CPI - Iniciação científica
A Iniciação Científica (IC) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) tem como principal objetivo despertar e fortalecer o interesse pela pesquisa científica e tecnológica entre estudantes de todos os níveis de ensino. Por meio da IC, o IFSP busca promover a formação integral do aluno, estimulando o pensamento crítico, a criatividade e a capacidade de resolver problemas a partir do método científico.
No ensino técnico integrado ao ensino médio, a iniciação científica representa uma oportunidade de aproximar os estudantes do universo da pesquisa, incentivando a curiosidade, a investigação e o desenvolvimento de habilidades que ultrapassam os limites da sala de aula. Essa experiência contribui para a construção de uma base sólida de conhecimento e para o amadurecimento acadêmico e pessoal dos jovens pesquisadores.
No ensino superior, a iniciação científica é um espaço privilegiado de formação acadêmica e profissional. Por meio da orientação de docentes, os estudantes aprofundam seus conhecimentos teóricos e metodológicos, participam de grupos de pesquisa e contribuem para o avanço da ciência, da tecnologia e da inovação. Essa vivência é também um importante passo na formação de futuros pesquisadores e na consolidação de uma cultura científica no ambiente institucional.
Estudantes do IFSP podem realizar iniciação científica por meio de vários programas, sendo os mais frequentes:
PIBIFSP
PIBIFSP: O processo de seleção de projetos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo (PIBIFSP) é realizado no último trimestre de cada ano e regido por edital específico. O edital é sempre publicado no site do campus e amplamente divulgado para os docentes e alunos. Caso o projeto seja contemplado, docente e aluno terão dez meses para desenvolver as atividades previstas e entregar os relatórios parcial e final, bem como comprovante de publicação de, ao menos, um artigo ou apresentação em evento com os resultados obtidos. A bolsa mensal paga ao aluno atualmente é de R$700,00. Podem participar do programa estudantes de cursos técnicos e superiores regularmente matriculados durante a vigência do projeto, desde que não possuam vínculo empregatício.
PIVICT
PIVICT: O processo de seleção de projetos do Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica e/ou Tecnológica (PIVICT) do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo é realizado em fluxo contínuo. O edital é publicado no início de cada ano no site do campus, com ampla divulgação para os docentes e estudantes. O programa é voltado a alunos que desejam adquirir experiência em pesquisa ou inovação tecnológica, mas que não são elegíveis aos programas com bolsa ou desejam já realizar o projeto até a publicação de um edital de bolsas. No PIVICT não há remuneração, mas os compromissos são similares àquelas dos projetos com remuneração, a saber: desenvolvimento das atividades previstas no projeto, entrega de relatórios parcial e final e apresentação de comprovante de publicação ou participação em evento científico.
CNPq- PIBIC
CNPq- PIBIC: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) visa apoiar a política de Iniciação Científica desenvolvida nas Instituições de Ensino e/ou Pesquisa, por meio da concessão de bolsas de Iniciação Científica (IC) a estudantes integrados na pesquisa científica. Dentro desse programa existem três editais distintos:
PIBIC para alunos do Ensino Superior
PIBIC-EM para alunos do Ensino Médio
PIBIC-AF para alunos do Ensino Superior ingressantes por ações afirmativas
Informações detalhadas sobre cada uma delas estão disponíveis no link: https://ifsp.edu.br/component/content/article/124-assuntos/pesquisa/pesquisa-botao/163-editais-pibic
CNPq - PIBITI
CNPq - PIBITI: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) tem por objetivo estimular os jovens do ensino superior nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação, além de contribuir para a formação e inserção de estudantes em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação, fortalecendo a capacidade inovadora das empresas no país.
