Esclarecimento sobre a suspensão de atividades

Última atualização em Segunda, 30 de Março de 2020, 10h18 | Acessos: 696

Assista aqui o vídeo do Diretor Adjunto Educacional

Histórico da suspensão do calendário no IFSP - Câmpus Itaquaquecetuba

A fim de esclarecer a situação da suspensão dos calendários acadêmicos em consequência da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), elencamos aqui o histórico das decisões tomadas na nossa unidade, na reitoria e no MEC relativas ao momento que passamos.

Dia 13/03: A Direção-geral do câmpus Itaquaquecetuba suspende todas as atividades acadêmicas e administrativas na unidade entre os dias 16 e 21 de março. Confira aqui o comunicado.

Dia 14/03: A reitoria do IFSP, através do Comitê de Crise, suspende todas as aulas presenciais entre os dias 16 e 29 de março em todas as unidades. Confira aqui a nota.

Dia 17/03: A Direção-geral do câmpus Itaquaquecetuba publica comunicado para a comunidade sobre a situação dos setores durante a suspensão determinada pela reitoria. Confira aqui o comunicado.

Dia 17/03: O MEC emite a portaria 343/2020, permitindo às instituições federais de ensino (institutos e universidades federais) oferecer ensino a distância (EaD) no nível superior ou, então, suspender os calendários. O MEC não se manifesta sobre a educação básica. Confira aqui a portaria. A portaria foi atualizada no dia 19/03 pela 345/2020

Dia 18/03: A Pró-Reitoria de Ensino (PRE) do IFSP emite o Comunicado 001/2020, dando instruções de como as unidades que optarem pela EaD podem realizá-la, e incentivando que metodologias de telecomunicações também fossem implementadas pela educação básica. Confira aqui o comunicado.

Dia 19/03: A Diretoria Adjunta Educacional do câmpus Itaquaquecetuba, junto com a coordenadora dos cursos de mecânica e o coordenador da licenciatura em matemática, emitem um parecer favorável à suspensão de todos os calendários acadêmicos na nossa unidade e fazem uma consulta com os servidores. Confira aqui o parecer.

Dia 20/03: A Direção-geral do câmpus Itaquaquecetuba, a partir do resultado da consulta, respaldada pelo parecer emitido no dia 19 e na decisão de diversas outras unidades, decide pela suspensão dos calendários acadêmicos da unidade. Confira aqui o comunicado.

Dia 20/03: A PRE emitiu um ofício regulando as atividades dos setores educacionais das unidades: secretaria (CRA), biblioteca (CBI), apoio ao ensino (CAE) e sociopedagógico (CSP). Confira o ofício, o anexo I e o anexo II.

Dia 23/03: A Reitoria emite a portaria 1200/2020, suspendendo todos os calendários acadêmicos do IFSP. Confira aqui a portaria.

Dia 26/03: A Pró-Reitoria da Extensão (PRX) publica um comunicado com a suspensão dos editais de fomento. Confira aqui o comunicado.

PERGUNTAS E RESPOSTAS

Dia 24/03: A PRE emite um ofício detalhando as atividades que serão mantidas a distância pelos servidores do IFSP, bem como um anexo com PERGUNTAS E RESPOSTAS (atualizado em 26/03. Confira aqui a primeira versão).

O que significa tudo isso?

Em primeiro lugar, o IFSP não está parado. Ele está tomando decisões complexas, que levam tempo. Muitas pessoas precisam ser consultadas: docentes, técnicas e técnicos administrativos, diretorias, coordenadorias, pró-reitorias, procuradores de justiça, ministros.

Em segundo lugar, as atividades presenciais estão suspensas. Trata-se de cuidarmos uns dos outros e fazer nossa parte para vencer o COVID-19. As atividades que podem ser bem realizadas a distância continuam sendo realizadas. O anexo II, acima, explica como fazer solicitações on-line.

Terceiro: os calendários acadêmicos estão suspensos. Não há aulas presenciais ou a distância, não há avaliações nem prazo de entrega de atividades solicitadas. Quando a crise for resolvida e as atividades retornarem, um novo calendário será publicado com novos prazos e datas. Enquanto isso, se você tiver condições, entre em contato com os professores, eles estimularão textos a serem lidos, filmes a serem vistos, músicas a serem ouvidas (e dançadas!), exercícios físicos e mentais que podem ser realizados durante esse período de recolhimento para manter corpo e mente ativos e saudáveis.

Quarto: novamente, o IFSP não está parado. Continue acompanhando as notícias em nosso site. Entre em contato com os professores ou com os outros setores. Esta página será atualizada constantemente.

Até breve!

registrado em: