Página inicial > Últimas Notícias > Estudante do IFSP Campus Itaquaquecetuba é contemplado em programa de intercâmbio em universidade em Portugal

• Publicado: Quinta, 28 de Setembro de 2023, 15h33
  • Última atualização em Quinta, 28 de Setembro de 2023, 16h34

O estudante Marcio Augusto dos Reis Ferreira Junior, do 8º semestre da Licenciatura em Matemática do IFSP – Campus Itaquaquecetuba, de 23 anos, foi selecionado no Programa de Mobilidade Estudantil Internacional, em chamada pública organizada pela Coordenação de Relações Internacionais (Arinter), para realizar intercâmbio na Universidade do Porto (UP), por meio do Edital nº 507/2023.

O programa oferece aos estudantes regularmente matriculados em um dos cursos superiores elegíveis do IFSP a oportunidade de aprimorar a formação acadêmico-profissional em instituições internacionais de renome na Colômbia, no México e em Portugal.

Na edição 2023 do programa foram ofertadas 78 vagas, em oportunidade singular para os estudantes que desejam enriquecer a experiência acadêmica e cultural no exterior. As inscrições para participar da seleção ocorreram entre os dias 7 e 18 de setembro.  O intercâmbio ocorrerá no primeiro semestre de 2024, Márcio desenvolverá atividades acadêmicas relacionadas ao seu curso - Licenciatura em Matemática, na Universidade do Porto.

Em conversa com o Márcio sobre o intercâmbio, ele nos contou que será a sua primeira experiência no exterior e que “ao saber da aprovação, ficou muito feliz e até um pouco incrédulo com o resultado, pois o edital foi um tanto exigente com os requisitos para candidatura”. Ainda de acordo com ele, foi motivado a se inscrever no programa, pois “a possibilidade de enriquecer meu currículo, minha formação, ampliar meus horizontes foram os principais motivadores a participar do programa. Ter essa experiência fora e poder, futuramente, compartilhar com os demais estudantes é algo que está me servindo como uma inspiração”.

Quanto as suas expectativas em relação ao intercâmbio Marcio nos disse que espera “ter contato com estudantes e professores que agreguem no meu processo de formação acadêmica, com novas perspectivas sobre a Educação, sobre a pesquisa e produção científica e que seja um momento único, de muito aprendizado”.