FAPESP
FAPESP: Bolsas de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) destina-se a alunos de graduação em instituições de ensino superior localizadas no Estado de São Paulo, para desenvolvimento de pesquisa científica ou tecnológica sob a direção de um orientador com título de doutor ou qualificação equivalente, avaliado por sua súmula curricular. Para obter a bolsa, o aluno deve ter concluído um número suficiente de disciplinas relevantes para o desenvolvimento do projeto de pesquisa com bom desempenho acadêmico comprovado pelo histórico escolar. A relevância do projeto proposto também é essencial para a obtenção do apoio. Bolsas FAPESP possuem, habitualmente, vigência de um ano e podem ser solicitadas em qualquer época do ano. As bolsas são acompanhadas de reserva técnica, um recurso que pode ser utilizado para custear a participação em eventos e outros gastos relacionados à pesquisa.
A solicitação de bolsas é realizada diretamente com a FAPESP via sistema SAGe.
Maiores informações podem ser obtidas no endereço: https://fapesp.br/bolsas/ic
Projetos de Iniciação Científica já realizados ou em andamento no IFSP - Campus Itaquaquecetuba:
2025
PIBIFSP
1. Contribuição ao Instituto Federal campus Itaquaquecetuba para o estudo do sofrimento psíquico em discentes do ensino médio integrado
Orientador: André Aron Pastore Dryzun
Discente: Abraão Macena de Andrade (Curso Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio)
2. Atividades Didáticas para Compreensão do Corpo Ordenado Completo dos Números Reais
Orientador: Prof. Samuel Francisco
Discente: Maria Eduarda Borges Amaral (Licenciatura em Matemática)
3. Ferramenta de corte cerâmica bioinspirada: desenvolvimento e aplicação de texturização superficial para aumentar a eficiência no processo de usinagem
Orientador: Prof. Renan Luís Fragelli
Discente: Miguel Oliveira Almeida Neto (Bacharelado em Engenharia Mecânica)
4. Gamificação no Curso de Mecânica: uma estratégia para o ensino de máquinas operatrizes
Orientador: Leonardo Jose Tenório Mourao Torres
Discente: Danielly Borges Garcia (Curso Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio)
5. Biodiversidade de Formigas do Parque Ecológico Municipal de Itaquaquecetuba: uma proposta de Divulgação Científica
Orientador: Prof. Rogério Soares Cordeiro
Discente: Geovana Vaz de Souza (Curso Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio)
6. Desenvolvimento de kit didático sobre geração de energia elétrica a partir de célula combustível alimentada por hidrogênio gerado a partir de energia fotovoltaica
Orientador: Prof. Iberê de Oliveira Santos
Discente: Eduardo Passere Orsolin (Bacharelado em Engenharia Mecânica)
PIBIFSP/PACTEC
7. Construção dos Números Reais: Uma Análise de Sequências de Cauchy e Cortes de Dedekind
Orientador: Prof. Samuel Francisco
Discente: Matheus Rodrigues Esteves de Carvalho (Licenciatura em Matemática)
8. Aplicação dos Mapas Auto-Organizáveis de Kohonen na Detecção de Fraudes em Transações Financeiras
Orientador: Prof. Samuel Francisco
Discente: Gabriel da Silva Sales Duarte (Licenciatura em Matemática)
9. Levantamento quali-quantitativo da arborização do parque ecológico municipal Mário do Canto – Itaquaquecetuba-SP
Orientador: Prof. Rogério Soares Cordeiro
Discente: Natiele Santos Souza (Curso Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio)
PIVICT
10. Desenvolvimento de protótipo educacional de medidor de vazão digital por placa de orifício
Orientador: Prof. André Tiago Santos
Discente: Izabel Cristini Sampaio Labonia (Bacharelado em Engenharia Mecânica)
11. Norma regulamentadora NR-31 e sua relação com sistemas mecânicos de engenharia: uma revisão.
Orientador: Prof. André Tiago Santos
Discente: Yasmin Aparecida da Silva Izursa (Bacharelado em Engenharia Mecânica)
12. O Teorema da Incompletude de Kurt Gödel sob a perspectiva das ciências humanas
Orientador: Prof. Afrânio Tenório da Silva
Discente: Pedro Enrico Lopes Chimetto (Licenciatura em Matemática)
CNPq – PIBIC
13. Contribuições do Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (Cieja) Perus 1 para o fortalecimento territorial da oferta de EJA
Orientador: Profa. Angélica Kuhn
Discente: Maely Afonso de Oliveira (Licenciatura em Matemática)
14. O horror social e a condição humana em Enterre seus mortos, de Ana Paula Maia
Orientador: Prof. Rodrigo de Freitas Faqueri Montanholi
Discente: Bruno Henrique Alves Silva (Licenciatura em Letras)
