Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus Itaquaquecetuba oferta de Curso Instalador de Sistemas de Energias renováveis (Placas Fotovoltaicas /Solares) do Projeto: Qualifica Mais no IFSP

• Publicado: Quarta, 23 de Fevereiro de 2022, 16h59
  • Última atualização em Quinta, 03 de Março de 2022, 09h32

O Qualifica Mais no IFSP

O Qualifica Mais é um programa de qualificação profissional para impulsionar a economia e para o fortalecimento da empregabilidade, da inclusão produtiva e da geração de renda. Constitui-se em um diferencial para a carreira e para o crescimento profissional, trazendo conhecimento, oportunidades e melhorias na remuneração.
O programa possui diversas ações de apoio às redes e instituições de ensino, no planejamento da oferta de cursos alinhada às demandas do setor produtivo. Para garantir uma educação com foco na criação de oportunidades e inserção dos estudantes no mundo do trabalho, dentro da agenda dos Novos Caminhos, o MEC lançou o Qualifica Mais.
Em 2021 o IFSP aderiu às chamadas públicas para a oferta de cursos de qualificação profissional nos programas Qualifica Mais Progredir e Qualifica Mais EnergIF. Os cursos serão ofertados a partir de 2022.

Informações dos Cursos

CURSO DE ELETRICISTA DE SISTEMAS DE ENERGIAS RENOVÁVEIS
(Instalador de Sistemas Fotovoltaicos)

Objetivos do Curso

• Promover a ampliação da oferta de profissionais qualificados para o segmento das Energias Renováveis por meio da qualificação profissional de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis;
• Proporcionar o impulsionamento do empreendedorismo no que se refere às práticas de instalação e manutenção de sistemas fotovoltaicos;
• Formar profissionais para instalar, operar e manter sistemas fotovoltaicos de acordo com as normas e procedimentos técnicos e regulamentares, garantindo a qualidade e segurança da instalação dos sistemas fotovoltaicos com melhor aproveitamento da conversão da irradiação solar em energia elétrica, respeitando as normas de segurança e o meio ambiente.

Perfil profissional de conclusão

O estudante egresso do Curso de Formação Inicial e Continuada em Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis (Instalador de Sistemas Fotovoltaicos) Analisa, quantifica e realiza instalação, reparação e manutenção elétrica de sistemas de geração de energia residencial e comercial através de painéis solares fotovoltaicos e/ou pequenos aerogeradores. O curso baseia-se na formação teórica, prática e numa visão sistêmica dos componentes, projetos e mercados podendo atuar e desenvolver tecnologias cada vez mais sustentáveis. É capaz, ainda, de identificar pontos relevantes para a criação, gestão e desenvolvimento de negócios nas áreas de infraestrutura e tecnologia, fazendo com que a inovação destes mecanismos seja positivamente alterada e aperfeiçoada, no âmbito da geração de emprego e renda.

Projeto Pedagógico do Curso

Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis - 200 horas

Câmpus Contato Número Total de Vagas 1° semestre 2° semestre

Itaquaquecetuba  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.   60                                  1 turma - 25 vagas       2 turmas - 25 vagas

QUEM PODE SE INSCREVER ?

Pessoas com Ensino fundamental completo (1º ao 5º ano) maiores de 18 anos, e que faça parte de um dos seguintes grupos:

• Público atendido pelo CRAS (Auxílio Brasil, BPC);
  • Estudantes da rede pública de ensino;
  • Pessoas que cursaram o ensino médio em escola da rede pública;
  • Pessoas que cursaram o ensino médio em escola da rede privada, com bolsa integral;
  • Trabalhadores rurais;

QUANDO É O CURSO?

De 15/03 a 10/06

Aulas 04 dias na semana no período da manhã (8:00 - 12:00h)

ONDE SERÃO AS AULAS?

IFSP Campus Itaquaquecetuba - Rua Primeiro de Maio, 500 – bairro Estação

TEM AJUDA DE CUSTO ?

R$ 15,00 (por dia de aula assistido) - Total R$ 750,00 (se não tiver faltas)

ONDE ME INSCREVO?

Você pode se inscrever comparecendo ao CRAS mais próximo de sua residência

ou através do link https://forms.gle/mzX69AemLjZ7fJhE8

QUE LEVAR PARA INSCRIÇÃO ?

CPF, RG ou CNH

Comprovante de Residência

Comprovante de Vacinação contra COVID-19

Cartão de conta em banco ou extrato bancário no NOME DO ALUNO (corrente ou poupança)