Página inicial > Últimas Notícias > Apresentação dos trabalhos finais da disciplina Projeto Integrador (PJI)

Apresentação dos trabalhos finais da disciplina Projeto Integrador (PJI)

• Publicado: Sexta, 16 de Dezembro de 2022, 16h10
  • Última atualização em Sexta, 16 de Dezembro de 2022, 16h10

No dia 14 dezembro, no auditório do IFSP – Câmpus Itaquaquecetuba, os estudantes concluintes do curso Técnico em Mecânica Concomitante/Subsequente apresentaram os trabalhos finais elaborados na disciplina Projeto Integrador (PJI), ministrada pelos professores Carlos Narducci Junior e José Carlos Souza Oliveira, cujo objetivo foi de integrar os conhecimentos teóricos e práticos dos componentes curriculares do curso estudados ao longo de dois anos. Os estudantes apresentaram os projetos e protótipos desenvolvidos para resolver problemas identificados na área.

As pesquisas desenvolvidas são inovadoras oferecendo importantes contribuições para a área da mecânica industrial. Os estudantes foram avaliados por banca constituída pelos professores Aumir Antunes Graciano, Luís Mateus da Silva Souza e Kleberson Cartolari de Souza. As apresentações foram abertas ao público em geral, houve a participação de estudantes de outros semestres do curso e de familiares dos estudantes.

Os cinco grupos de estudantes concluintes apresentaram os trabalhos com os seguintes títulos: “Projeto e desenvolvimento de dispositivo mini torno esmeril”, realizado por Breno Fabiano de Almeida, Gabriel Aparecido Silva de Oliveira e Sabrina Passos da Silva Agostinho; “Sistema de refrigeração móvel universal para processos de usinagem”, desenvolvido por Alessandro V. N. Barros, Lucas A. T. da Silva e Wendel Dias; “Desenvolvimento de um carrinho com acionamento mecânico para pulverização agrícola”, desenvolvido por Dhyellen Mayara Silva Santos, Higor Ferreira da Silva, Kaike do Nascimento Mendes e Lucas Fernandes da Silva; “Suporte de baixo custo para uso de relógio comparador e apalpador”, desenvolvido por André da Silva e Gustavo Mendes Luis, e “Controle do nível de envase em Garrafas: com acionamento pneumático”, desenvolvido por Anselmo de Souza Machado, Carlos Henrique S. de Souza, Euclides Freire Alves Pereira e Sidiney Martins Pereira.

Parabenizamos a todos os estudantes pelas apresentações e pela conquista de mais essa etapa de formação educacional e profissional.

Foto1: Prof. Carlos Narducci conduzindo as apresentações de PJI

Foto 2: da esquerda para direita ao fundo: Prof. Kleberson Cartolari, Gustavo Mendes, Gabriel de Oliveira, Lucas Fernandes, Lucas Silva, Sabrina da Silva, Breno Almeida, Carlos Henrique Souza, Euclides Pereira, Sidiney Pereira; da esquerda para direita, primeiro plano: André da Silva, Prof. José Carlos Oliveira, Kaike Mendes, Alessandro Barros, Prof. Aumir Graciano, Prof. Carlos Narducci, Wendel Dias, Prof. Luís Mateus Souza e Higor da Silva

Foto 3: da esquerda para direita ao fundo: Prof. Kleberson Cartolari, Gustavo Mendes, Gabriel de Oliveira, Lucas Fernandes, Lucas Silva, Sabrina da Silva, Breno Almeida, Carlos Henrique Souza, Euclides Pereira, Sidiney Pereira; da esquerda para direita, primeiro plano: André da Silva, Prof. José Carlos Oliveira, Kaike Mendes, Alessandro Barros, Prof. Aumir Graciano, Prof. Carlos Narducci, Wendel Dias, Prof. Luís Mateus Souza e Higor da Silva