Página inicial > Últimas Notícias > APROVEITAMENTO DE ESTUDOS: PRAZO PARA SOLICITAR DE 08/04 ATÉ 03/05/2021

APROVEITAMENTO DE ESTUDOS: PRAZO PARA SOLICITAR DE 08/04 ATÉ 03/05/2021

• Publicado: Quarta, 07 de Abril de 2021, 16h27
  • Última atualização em Quarta, 07 de Abril de 2021, 16h34

De 08/04/2021 até 03/05/2021, os estudantes dos cursos Técnico em Mecânica Concomitante/Subsequente e Licenciatura em Matemática poderão solicitar o Aproveitamento de Estudos. Mais informações sobre o procedimento estão disponíveis abaixo.

O QUE É O APROVEITAMENTO DE ESTUDOS?

O Aproveitamento de Estudos é o procedimento pelo qual o aluno utiliza as disciplinas em que foi aprovado em outro curso para eliminar componentes do curso em andamento.

Para permitir o aproveitamento, os dois cursos devem ser de mesmo nível de ensino, isto é, uma disciplina de curso técnico de nível médio só pode ser eliminada por outra disciplina de curso técnico de nível médio e uma disciplina de graduação só pode ser eliminada por outra de graduação. Para eliminar uma disciplina do IFSP, o estudante pode utilizar até três disciplinas cursadas em outra instituição.

Para conhecer todas as regras do Aproveitamento de Estudos, confira as orientações a respeito contidas nas Organizações Didáticas do IFSP, disponíveis em https://itq.ifsp.edu.br/organizacao-didatica1 .

COMO SOLICITAR O APROVEITAMENTO DE ESTUDOS?

O estudante deve abrir um Requerimento SUAP entre as 00h01min do dia 08/04/2021 até as 23h59min do dia 03/05/2021 (horário de Brasília). Requerimentos abertos fora do prazo serão automaticamente indeferidos.

Para abrir o Requerimento SUAP, siga este passo a passo:

1. Faça login no site https://suap.ifsp.edu.br, utilizando o seu número de matrícula e senha;
  2. No menu à esquerda, clique em "Ensino", depois em "Dados do Aluno";
  3. No prontuário eletrônico do aluno, selecione a aba "Requerimentos" e clique no botão "Adicionar Requerimento";
  4. Escolha o requerimento do tipo "Aproveitamento de Estudos";
  5. No campo “Descrição/Justificativa”, escreva o nome da disciplina que deseja eliminar;
  6. Anexe, ao Requerimento, os seguintes documentos:

a. Formulário de Aproveitamento de Estudos, devidamente preenchido e assinado (disponível aqui ) – enviar formulário diferente do sugerido resultará no indeferimento automático da solicitação.

b. Histórico Escolar do curso realizado na outra instituição, contendo o nome do curso e dos componentes curriculares, com especificação do período, porcentagens de frequência, carga horária e notas;

c. Estrutura curricular e/ou desenho curricular do curso realizado na outra instituição;

d. Programas, ementas e conteúdos programáticos, bem como a carga horária dos componentes curriculares cursados com aprovação na outra instituição que sejam equivalentes à disciplina que deseja eliminar.

e. Estudantes menores de 18 anos deverão anexar o documento de identidade do responsável legal (apresentar a frente e o verso do documento, sem cortes, com todos os dados legíveis) - as assinaturas do responsável na Autorização e no documento de identidade devem ser iguais;

7. Clicar em “Enviar” somente após haver anexado os documentos do passo anterior;

8. O estudante que não conseguir anexar os documentos do item 6 poderá enviá-los para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. até as 23h59min do dia 03/05/2021 (horário de Brasília), devendo escrever o código do Requerimento SUAP no assunto do e-mail – não enviar os documentos até o encerramento do prazo resultará no indeferimento do pedido.

Mais informações sobre como abrir um Requerimento SUAP estão disponíveis no link https://itq.ifsp.edu.br/images/CRA/Requerimentos/TUTOTRIAL_DO_MDULO_DE_REQUERIMENTOS_DO_SUAP_-_ALUNOA_1.pdf .

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

1) Todos os documentos enviados para o Aproveitamento de Estudos devem:

a. Ser eletrônicos ou digitalizados por meio de fotografia ou scanner;

b. Estar em formato PDF ou de imagem (.jpeg e .jpg);

c. Apresentar-se integralmente, inclusive o verso (quando houver), com todos os dados legíveis;

d. Possuir elementos que comprovem sua autenticidade, como assinatura e carimbo da instituição de origem ou código de autenticação digital.

2) O estudante deve abrir 1 (um) Requerimento SUAP para cada disciplina do IFSP que ele deseja eliminar. Os requerimentos abertos solicitando a dispensa de duas ou mais disciplinas serão automaticamente indeferidos.

3) Os requerimentos de Aproveitamento de Estudos que atendam a todas as orientações aqui presentes serão encaminhados às respectivas coordenações de curso via processo eletrônico do SUAP, cujos números e links de acesso serão disponibilizados aos alunos requerentes. As coordenações de curso deverão divulgar o resultado dos pedidos no dia 17/05/2021, conforme consta em Calendário Acadêmico.