CNPq – PIBITI
15. Utilização de Resíduos Industriais como Carga Metálica Alternativa em um Cubilô Experimental de Baixo Custo.
Orientador: Prof. Alberto Eloy Anduze Nogueira
Discente: Leonardo Lombardi Bressiani (Bacharelado em Engenharia Mecânica)
CNPq – PIBIC-AF
16. Remição penal pela leitura: uma revisão da literatura sobre projetos de extensão universitária
Orientador: Profa. Angelica Kuhn
Discente: Eduardo Pereira de Andrade Macário (Licenciatura em Letras)
CNPq – PIBIC-EM
17. Mostra de WebMinidocumentários – “Ideias Para Adiar o Fim do Mundo”
Orientador: Prof. Christian Fernando dos Santos Moura
Discente: Esmeralda de Aquino Goncalves (Curso Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio)
2024
PIBIFSP
1. Efeitos da aplicação de ondas eletromagnéticas baixas no filme óxido de alumina de baixa granulometria no alumínio puro
Orientadora: Profa. Carla Isabel dos Santos
Discente: Maria Eduarda dos Santos Arena (Bacharelado em Engenharia Mecânica)
2. Seção de choque de produção de raios x K e L de elementos com número atômico intermediário: 45 < Z < 55
Orientadora: Profa. Suelen Fernandes de Barros
Discente: Rafael de Oliveira Holanda (Bacharelado em Engenharia Mecânica)
3. Aplicações de impressão 3D em experimentos de Ciências utilizando a pesquisa baseada em design
Orientador: Prof. Cleiton Domingos Maciel
Discente: João Pedro Coelho Moraes (Licenciatura em Matemática)
4. Séries de Taylor e além: explorando aplicações e estratégias de ensino na Análise Matemática
Orientador: Prof. Samuel Francisco
Discente: Ivan Ribeiro Soares (Licenciatura em Matemática)
5. A figuração do horror na literatura contemporânea e em outras artes
Orientador: Prof. Rodrigo de Freitas Faqueri Montanholi
Discente: Pedro Lucas Santos Souza (Licenciatura em Letras)
PIVICT
6. Entre a objetificação e a sexualização: a representação de corpos de mulheres na literatura latino-americana contemporânea
Orientador: Prof. Rodrigo de Freitas Faqueri Montanholi
Discente: Ana Gabrielly Almeida dos Santos (Licenciatura em Letras)
7. Medidas da aceleração da gravidade local: proposta de três arranjos experimentais
Orientador: Profa. Suelen Fernandes de Barros
Discente: Miguel Almeida Oliveira Neto (Bacharelado em Engenharia Mecânica)
CNPq – PIBIC-EM
8. Desenvolvimento de Jogos Empresariais com Ênfase no Ensino de Conceitos de Administração
Orientador: Prof. Leonardo José Tenório Mourão Torres
Discente: Pedro Henrique Zago Prado (Curso Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio)
9. Efeitos da corrosão em juntas dissimilares de ligas de aluminio de grau eronáutico, soldadas por FSW
Orientador: Profa. Carla Isabel dos Santos
Discente: Daniel Cruz Fernandes (Bacharelado em Engenharia Mecânica)
CNPq – PIBITI
10. Abordando a Indústria 4.0 por meio da elaboração de sequências de ensino-aprendizagem utilizando a pesquisa baseada em design
Orientador: Prof. Cleiton Domingos Maciel
Discente: Camila Beatriz de Oliveira Cechini (Bacharelado em Engenharia Mecânica)
11. Análise de diferentes tipos de texturização de ferramentas de corte produzidas pela aplicação de manufatura aditiva de cerâmicas avançadas
Orientador: Prof. Renan Luís Fragelli
Discente: Nathália Aparecida Soares da Cruz (Bacharelado em Engenharia Mecânica)
2023
PIBIFSP
1. Introdução à espectroscopia de raios x e gama – experimentos e simulação de Monte Carlo
Orientador: Profa. Suelen Fernandes de Barros
Discente: Rafael de Oliveira Holanda (Bacharelado em Engenharia Mecânica)
2. Escrita de mulheres na literatura latino-americana contemporânea
Orientador: Prof. Rodrigo de Freitas Faqueri Montanholi
Discente: Yuri Benjamin Silva (Licenciatura em Letras)
