Página inicial > Últimas Notícias > IFSP certifica proficiência de estrangeiros

IFSP certifica proficiência de estrangeiros

• Publicado: Quarta, 12 de Abril de 2023, 10h41
  • Última atualização em Quarta, 12 de Abril de 2023, 10h53

O IFSP é a única instituição no estado a aplicar a prova, que é fundamental para a nacionalização

Cerca de 140 imigrantes de diversas nacionalidades participaram durante o ano de 2022 da avaliação presencial de língua portuguesa para estrangeiros, imigrantes e refugiados. A prova é parte imprescindível do processo de naturalização brasileira.
O processo foi iniciado no IFSP a partir da articulação entre o coordenador de Extensão do Câmpus Sorocaba e a assistente social, Maria Winnifred Lee Ay Sie. Winny, como é conhecida, foi uma das impulsionadoras para que as avaliações fossem realizadas no estado de São Paulo.
Winny, que é natural da Indonésia e há anos auxilia estrangeiros que vêm para o Brasil e desejam realizar o processo de naturalização, sensibilizada com a dificuldade dos imigrantes que precisavam se locomover para outros estados a fim de realizar a prova, viu no IFSP a possibilidade da instituição sediar a avaliação.
“Eu sou estrangeira e sei a importância de alguém que possa auxiliar com a documentação; sei a importância da naturalização para o estrangeiro que quer realmente permanecer no país”, revela Winny.
Atualmente o IFSP é a única instituição no estado de São Paulo que aplica a avaliação, facilitando, assim, a vida dos estrangeiros que residem no estado e pretendem regularizar sua situação no país.
Yvens Saint Loui é haitiano e mora no Brasil há 12 anos. Após seu país de origem ser atingido por um terremoto, veio ao Brasil, onde reconstruiu sua vida, e aguardava pela oportunidade de se naturalizar. "Eu agradeço de coração ao Instituto por promover essa prova", conta o haitiano que busca regularizar sua permanência no Brasil.
A avaliação e a aprovação é um dos pré-requisitos exigidos no processo de naturalização no país. A prova atende a Portaria n.º 623/2020 do Ministério da Justiça e Segurança Pública, a qual dispõe sobre os procedimentos de naturalização, exigindo que seja realizada pelo menos uma prova presencial para os cursos de língua portuguesa ocorridos na modalidade a distância.
A avaliação presencial de língua portuguesa para estrangeiros, imigrantes e refugiados pretende mensurar a capacidade de compreensão, interpretação e comunicação básica de estudantes que concluíram algum curso EaD ou on-line de língua portuguesa oferecido pelo IFRS até 2022, quais sejam: Português como Língua Adicional 1; Português como Língua Adicional 2; Português como Língua Adicional 3; Português como Língua Adicional 4; Português como Língua Adicional 5; Português como Língua Adicional 6; Português como Língua Adicional 7; Português como Língua Adicional 8; Português como Língua Adicional 9; Português como Língua Adicional 10; Português como Língua Adicional 11; Português como Língua Adicional 12; Português como Língua de Acolhimento para (I) Migrantes e Refugiados; Português como Língua Adicional em rede – IFRS; e Língua Portuguesa para imigrantes e refugiados; Português para Estrangeiros, (I) Migrantes e Refugiados: Língua, Sociedade e Cultura – nível básico.
E também os estudantes que concluíram os cursos do IFRS: Língua Portuguesa e Cultura Brasileira para Estrangeiros Básico – Turma 2023A; Nova Língua Portuguesa e Cultura Brasileira para Estrangeiros Básico – Turma 2023A e Língua Portuguesa e Cultura Brasileira para Estrangeiros Intermediário – Turma 2023A.
O IFSP está elaborando o calendário de aplicação das provas em 2023, no entanto as pessoas que concluíram os cursos supracitados já podem manifestar o interesse em realizar a prova por meio do formulário disponível aqui.

Para mais informações, acompanhe aqui.