Página inicial > Últimas Notícias > Comunicado aos Alunos do Curso Técnico Concomitante em Mecânica - Período noturno sobre retorno de aulas semipresenciais em 2021

• Publicado: Sexta, 29 de Outubro de 2021, 13h56
  • Última atualização em Sexta, 29 de Outubro de 2021, 19h18

Após estudos do Grupo de Trabalho do Câmpus de Itaquaquecetuba sobre a viabilidade do retorno das aulas presenciais, informamos que o nosso Câmpus entrará na etapa 02, o que permitirá que algumas atividades sejam realizadas presencialmente.

Na Etapa 02, está prevista a realização de atividades acadêmicas parcialmente presenciais, exemplo: monitorias, projetos de ensino, pesquisa e extensão, orientações, apresentação de trabalhos de conclusão de curso e atendimento ao aluno, respeitando o Protocolo de Biossegurança para as Atividades Presenciais do IFSP.

No caso do curso Técnico Concomitante em Mecânica - Período noturno, a partir de 3/11/2021, estão previstas o retorno de aulas presenciais de algumas disciplinas do 3º e 4º semestre.

Veja abaixo as orientações sobre possíveis dúvidas que poderão ter quanto à etapa 02.

1. Sou aluno do semestre que voltará às aulas presenciais, sou obrigado a assistir à aula presencial?

Não, o retorno presencial será facultativo aos estudantes enquanto a retomada integral das atividades presenciais não for realizada. Não haverá prejuízo para aqueles que optarem por continuar no ensino exclusivamente remoto.

2. Quem pode voltar às atividades presenciais?

Todos os alunos matriculados no Curso Técnico Concomitante em Mecânica e matriculados nas disciplinas eleitas para o retorno. Para a segurança de todos, é recomendável que estejam com o esquema vacinal completo.

3.Todas as disciplinas serão ministradas presencialmente?

Não, apenas as aulas  práticas das disciplinas: Automação Industrial, Pneumática e Hidráulica, e as aulas teóricas de Gestão Industrial para o 4º módulo. As demais disciplinas do curso permanecem online. A disciplina PJI será presencial em data específica. (veja a próxima pergunta)

4. Onde ocorrerão as aulas?

- Para a turma do 3º Módulo, no laboratório de Pneumática e Hidráulica, sala V22, às segundas-feiras, das 19h00min às 22h00min;

- Para a turma do 4º módulo, aula teórica da disciplina Gestão Industrial, será dada em sala de aula a ser definida pela CAE, às quartas-feiras, das 19h00min às 22h00min;

- Para a turma do 4º módulo: Apresentação dos trabalhos da disciplina de Projeto Integrador (PJI4M), em sala de aula a ser definida pela CAE, com data prevista para o dia 14/12/2021 e banca a ser definida pelos docentes da disciplina.

5. Quais os protocolos serão considerados para o retorno presencial?

Será adotado o Protocolo de Biossegurança para as Atividades Presenciais do IFSP.

Protocolo de Biossegurança para as Atividades Presenciais do IFSP

As informações apresentadas foram compiladas conforme os seguintes documentos:

Comunicado nº 3/2021 - DRG/ITQ/IFSP N.o 3/2021 -DRG/ITQ/IFSP, que trata do retorno das atividade presenciais

Portaria nº 5227/IFSP, de 21/09/2021