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Esclarecimentos sobre a suspensão de calendários

Última atualização em Quarta, 08 de Julho de 2020, 19h54 | Acessos: 5416

Assista aqui o vídeo do Diretor Adjunto Educacional do dia 23/03/2020 

Assista aqui o vídeo do Diretor Adjunto Educacional no dia 13/04/2020

Assista aqui o vídeo do Diretor Adjunto Educacional no dia 08/05/2020

Assista aqui o vídeo do Diretor Adjunto Educacional no dia 26/06/2020

Histórico da suspensão do calendário no IFSP - Câmpus Itaquaquecetuba

A fim de esclarecer a situação da suspensão dos calendários acadêmicos em consequência da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), elencamos aqui o histórico das decisões tomadas na nossa unidade, na reitoria e no MEC relativas ao momento que passamos, apresentadas na ordem da mais recente para a mais antiga.

 

Dia 08/07: O diretor-geral da unidade publica a portaria 46/2020/ITQ, com a composição do grupo de trabalho que apresentará propostas de retomada de atividades ao Concam. A primeira reunião ocorrerá dia 09/07, às 19h00.

 

Dia 01/07: O MEC publica uma cartilha com protocolo de segurança sanitária para retomada de atividades nos Institutos Federais.

 

Dia 26/06: A Reitoria publica a Portaria 2337/2020, com instruções para a reorganização das atividades letivas em cada câmpus, e a Portaria 2353/2020, que confere autonomia a cada unidade no processo decisório.

 

Dia 17/06: A Reitoria publica a Portaria 2255/2020, com novas diretrizes de atividades docentes durante o período de suspensão de calendários.

 

Dia 01/06: A PRE produz uma minuta para que os câmpus do IFSP dêem seus pareceres. É o projeto para uma Instrução Normativa que oriente eventuais trabalhos não-presenciais.

 

Dia 01/06: O MEC homologa parcialmente o Parecer 05/2020 do CNE/CP (Conselho Nacional de Educação/Conselho Pleno), sobre reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19.

 

Dia 29/05: A Reitoria do IFSP publica a Portaria 2070/2020, que revoga a Portaria 1200/2020 e autoriza a aplicação de EaD nos cursos em que está prevista (não é o caso dos cursos do câmpus Itaquaquecetuba). 

 

Dia 29/05: O Senado aprova a prorrogação dos calendários acadêmicos da rede federal de educação por mais 60 dias. 

 

Dia 28/05: A PRE (Pró-Reitoria de Ensino) publica uma nota preliminar sobre os pareceres emitidos por todos os câmpus do IFSP diante da minuta e dos cenários sugeridos em 06/05.

 

Dia 22/05: São enviados à PRE os pareceres do câmpus a respeito da minuta e dos cenários propostos. Confira aqui o documento dos servidores e o documento dos estudantes. A PRE disponibilizou um link com as contribuições de todas as unidades.

 

Dia 21/05: A DAE e as coordenações dos cursos realizam a primeira reunião online com familiares e responsáveis dos estudantes do curso integrado. Confira aqui a apresentação.

 

Dia 14/05: As reitoras e reitores das Universidades Federais e do Instituto Federal no Estado de São Paulo publicam um manifesto pelo adiamento do ENEM 2020.

 

Dia 12/05: O CONIF (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica) publica o OFÍCIO nº 100/2020-CONIF com o assunto “Adiamento do ENEM 2020”.

 

Dia 12/05: A reitoria constitui o COMPARECE - Comissão de Planejamento e Análise Estratégica no período de Calamidade e Excepcionalidade. Confira aqui a portaria.

 

Dia 07/05: A PRE realiza conversas com estudantes de todas as unidades do IFSP para ouvir suas demandas.

 

Dia 06/05: A PRE emite uma minuta com o levantamento das condições de acesso à internet dos docentes e estudantes de todas as unidades e proposta de reorganização dos calendários. A minuta é acompanhada de 9 estudos de possibilidades de retorno das aulas. Clique aqui para acessar os documentos.

 

Dia 28/04: A Reitoria do IFSP abre inscrição na chamada para fornecimento de cestas básicas para estudantes da educação básica. Confira aqui.

 

Dia 28/04: O Conselho Nacional de Educação (CNE) publica parecer com diretrizes para as escolas durante a pandemia. A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), junto com outras entidades, emite uma resposta ao parecer.

 

Dia 23/04: Em parceria com IFSP Bragança e IFSP Suzano e empresários da FEMPI, foram produzidas 350 máscaras de proteção facial, distribuídas para o Hospital Santa Marcelina e para a Secretaria Municipal de Saúde. Confira aqui.

 

Dia 22/04: A CSP publica o comunicado 12/2020, sobre pagamento o auxílio à permanência referente a fevereiro e março.

 

Dia 13/04: A DAE informa sobre a realização de um bate-papo remoto sobre Ensino a Distância (EaD). Informações aqui.

 

Dia 13/04: A DAE publica os resultados das enquetes realizadas sobre condições de acesso à internet de estudantes e professores.

