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Coordenadoria Sociopedagógica

Última atualização em Segunda, 30 de Outubro de 2017, 12h27 | Acessos: 1312

A Coordenadoria Sociopedagógica (CSP) consiste em uma equipe multiprofissional, articulada e de ação interdisciplinar, composta por Pedagogo, Técnico em Assuntos Educacionais, Assistente Social, Psicólogo, e Tradutor e Intérprete de Libras e tem por objetivo assessorar o pleno desenvolvimento do processo educativo, orientando, acompanhando, intervindo e propondo ações que visem promover a qualidade do ensino e aprendizagem e a permanência e conclusão com êxito dos estudantes no IFSP, nas modalidades presencial e à distância.

 

Cabe à Coordenadoria Sociopedagógica:

- Acompanhar e implementar políticas em conjunto com a Pró-Reitoria de ensino do IFSP;

- Propor e promover ações de acolhimento e integração dos estudantes do IFSP;

- Organizar e participar das reuniões de pais;

- Participar do Conselho de Classe;

- Orientar os estudantes sobre os seus direitos e deveres como cidadãos;

- Acompanhar os estudantes no processo de ensino-aprendizagem;

- Elaborar instrumentos de pesquisas para compreender e analisar os motivos que levem à evasão dos estudantes em parceria com outras instâncias do IFSP;

- Propor, implantar, acompanhar e avaliar propostas de prevenção ao baixo rendimento, retenção e à evasão escolar;

- Atender, orientar, encaminhar e acompanhar os estudantes e familiares no âmbito sociopsicoeducacional;

- Propor e colaborar com ações inclusivas e adaptativas de acordo com as demandas identificadas pelo Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE);

- Desenvolver, implantar e acompanhar programas e ações de apoio pedagógico, psicológico e social junto aos estudantes;

- Acompanhar a implantação e o desenvolvimento do Programa de Assistência Estudantil;

- Identificar demandas, promover propostas e ações de formação continuada de docentes e servidores que atuem na área educacional;

- Orientar os docentes no que se refere às necessidades dos estudantes no processo ensino-aprendizagem;

- Dialogar com instâncias de representação estudantil, como grêmios, centros acadêmicos e representantes de sala; etc.

 

Equipe:  Valtir Maria Pereira Santos (Pedagoga)

                 Débora Cavalcante da Silva (Técnica em Assuntos Educacionais)

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