Página inicial > Últimas Notícias > Prorrogada as inscrições para a oferta de Curso de Microempreendedor Individual (MEI) do Projeto: Qualifica Mais no IFSP - Campus Itaquaquecetuba

• Publicado: Quarta, 23 de Fevereiro de 2022, 16h48
  • Última atualização em Quarta, 16 de Março de 2022, 16h06

O Qualifica Mais no IFSP

O Qualifica Mais é um programa de qualificação profissional para impulsionar a economia e para o fortalecimento da empregabilidade, da inclusão produtiva e da geração de renda. Constitui-se em um diferencial para a carreira e para o crescimento profissional, trazendo conhecimento, oportunidades e melhorias na remuneração.
O programa possui diversas ações de apoio às redes e instituições de ensino, no planejamento da oferta de cursos alinhada às demandas do setor produtivo. Para garantir uma educação com foco na criação de oportunidades e inserção dos estudantes no mundo do trabalho, dentro da agenda dos Novos Caminhos, o MEC lançou o Qualifica Mais.
Em 2021 o IFSP aderiu às chamadas públicas para a oferta de cursos de qualificação profissional nos programas Qualifica Mais Progredir e Qualifica Mais EnergIF. Os cursos serão ofertados a partir de 2022.

Informações dos Cursos

CURSO DE MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL - MEI

Objetivos do Curso

O Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Microempreendedor Individual (MEI), na modalidade presencial, ofertado no âmbito do programa "Qualifica Mais Progredir", lançado pelos Ministérios da Cidadania e da Educação, tem como objetivo geral aumentar a inclusão produtiva no mercado de trabalho dos beneficiários do Auxílio Brasil, programa social do Governo Federal.
Também tem por objetivos proporcionar a atuação dos egressos como profissionais cidadãos, com formação técnica, para empreender e identificar características empreendedoras necessárias ao sucesso de um pequeno negócio; habilitar os egressos a desenvolver um modelo de negócios; conhecer a aplicar técnicas de negociação; compreender e utilizar o fluxo de caixa no dia a dia empresarial e gerenciar um pequeno negócio. Além de fomentar a inovação, como também o uso da tecnologia para simplificar tarefas e melhorar a produtividade durante o desenvolvimento do trabalho.
De maneira indireta tem também como finalidade a formalização dos egressos como MEI e seu encaminhamento para outras políticas federais, tais como o Programa Fomento Urbano, do Ministério da Cidadania.

Perfil profissional de conclusão

O estudante egresso do Curso de Formação Inicial e Continuada em Microempreendedor Individual (MEI) identifica e desenvolve atividades empreendedoras, especialmente, no contexto da modalidade do Microempreendedorismo Individual. Conhece os aspectos legais e tributários referentes à modalidade. Aplica técnicas de desenho de negócios, produtos e serviços. Compreende os fundamentos para atuação profissional empreendedora. Avalia oportunidades por meio da análise de mercados, aplicando estratégias de vendas, especialmente, em negócios digitais. Desenvolve um plano de negócios. Gerencia um pequeno negócio por meio de rotinas administrativas. Compreende a importância das tecnologias disponíveis e da sustentabilidade como elementos potencializadores do seu negócio.

Projeto Pedagógico do Curso

Microempreendedor Individual - 160 horas

CURSO DE MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL - MEI

Câmpus Contato Número de Vagas

Curso: Microempreendedor Individual (MEI)

QUEM PODE SE INSCREVER ?

Pessoas com Ensino fundamental completo (1º ao 5º ano) maiores de 18 anos, e que faça parte de um dos seguintes grupos:

• Público atendido pelo CRAS (Auxílio Brasil, BPC);
  • Pessoas inscritas no CadÚnico;

Inscrições até 31/03 (data de início das novas turmas: 04/04)

QUANDO COMEÇA O CURSO?

DIA 04/04

Aulas 03 dias na semana

Turma 1 (manhã): das 8:00 às 12:00h

Turma 2 (manhã): das 8:00 às 12:00h

Turma 3 (tarde): das 13:00 às 17:00h

Turma 4 (noite): das 18:00 às 22:00h

ONDE SERÃO AS AULAS?

• Turma 1 (manhã): sala da Secretaria do Desenvolvimento Social - R. Dirce Passos, 14 - Centro
  • Turma 2 (manhã): auditório da Secretaria do Desenvolvimento Econômico – R. Thomáz Frey, 89 (prédio Veran) - Centro
  • Turma 3 (tarde): auditório da Secretaria do Desenvolvimento Econômico – R. Thomáz Frey, 89 (prédio Veran) - Centro
  • Turma 4 (noite): sala da Secretaria do Desenvolvimento Social – Av. Emancipação, 37 - Centro

TEM AJUDA DE CUSTO ?

R$ 15,00 (por dia de aula assistido) - Total R$ 750,00 (se não tiver faltas)

ONDE ME INSCREVO?

Você pode se inscrever comparecendo ao CRAS mais próximo de sua residência

ou através do link https://forms.gle/Kcc2aoqPS14VP6VNA

QUE LEVAR PARA INSCRIÇÃO ?

CPF, RG ou CNH

Número do NIS/PIS

Comprovante de Residência

Comprovante de Vacinação contra COVID-19