Aberta seleção para cursos técnicos concomitantes e subsequentes
Há 2.465 vagas em 31 câmpus para cursos técnicos concomitantes e subsequentes
O Instituto Federal de São Paulo (IFSP) divulgou, nesta sexta-feira (7), o edital do processo seletivo para cursos técnicos, concomitantes e subsequentes, para ingresso no primeiro semestre de 2023. Todos os cursos são gratuitos e não há cobrança de mensalidade e nem de matrícula.
Ao todo, são ofertadas 2.465 vagas, em cursos técnicos concomitantes e subsequentes, distribuídas em 31 municípios do estado. As oportunidades estão nas cidades de Araraquara, Avaré, Birigui, Boituva, Bragança Paulista, Campinas, Campos do Jordão, Capivari, Caraguatatuba, Catanduva, Cubatão, Guarulhos, Hortolândia, Itapetininga, Itaquaquecetuba, Jacareí, Jundiaí, Piracicaba, Pirituba, Presidente Epitácio, Registro, Salto, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sertãozinho, Sorocaba, Suzano e Votuporanga.
As inscrições começam na próxima segunda-feira (10) e vão até 23 de novembro e devem ser realizadas exclusivamente pelo endereço eletrônico processoseletivo.ifsp.edu.br. A taxa de inscrição é no valor de R$ 20 e o prazo para os candidatos solicitarem isenção (gratuidade) do pagamento da taxa é até o dia 23 de outubro.
Quem pode se inscrever
Os cursos concomitantes ao Ensino Médio são para alunos que estejam obrigatoriamente matriculados no 2º ou no 3º ano do ensino médio em outra escola. E os cursos técnicos subsequentes são para pessoas que concluíram o Ensino Médio em qualquer tempo e não há limite de idade para se inscrever.
Prova
A seleção será por meio de prova de múltipla escolha, com 30 questões, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, de acordo com os conteúdos trabalhados do 6º aos 9º anos do Ensino Fundamental, conforme definido pela Base Nacional Comum Curricular. A avaliação está marcada para o dia 11 de dezembro.
Ação afirmativa (Cotas)
O IFSP mantém a política de ações afirmativas na distribuição de vagas do seu processo seletivo. Dessa forma, 50% das vagas de cada curso são reservadas apenas a candidatos que estudaram o Ensino Fundamental, integralmente, em instituições públicas brasileiras de ensino. Também há vagas destinadas a candidatos que possuírem renda familiar per capital igual ou inferir a 1,5 salário mínimo, e ainda candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, e candidatos com deficiência.
Inscrição
As inscrições acontecem entre os dias 10 de outubro e 23 de novembro e devem ser realizadas exclusivamente aqui.
Isenção (gratuidade)
Os candidatos que possuírem renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo (renda menor ou igual a R$1.818,00) e tenham cursado o ensino fundamental em escola da rede pública ou com bolsa integral em escola da rede privada poderão solicitar isenção da taxa de inscrição até o dia 23 de outubro.
Os candidatos deverão anexar ao pedido toda a documentação solicitada, de acordo com o item 7 do edital. Caso o pedido seja aceito, a inscrição será automaticamente efetivada, sem a necessidade de pagamento; para os pedidos não aceitos, o candidato poderá pagar a inscrição.
Em caso de dúvidas sobre o processo seletivo, o candidato deve entrar em contato com o câmpus do curso de interesse. Confira os contatos dos câmpus na tabela 1, item 1, do Edital nº 581/2022.
Documentos:
#IFSP #OSeuMundoDeOportunidades #IFSPnaPratica #cursostecnicosgratuitos #cursostecnicos #cursossuperiores #cursossuperioresIFSP #processoseletivoifsp2023