Página inicial > Últimas Notícias > NEABI lança a campanha “Onde o IFSP esconde o seu racismo?”

NEABI lança a campanha “Onde o IFSP esconde o seu racismo?”

• Publicado: Terça, 06 de Dezembro de 2022, 10h36
  • Última atualização em Terça, 06 de Dezembro de 2022, 10h53

Campanha está colhendo relatos de discriminação racial ocorridos dentro da instituição até 10 de dezembro

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do IFSP está colhendo relatos de situação de discriminação racial ocorridas dentro da instituição. A iniciativa faz parte da campanha “Onde o IFSP esconde o seu racismo?”, criada como forma de evidenciar o problema e provocar reflexões entre a comunidade escolar.

Se você já sofreu ou testemunhou situações de discriminação racial dentro do IFSP, você pode escrever o seu relato neste formulário até o dia 10 de dezembro. Não é necessário se identificar. O Neabi irá publicar relatos dos trechos em suas redes sociais, sempre preservando o anonimato dos autores.

Segundo Huyrá Estevão, um dos coordenadores do núcleo e docente do Câmpus Hortolândia, o Neabi não tem papel fiscalizador nem correcional, mas, enquanto núcleo de estudos institucional sobre as relações étnico-raciais, tem a potencialidade de entender como as vivências de racismo ocorrem na instituição. Para Huyrá, a partir desse entendimento, é possível propor ações tanto no âmbito do acolhimento de tais denúncias como no da observação e da prevenção das decorrências do racismo estrutural e institucional, sempre apoiadas em uma perspectiva educativa.

Histórico — Desde 2015, o Neabi vem atuando para combater o racismo e a discriminação das populações negra e indígena dentro do IFSP. As diversas situações de discriminação vivenciadas no cotidiano, tanto por estudantes quanto por servidores da instituição, são reflexo do racismo estrutural presente na sociedade brasileira como um todo. Não obstante, internamente, devem ser reconhecidas como responsabilidade da instituição, para que seja possível avançar o compromisso de promover educação antirracista e inibir qualquer prática racista nas relações estabelecidas dentro da comunidade do IFSP.

Interessados em contatar o Neabi podem enviar e-mail para comunicacãO endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.