PIVICT
3. Estudo da geração de energia elétrica a partir de célula combustível alimentada por hidrogênio verde, gerado a partir de energia fotovoltaica
Orientador: Prof. Iberê de Oliveira Santos
Discente: Débora Carvalho Furlan (Bacharelado em Engenharia Mecânica)
4. Tendências da literatura brasileira nos séculos XX e XXI
Orientador: Prof. Rodrigo de Freitas Faqueri Montanholi
Discente: Gustavo de Oliveira Calado da Silva (Licenciatura em Letras)
5. Representações femininas e a escrita de mulheres na literatura latino-americana contemporânea
Orientador: Prof. Rodrigo de Freitas Faqueri Montanholi
Discente: Gabriel dos Santos Baía (Licenciatura em Letras)
6. Tradições e rupturas: o fantasy na literatura de língua inglesa
Orientador: Prof. Rodrigo de Freitas Faqueri Montanholi
Discente: Juliana Aparecida da Silva (Licenciatura em Letras)
7. Câncer: um estudo dos efeitos do seu tratamento
Orientador: Profa. Cecilia Midori Ikegami
Discente: José Vitor Dias Tutu (Curso Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio)
8. Ações inclusivas no Instituto Federal de São Paulo: A percepção e satisfação dos estudantes PAEE matriculados nos cursos técnicos integrados ao ensino médio.
Orientador: Profa. Priscila Moreira Correa Telles
Discente: Kethelyn Cristina Braga da Silva (Licenciatura em Matemática)
CNPq – PIBITI
9. Manufatura aditiva de cerâmicas avançadas por fotopolimerização em cuba
Orientador: Prof. Ítalo Leite de Camargo
Discente: Rafael Oliveira da Costa (Bacharelado em Engenharia Mecânica)
10. Aplicação da manufatura aditiva de cerâmicas avançadas na fabricação de Ferramentas de Corte Texturizadas
Orientador: Prof. Renan Luis Fragelli
Discente: Nathália Aparecida Soares da Cruz (Bacharelado em Engenharia Mecânica)
CNPq – PIBIC
11. A violência na literatura latino-americana contemporânea
Orientador: Prof. Rodrigo de Freitas Faqueri Montanholi
Discente: Jhulya Cavalcanti Silva (Licenciatura em Matemática)
12. Desenvolvimento, análise por elementos finitos e prototipagem rápida de um modelo de porta-ferramentas ambientalmente sustentável para utilização no processo de torneamento
Orientador: Prof. Renan Luis Fragelli
Discente: João Victor Buosi de Souza Fontes (Bacharelado em Engenharia Mecânica)
CNPq – PIBIC – EM
13. Análise das propriedades de corrosão e do comportamento mecânico da liga ZAMAC-5
Orientador: Profa. Carla Isabel dos Santos
Discente: Clara da Silva Santos (Técnico em mecânica concomitante/subsequente ao ensino médio)
2022
PIBIFSP
1. Uma horta agroecológica para o IFSP-ITQ: viabilidade, potencialidades e desafios
Orientador: Prof. Rodolfo Liporoni Dias
Discente: José Vitor Dias Tutu (Curso Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio)
2. Proposta para construção de um protótipo com telhado verde para análise de redução de escoamento de água pluvial e melhoria do conforto térmico
Orientador: Profa. Carla Isabel dos Santos
Discente: Gabriella dos Santos Pereira (Curso Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio)
3. Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS): Proposta de elaboração de Manual Eletrônico (E-manual)
Orientador: Prof. Aurélio Bandeira Amaro
Discente: Érica Escarlet Davalos Hilarion (Curso Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio)
4. Representações de mulheres cientistas em obras audiovisuais biográficas: o caso de Marie Skłodowska-Curie
Orientador: Prof. Suelen Fernandes de Barros
Discente: Larissa Souza da Silva (Curso Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio)
5. Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos em Itaquaquecetuba/SP: propostas para mitigação da geração de Gases do Efeito Estufa.
