CPI - INOVA
A Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia do Instituto Federal de São Paulo (Inova-IFSP) foi implantada por meio da Resolução nº 159, de 29 de novembro de 2017. Cabe à Agência gerir a política de inovação do IFSP e dar celeridade à tramitação de procedimentos e iniciativas que visem à inovação tecnológica, à proteção da propriedade intelectual, à transferência de tecnologia e ao empreendedorismo no âmbito do IFSP. Até então, as ações de proteção, transferência e gestão da propriedade intelectual inerente ou vinculada à criação ou à produção científica da Instituição eram executadas pelo Núcleo de Inovação Tecnológica - diretoria que hoje faz parte do Inova-IFSP.
O Inova-IFSP conta ainda com o Conselho de Inovação Tecnológica (CIT), como órgão consultivo da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia, podendo deliberar em matérias cujas competências lhes tenham sido delegadas pelo Conselho Superior.
Para obter mais informações, acesse: https://inova.ifsp.edu.br/
Projetos de pesquisa com repasse de recursos existentes no campus
1. Projeto com empresa Slottec Indústria e Comércio de Máquinas Ltda
O projeto objetiva avaliar a viabilidade e eficácia da aplicação, numa empresa de pequeno porte, de metodologias consagradas, frequentemente aplicadas em grandes empresas, para a otimização dos seus processos operacionais, fundamentadas na identificação e implementação de ações de melhoria nos seus processos produtivos, na eliminação de atividades não-agregadoras de valor ao cliente e na redução de desperdícios, retrabalhos e demais custos indesejáveis associados à ineficiência e/ou falha nos processos produtivos e produtos. O projeto está sendo desenvolvido junto à força de trabalho nas instalações de empresa industrial de pequeno porte, e consiste de ações de capacitação e articulação de equipes em metodologias baseada nos conceitos de Manufatura Enxuta (Lean Manufacturing), do programa de melhoria “Six Sigma(1)”, do modelo de Sistema da Qualidade proposto na norma ISO 9001, assim como na estruturação de sistema de informação significativo, baseado nos conceitos de Custos da Qualidade. A eficácia das ações implementadas no decorrer do projeto e das metodologias aplicadas para sua implementação será avaliada com base na apuração dos ganhos financeiros e não financeiros decorrentes das iniciativas de melhoria implementadas.
Docentes Responsáveis:
Prof. Iberê de Oliveira Santos
Prof. Carlos Narducci Jr
Discentes vinculados ao projeto:
Ana Julia Marcelino da Silva (Bacharelado em Engenharia Mecânica)
Daniel Martins (Bacharelado em Engenharia Mecânica)
Danielly Lohany Lima Diniz (Bacharelado em Engenharia Mecânica)
Leonardo Gabriel Morais Barbosa (Bacharelado em Engenharia Mecânica)
2. Projeto com empresa Lions Carrinhos (em fase final de aprovação/contratação)
O projeto objetiva avaliar a eficácia da aplicação, numa empresa metalúrgica de pequeno/médio porte de produção em massa, de metodologias para a otimização dos seus processos operacionais, para a melhoria da produtividade e ganhos financeiros, fundamentadas na eliminação de atividades não-agregadoras de valor ao cliente e na redução de desperdícios, retrabalhos e demais custos indesejáveis associados à ineficiência e/ou falha nos processos produtivos e produtos. O projeto será desenvolvido junto à força de trabalho nas instalações de empresa industrial de pequeno porte, e consistirá de ações de capacitação e articulação de equipes em metodologias baseada nos conceitos de Manufatura Enxuta (Lean Manufacturing), assim como na estruturação de sistema de informação consistente, considerando conceitos sobre indicadores chave de desempenho e de Custos da Qalidade. A eficácia das ações implementadas no decorrer do projeto e das metodologias aplicadas para sua implementação será avaliada com base na apuração dos ganhos financeiros e não financeiros decorrentes das iniciativas de melhoria implementadas.
Docentes Responsáveis:
Prof. Iberê de Oliveira Santos
Prof. Carlos Narducci Jr