AFROIF: inscrições abertas para curso de formação em relações étnico-raciais e de gênero
Docentes e técnicos administrativos do IFSP podem se inscrever gratuitamente
Estão abertas, até o dia 24 de setembro, as inscrições para os cursos de ação formativa oferecidos pelo Espaço AfroIF. Docentes e técnicos administrativos do IFSP podem se inscrever gratuitamente aqui.
Esta é a segunda etapa do Projeto AfroIF: currículo, pensamento decolonial e formação docente, proposta contemplada pelo Edital “Equidade Racial na Educação Básica”, do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (Ceert).
Haverá certificado equivalente a 20h para os participantes em pelo menos cinco dos sete encontros programados. As atividades acontecem nos dias 27 de setembro, 11 e 25 de outubro, 8 e 22 de novembro, 6 e 10 de dezembro, sempre às segundas-feiras, a partir de 17h30 e com uma hora de duração.
De acordo com a coordenadora do projeto, Carol Jango, "o Espaço AfroIF será uma oportunidade formativa em história e cultura africana, afro-brasileira e indígena para todos os servidores e servidoras do IFSP. A iniciativa visa a construção de um espaço coletivo e colaborativo de trocas de conhecimentos e experiências para potencializar a prática pedagógica cotidiana que possibilita a construção de uma educação antirracista".
O projeto
Elaborado por um grupo de pesquisadores do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do IFSP e colaboradores, o Projeto AfroIF está entre as 15 propostas de pesquisa aplicada selecionadas em um total de 605 submetidos ao Edital Equidade Racial na Educação Básica, oriundos de todo o Brasil. Os projetos foram aprovados pelo Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT), iniciativa do Itaú Social em parceria com o Instituto Unibanco, a Fundação Tide Setubal e a Unicef.
O edital prevê que o projeto seja executado até 1º de abril de 2022. Para isso, está sendo desenvolvido em três etapas. Na primeira etapa foi realizada aplicação do questionário nos câmpus, que contou com resposta de 318 docentes ativos permanentes de todas as unidades do Instituto.
A partir dos resultados e demandas apontados foi construído um curso de formação que oferecerá processos formativos inovadores aos docentes, pautado no diagnóstico obtido. “O objetivo é abrir espaços permanentes de escuta, trocas de experiências e saberes decoloniais, com a criação de núcleos de produção de materiais didáticos e de referência que apoiem a ação educativa nas diversas áreas do conhecimento com perspectiva nas africanidades. Para isso, a participação dos professores na resposta aos questionários foi fundamental”, considera o professor Huyra Araújo, membro do Neabi/IFSP e do Comitê Gestor do projeto.
As ações visam ainda ao atendimento das Leis 10.639/03 e 11.645/08, que alteraram a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e inclui a obrigatoriedade das temáticas História e Cultura Afro-Brasileira e História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena, respectivamente, nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio.
O Ceert
O Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (Ceert) realiza, desde 1990, pesquisas e programas de intervenção focados na valorização da diversidade e na promoção da equidade de raça e gênero no mercado de trabalho. Ao investir na promoção da equidade racial e de gênero em instituições, o Ceert pretende contribuir para a quebra do ciclo de violência a que estão submetidas às pessoas negras no Brasil, destacadamente os jovens negros, por meio do exercício do direito ao trabalho digno, em condições de igualdade. Dessa forma, além de denunciar as violências sofridas cotidiana e sistematicamente pela população negra, cujos jovens e mulheres experimentam taxas altíssimas de homicídios e outras formas de violação de direitos fundamentais, o Ceert busca construir alternativas para melhores condições de vida para este segmento populacional, por meio da plena fruição de seus direitos sociais e econômicos.
Saiba mais em https://editalequidaderacial.ceert.org.br/#sel