IFSP é contemplado com aumento na cota de bolsas do CNPq
PRP também vai ampliar o fomento destinado ao edital do Pibic — Ações Afirmativas
A cada dois anos, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lança as chamadas públicas para que as instituições de ensino do país possam solicitar cotas de bolsas dos programas institucionais, nas modalidades Iniciação Científica (Pibic), Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti), Iniciação Científica para o Ensino Médio (Pibic-EM) e Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (Pibic-Af). A partir do resultado da última avaliação, o IFSP passa a receber 14 bolsas no Pibic, 32 bolsas no Pibic-EM e 31 bolsas no Pibiti.
A PRP elaborou, para cada modalidade, um Relatório Institucional (RI) que apresenta informações da pesquisa no Instituto, descreve o desenvolvimento do Programa Institucional de bolsas, o plano de divulgação científica e tecnológica e as estratégias inovadoras para atrair e estimular novos talentos. O RI foi submetido ao CNPq e avaliado por um Comitê do próprio conselho. Com base nas pontuações obtidas em cada RI, o Comitê Avaliador emitiu o parecer que amplia a cota do IFSP.
Dado que o Pibic-Af permanece com apenas uma bolsa, a PRP, ciente da importância das políticas de ações afirmativas, irá suplementar o fomento deste edital, permitindo que o IFSP contemple um total de dez projetos.
Cabe lembrar que a PRP, com a participação do Comitê Institucional de IC e dos CPIs, também alterou a Portaria do PIBIFSP - nº 34/2022, que permite aos câmpus fomentar programas específicos do PIBIFSP (IC, IC Júnior, IC-AF ou ICT) de acordo com as demandas e interesse da comunidade acadêmica.
Nos quatro editais com fomento pelo CNPq publicados pelo IFSP, a PRP classificou 149 projetos; destes, 87 serão agraciados com bolsa. O resultado está disponível no Suap que pode ser acessado nos seguintes endereços:
Edital nº 217/2022 (PIBIC)
Edital nº 218/2022 (PIBITI)
Edital nº 219/2022 (PIBIC-EM)
Edital nº 220/2022 (PIBIC-Af)