Orientador: Prof. Aurélio Bandeira Amaro
Discente: Thais Izidro de Jesus (Curso Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio)
6. Estudo computacional da interação de modelos de celulose com solventes inovadores.
Orientador: Prof. Cleiton Domingos Maciel
Discente: Belmiro Martinez Neto (Licenciatura em Matemática)
7. Elaboração de sequências de ensino-aprendizagem: integrando a Indústria 4.0 ao ensino de Ciências
Orientador: Prof. Cleiton Domingos Maciel
Discente: Aline Ribeiro Alves da Silva (Licenciatura em Matemática)
8. Análise e tomada de decisão em gestão da produção aplicando métodos de estruturação de problemas (PSM) e métodos multicritérios (MCDM) em um ambiente de nebulosidade (Fuzzy)
Orientador: Prof. José Carlos Souza Oliveira
Discente: Daniel Martins (Bacharelado em Engenharia Mecânica)
9. Aplicação de técnicas de análise de dados multivariados no desempenho escolar
Orientador: Prof. José Carlos Souza Oliveira
Discente: Pietro Mendes Pereira (Bacharelado em Engenharia Mecânica)
10. Análise do grau de recalque e comprimento de contato do cavaco na ferramenta de corte para diferentes condições de usinagem de um porta-ferramentas refrigerado internamente com nanorefrigerantes
Orientador: Prof. Renan Luis Fragelli
Discente: Anne Karoline Lins Nascimento Oliveira (Curso Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio)
PIVICT
11. O insólito ficcional na literatura latino-americana contemporânea
Orientador: Prof. Rodrigo de Freitas Faqueri Montanholi
Discente: Geovana da Silva campos (Licenciatura em Letras)
CNPq – PIBIC-EM
12. Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS): Proposta de elaboração de Manual Eletrônico (E-manual)
Orientador: Prof. Aurélio Bandeira Amaro
Discente: Érica Escarlet Davalos Hilarion (Curso Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio)
13. Uso da Pesquisa Baseada em Design para a elaboração de sequências de ensino-aprendizagem: aproximando a Indústria 4.0 do ensino de Ciências
Orientador: Prof. Cleiton Domingos Maciel
Discente: Geisa Silva de Sena (Licenciatura em Matemática)
2021
PIBIFSP
1. Análise das propriedades mecânicas e tenacidade à fratura de ligas de alumínio de grau aeronáutico dissimilares soldadas por fricção e mistura (FSW)
Orientadora: Profa. Carla Isabel dos Santos
Discente: Alisson Herculano dos Santos (Curso Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio)
2. Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos em Itaquaquecetuba/SP: proposta de maquinário e mobílias para galpão para Empreendimento de Economia Solidária de Catadores(as) de Materiais Recicláveis
Orientador: Prof. Aurélio Bandeira Amaro
Discente: André Mendes Costa (Curso Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio)
3. Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos em Itaquaquecetuba/SP: proposta de galpão para Empreendimento de Economia Solidária de Catadores(as) de Materiais Recicláveis
Orientador: Prof. Aurélio Bandeira Amaro
Discente: Eduarda Cristina Morais da Silva (Curso Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio)
4. Análise e tomada de decisão em processos educacionais aplicando métodos de estruturação de problemas (PSM) e métodos multicritérios (MCDM).