 

Dia 10/04. A Reitoria do IFSP, através do Comitê de Crise, emite a Nota 05, apresentando seu entendimento sobre a Portaria 376/2020 do MEC.

 

Dia 01/04: A Coordenadoria Sociopedagógica (CSP) publica comunicados sobre o Programa de Auxílio à Permanência (PAP) 2020 e presta solidariedade à comunidade acadêmica.

 

Dia 31/03: A Reitoria constitui o Grupo de Trabalho sobre atividades docentes. Confira aqui a portaria.

 

 Dia 26/03: A Pró-Reitoria da Extensão (PRX) publica um comunicado com a suspensão dos editais de fomento. Confira aqui o comunicado.

 

Dia 23/03: A Reitoria emite a Portaria 1200/2020, suspendendo todos os calendários acadêmicos do IFSP.

 

Dia 20/03: A Direção-geral do câmpus Itaquaquecetuba, a partir do resultado da consulta, respaldada pelo parecer emitido no dia 19 e na decisão de diversas outras unidades, decide pela suspensão dos calendários acadêmicos da unidade. Confira aqui o comunicado.

 

Dia 20/03: A PRE emitiu um ofício regulando as atividades dos setores educacionais das unidades: secretaria (CRA), biblioteca (CBI), apoio ao ensino (CAE) e sociopedagógico (CSP). Confira o ofício, o anexo I e o anexo II.

 

Dia 19/03: A Diretoria Adjunta Educacional (DAE) do câmpus Itaquaquecetuba, junto com a coordenadora dos cursos de mecânica e o coordenador da licenciatura em matemática, emitem um parecer favorável à suspensão de todos os calendários acadêmicos na nossa unidade e fazem uma consulta com os servidores. Confira aqui o parecer.

 

Dia 18/03: A Pró-Reitoria de Ensino (PRE) do IFSP emite o Comunicado 001/2020, dando instruções de como as unidades que optarem pela EaD podem realizá-la, e incentivando que metodologias de telecomunicações também fossem implementadas pela educação básica. Confira aqui o comunicado.

 

Dia 17/03: A Direção-geral do câmpus Itaquaquecetuba publica comunicado para a comunidade sobre a situação dos setores durante a suspensão determinada pela reitoria. Confira aqui o comunicado.

 

Dia 17/03: O MEC emite a portaria 343/2020, permitindo às instituições federais de ensino (institutos e universidades federais) oferecer ensino a distância (EaD) no nível superior ou, então, suspender os calendários. O MEC não se manifesta sobre a educação básica. Confira aqui a portaria. A portaria foi atualizada no dia 19/03 pela 345/2020

 

Dia 14/03: A reitoria do IFSP, através do Comitê de Crise, suspende todas as aulas presenciais entre os dias 16 e 29 de março em todas as unidades. Confira aqui a nota.

 

Dia 13/03: A Direção-geral do câmpus Itaquaquecetuba suspende todas as atividades acadêmicas e administrativas na unidade entre os dias 16 e 21 de março. Confira aqui o comunicado.

 

REITORIA: PERGUNTAS E RESPOSTAS

Dia 24/03: A PRE emite um ofício detalhando as atividades que serão mantidas a distância pelos servidores do IFSP, bem como um anexo com PERGUNTAS E RESPOSTAS (atualizado em 26/03. Confira aqui a primeira versão).

 

Dia 28/04: A Reitoria do IFSP publica a nota 06/2020, sobre os desdobramentos da pandemia e as ações da instituição, constituindo a COMPARECE - Comissão de Planejamento e Análise Estratégica no período de Calamidade e Excepcionalidade.

 

Outras publicações da Reitoria

 

O que significa tudo isso?

Em primeiro lugar, o IFSP não está parado. Ele está tomando decisões complexas, que levam tempo. Muitas pessoas precisam ser consultadas: docentes, técnicas e técnicos administrativos, diretorias, coordenadorias, pró-reitorias, procuradores de justiça, ministros.

Em segundo lugar, as atividades presenciais estão suspensas. Trata-se de cuidarmos uns dos outros e fazer nossa parte para vencer o COVID-19. As atividades que podem ser bem realizadas a distância continuam sendo realizadas. O anexo II explica como fazer solicitações on-line.

Terceiro: os calendários acadêmicos estão suspensos. Não há aulas presenciais ou a distância, não há avaliações nem prazo de entrega de atividades solicitadas. Quando a crise for resolvida e as atividades retornarem, um novo calendário será publicado com novos prazos e datas. Enquanto isso, se você tiver condições, entre em contato com os professores, eles estimularão textos a serem lidos, filmes a serem vistos, músicas a serem ouvidas (e dançadas!), exercícios físicos e mentais que podem ser realizados durante esse período de recolhimento para manter corpo e mente ativos e saudáveis.

Quarto: novamente, o IFSP não está parado. Continue acompanhando as notícias em nosso site. Entre em contato com os professores ou com os outros setores. Esta página será atualizada constantemente.

 

 

Até breve!

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