Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Até Rio Preto: Finais Estaduais dos JIF são encerradas no Câmpus Tupã
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Até Rio Preto: Finais Estaduais dos JIF são encerradas no Câmpus Tupã

  • Publicado: Segunda, 17 de Outubro de 2022, 15h51
  • Última atualização em Segunda, 17 de Outubro de 2022, 15h51

Conheça alguns dos atletas que vão representar o IFSP na etapa nacional

Quem veio às finais estaduais dos JIF SP 2022 no Câmpus Tupã, encerradas nesta sexta-feira (14), teve a oportunidade de viver dias de experiências intensas. Da arquibancada ao campo, pista ou quadra, os estudantes do IFSP fizeram dos jogos um espetáculo que, apesar de serem uma competição, tornaram-se uma grande confraternização.  

Mariana Leite representará o IFSP na fase nacional

Os campeões e as campeãs das dez modalidades (atletismo, basquete, handebol, futebol de campo, futsal, natação, vôlei de praia e de quadra, tênis de mesa e xadrez) irão representar o IFSP na fase nacional dos Jogos das Instituições Federais, de 28 de novembro a 2 de dezembro, em São José do Rio Preto. Uma dessas representantes do IFSP na fase nacional é a estudante Mariana Leite, do 1º ano do curso Técnico em Administração do Câmpus Sorocaba. A atleta da natação recebeu três medalhas de ouro pelo primeiro lugar nos 100 e 200 metros do nado livre e nos 100 metros nado costas. “Está sendo muito gratificante representar a minha escola e participar dos Jogos. A energia das pessoas é muito legal, todo mundo unido”, contou.  

Mitchy e Kauã

A delegação do Câmpus Caraguatatuba é uma das que fez a viagem mais longa até chegar a Tupã. Mas os quase 700 km de viagem não foram um problema, principalmente para os atletas Kauã Chavez e Mitchy Saraiva, campeões do atletismo nos 400 metros rasos. A Mitchy, aliás, também foi medalha de ouro nos 100 metros rasos e no salto em distância, e representará o IFSP nas três categorias da modalidade na fase nacional dos Jogos. Tanto ela quanto o Kauã são alunos do Técnico Integrado em Informática e estão participando dos JIF pela primeira vez, sendo que a velocista já foi três vezes campeã estadual, enquanto o colega nunca tinha competido no atletismo.  

Os JIF 2022 estão sendo os primeiros do professor de Educação Física Ibsem Wilde no IFSP. Ele contou que veio redistribuído do IFPR para o Câmpus Caraguá  e que antes de ser docente da Rede Federal foi atleta e treinador de atletismo. O professor afirmou que ficou surpreso e feliz com o desempenho da sua equipe nos JIF, pois os atletas nem sequer tiveram tempo de treinar. Ele destaca a importância dos Jogos na formação dos estudantes e diz que os JIF são bem mais que uma competição. “É uma experiência que aumenta o vínculo do aluno com a Instituição. Faz ele sentir orgulho de vestir a camisa do IF e fortalece o sentimento de pertencimento”, afirmou.

 

Bruna e colegas do time de vôlei na torcida pelos colegas do futsal

Campeão de verdade dá show quando compete e também quando torce. Um exemplo é a atleta do vôlei de quadra Bruna da Silva Barbosa, aluna do Técnico Integrado em Alimentos, do Câmpus Barretos. A equipe dela foi medalha de ouro e ela também brilhou nas arquibancadas: era uma das mais empolgadas da torcida para o time de futsal masculino do Câmpus Barretos, que foi medalha de prata e perdeu o primeiro lugar pro time do Câmpus Salto. Bruna está no último ano do curso e conta que ficou muito feliz em poder ter a experiência de participar dos JIF. “Está sendo uma experiência incrível. Tive a oportunidades de fazer novos amigos, de conhecer pessoas de cidades muito distantes da minha, que se não fosse os Jogos, eu nunca conheceria”, disse. 

A maior parte dos participantes dos JIF destaca que a oportunidade de conhecer novos colegas é um dos fatores que fazem os jogos serem ainda mais interessantes. Essa também é a opinião de Miguel Vieira, estudante do curso Técnico Integrado em Desenho de Construção Civil do Câmpus Ilha Solteira. Ele foi medalhista de ouro no futebol de campo e, junto com o seu time, conquistou uma medalha histórica para o câmpus, já que essa foi a primeira vez que Ilha Solteira participou dos Jogos. “Foi uma honra poder representar a minha escola, e uma das experiências mais incríveis que eu já vivi, porque eu nunca tinha ficado em alojamento, e é algo que aproxima demais a gente, fiz amigos de vários câmpus, foi maravilhoso”, contou. 

Time de futebol do Câmpus Ilha Solteira

O diretor-geral do câmpus Tupã, Marcos Leite, contou que foi uma alegria e ao mesmo tempo uma grande responsabilidade receber as finais estaduais dos JIF. Ele agradeceu à Reitoria do IFSP pela confiança, à prefeitura da cidade e a todos os servidores do câmpus pelo apoio e empenho, que ajudaram a tornar possível a realização dos jogos. “Não foi uma tarefa fácil porque envolveu várias praças esportivas e escolas estaduais, além da nosso câmpus. Mas foi muito importante para nós, pois a rede pôde conhecer a nossa boa estrutura, que apresenta características de um câmpus pleno, apesar de sermos ainda um câmpus avançado que está na luta para ser reconhecido como pleno. Esperamos que os que vieram aos JIF levem a imagem de uma cidade acolhedora, que tem no Instituto Federal uma força propulsora pra agregar valor aos seus processos produtivos”, finalizou. 

Os boletins oficiais e a relação dos vencedores de todas as modalidades estará disponível na página dos JIF 2022. 

Veja aqui as fotos da final estadual dos JIF (dia 14de outubro).   

Confira o regulamento dos JIF 2022 Etapa Nacional.    

Leia também: 

Radar IFSP: Final do JIF SP 2022 no Câmpus Tupã 

 Finais Estaduais do JIF: confira como foi a abertura 

registrado em:
Fim do conteúdo da página