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Servidores farão a primeira Avaliação da Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho

  • Publicado: Quarta, 05 de Outubro de 2022, 10h25
  • Última atualização em Quarta, 05 de Outubro de 2022, 10h27

Trabalho de comissão vai permitir elaboração de políticas institucionais de melhoria na rotina e na execução das atividades laborais no IFSP

Uma comissão de servidores estará responsável pela realização, no IFSP, da primeira Avaliação da Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho. Ela será responsável pelo desenvolvimento de um instrumento de coleta de dados, aplicação, avaliação de resultados e elaboração de relatórios gerenciais quanto à saúde e à qualidade de vida no trabalho no âmbito do IFSP.

Conforme consta na portaria nº 5813/IFSP, a comissão foi composta por membros com formação na área da saúde e de outras áreas estratégicas, visando à elaboração de um instrumento de coleta que atenda, da melhor forma possível, às necessidades do órgão e de seus servidores.

De acordo com Aline Paes, presidente da Comissão, realizar esse primeiro levantamento das questões apontadas pelos servidores no cotidiano do trabalho será essencial para elaborar, planejar e propor políticas institucionais que visem melhorar a rotina e a execução das atividades laborais, tendo em vista as recentes mudanças impostas pela pandemia e pela nova estruturação do trabalho na instituição, que conta com atividades presenciais e remotas.

Para Priscila Cabreira, diretora-adjunta de Desenvolvimento de Pessoal (DADP-DGP), a Prevenção e Promoção à Saúde no IFSP, bem como a Qualidade de Vida no Trabalho, são fundamentais para promover o bem-estar dos servidores e, como consequência, obter melhores resultados nas atividades desempenhadas. “Para que isso ocorra, é importante obter diagnósticos periódicos, a fim de nortear as ações estratégicas dos gestores com base nas necessidades apontadas pelos próprios servidores. Esses diagnósticos também serão utilizados para acompanhar as ações já promovidas, podendo apontar para sua continuidade ou para a necessidade de mudança de estratégia pelos gestores”, explicou ela.

Bruno Luz, pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PRD), destaca a importância da iniciativa desenvolvida com base no PDI 2019-2023. "A avaliação é mais uma ação que, dentre tantas outras, busca orientar as constantes melhorias nas condições de trabalho do servidor. Esse tem sido um dos principais focos da PRD, principalmente após o retorno às atividades presenciais”, ressaltou Bruno.

O trabalho da comissão estará pautado na Política e no Programa de Promoção à Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho do IFSP, atendendo ao Plano de Desenvolvimento Institucional vigente (PDI 2019-2023), explicam os gestores da PRD. A previsão é que o processo de elaboração da avaliação ocorra nos próximos meses, para posterior aplicação, a ser amplamente divulgada.

Saiba mais sobre a Política, o Programa, os projetos e as ações referentes à Promoção à Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho do IFSP.

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