Orientador: Prof. José Carlos Souza Oliveira
Discente: Igor da Silva Alencar (Licenciatura em Matemática)
5. Como determinar analiticamente o período de funções trigonométricas formadas pela soma, produto ou composição de funções trigonométricas elementares
Orientador: Prof. Francisco de Oliveira
Discente: Talita da Silva Martins (Licenciatura em Matemática)
CNPq – PIBITI
6. Desconstruindo a biomassa lignocelulósica: estudo da interação de modelos de celulose com solventes inovadores
Orientador: Prof. Cleiton Domingos Maciel
Discente: Aline Ribeiro Alves da Silva (Licenciatura em Matemática)
FAPESP
7. Medidas de seção de choque de produção de raios x por impacto de elétrons
Orientador: Suelen Fernandes de Barros
Discente: Stephanie Lins Dardengo Cavalcanci (Licenciatura em Física, campus São Paulo)
2020
PIBIFSP
1. Argumentação e Provas Matemáticas: Álgebra
Orientador: Prof. Ednaldo José Leandro
Discente: Kauan Len Shirasu (Licenciatura em Matemática)
2. Argumentação e Provas Matemáticas: Geometria
Orientador: Ednaldo José Leandro
Discente: André Jesus Seiji Nishi (Licenciatura em Matemática)
3. Elas existem: conheça a história de mulheres que fizeram a diferença no desenvolvimento da ciência
Orientador: Profa. Suelen Fernandes de Barros
Discente: Eduardo Dias dos Santos (Curso Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio)
4. Medidas de seção de choque de produção de raios x por impacto de elétrons
Orientador: Profa. Suelen Fernandes de Barros
Discente: Stephanie Lins Dardengo Cavalcanti (Licenciatura em Física, campus São Paulo)
CNPq
5. Investigação computacional da interação de líquidos iônicos com modelos de celulose
Orientador: Cleiton Domingos Maciel
Discente: Niceia de Carvalho Betim (Licenciatura em Matemática)
6. Modelagem computacional de capacitadores de dupla camada elétrica baseados em líquidos iônicos
Orientador: Prof. Cleiton Domingos Maciel
Discente: Marcio Augusto dos Reis Ferreira Junior (Licenciatura em Matemática)
2019
PIBIFSP
1. Uso de Modelagem Molecular no desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem
Orientador: Prof. Cleiton Domingos Maciel
Discente: Geisa Silva de Sena (Licenciatura em Matemática)
2. Análise das condições de acessibilidade do IFSP
Orientador: Profa. Priscila Moreira Correa Telles
Discente: Aline Ribeiro Alves da Silva (Licenciatura em Matemática)
3. Mulheres nas Licenciaturas em Matemática, Física, Química e Biologia do IFSP: Um estudo de caso
Orientador: Profa. Suelen Fernandes de Barros
Discente: Beatriz Silva Carvalho (Curso Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio)
CNPq
4. Sistemas de entrega de drogas baseados em nanotubos de carbono em fase condensada
Orientador: Prof. Cleiton Domingos Maciel
Discente: Matheus Ferreira Abad (Licenciatura em Matemática)
Editais abertos e em andamento
Material de apoio
Manuais
Manual de iniciação científica no IFSP: https://ifsp.edu.br/images/2025/06-junho/Manual_de_Iniciacao_Cientifica_202505.pdf
Modelos e templates
Modelo de Relatório Parcial (PIBIFSP E PIVICT): https://drive.ifsp.edu.br/s/mmwEIRqm5SwAZYk
Ou disponível também no SUAP:
Tipo de documento: Relatório
Modelo: PESQUISA: PROJETO - RELATÓRIO - INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA - RELATÓRIO PARCIAL
Modelo de Relatório Final (PIBIFSP E PIVICT): https://drive.ifsp.edu.br/s/ygsIdZOfTm3Epys?dir=/&editing=false&openfile=true
Ou disponível também no SUAP:
Tipo de documento: Relatório
Modelo: PESQUISA: PROJETO - RELATÓRIO - INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA - RELATÓRIO FINAL
Modelo de anuência para docente substituto, em exercício provisório ou cedido: https://docs.google.com/document/d/1Ipc4fgQq162Tg11eR0yiEzq8Gtu-nEfg/edit
É importante destacar que projetos de iniciação científica e/ou tecnológica devem ser submetidos pelos orientadores.
Caso você seja aluno e esteja interessado, procure os professores do seu curso. Em caso de dúvida, entre em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..