access no Brasil e no mundo.  Interessados em participar do curso devem se inscrever aqui

A edição de 2023 é a quarta do curso, sempre promovido em parceria com diversas universidades, faculdades, institutos e centros de pesquisa do Brasil. Nos três anos anteriores, o evento teve mais de 41 mil inscritos e 32 mil participantes. O curso acontecerá em uma sala do zoom com capacidade para até 3 mil participantes simultâneos. Ao atingir esse número, os demais participantes poderão acompanhar o curso via live (streaming) por meio da página https://bit.ly/3TR1jSc. Certificados serão emitidos, após 09 de dezembro, a todos que participarem integralmente das três aulas do curso.

Confira abaixo o currículo do palestrante e o cronograma do curso:

Palestrante: Dr. Osvaldo Novais de Oliveira Junior — Editor Executivo da revista ACS Applied Materials & Interfaces e Diretor do Instituto de Física da USP – São Carlos – SP (*Físico de formação, com doutorado na University of Wales, Bangor – Reino Unido, e Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Publicou cerca de 680 artigos em periódicos especializados, 23 capítulos de livros, 2 livros de divulgação científica, 1 livro sobre escrita científica em inglês, 3 livros com coletâneas sobre nanotecnologia, tendo submetido 12 pedidos de patentes. Tais trabalhos receberam cerca de 18.300 citações (fator h = 61) na Web of Science e 27.900 citações (h= 77) no Google Scholar (dados de junho de 2023). É membro fundador do Núcleo Interinstitucional de Linguística Computacional (NILC). Foi presidente da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat) entre 2016 e 2020, e é Presidente da International Union of Materials Research Societies (IUMRS). É membro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo, da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Ciências da América Latina. Recebeu o Prêmio Scopus 2006, outorgado pela Elsevier do Brasil e a Capes, como um dos 16 pesquisadores brasileiros com maior produção científica.

Cronograma do curso:

Aula 1 – 25 de outubro de 2023, das 15h às 16h30: A anatomia de um artigo científico: descrição detalhada das várias seções de um artigo e o que devem conter. Ênfase especial para resumos.

Aula 2 – 01 de novembro de 2023, das 15h às 16h30: Estratégias para aprender inglês acadêmico para não-nativos e uso de inteligência artificial.

Aula 3 – 09 de novembro de 2023, das 15h às 16h30: 10 dicas para escrever seu artigo científico.