Coordenadoria de Tecnologia da Informação - CTI
APRESENTAÇÃO
A Coordenadoria de Tecnologia da Informação - CTI, órgão subordinado diretamente à Direção-Geral do Câmpus, é responsável pela manutenção dos serviços informáticos da unidade e as suas atribuições estão descritas no art. 6º da Resolução nº 26, de 05 de abril de 2016.
Das competências:
I. Coordenar os trabalhos de informática e elaborar estudos, por sua própria iniciativa e quando solicitado, objetivando a informatização dos diferentes setores e atividades;
II. Com o apoio da Diretoria Adjunta de Ensino, orientar e treinar o pessoal na utilização dos recursos de informática do campus;
III. Manter intercâmbio com instituições congêneres e com os órgãos de informática das demais instituições;
IV. Fornecer subsídios para elaboração do relatório anual de gestão e do plano geral de atividades;
V. Responsabilizar-se pelo acompanhamento e execução das metas estabelecidas para informática;
VI. Levantar a necessidade de desenvolvimento de novos softwares que visem facilitar e modernizar as atividades meio e fim desenvolvidas pelo campus;
VII. Prestar assistência e prover manutenção aos diferentes sistemas e programas, auxiliando os usuários, inclusive, no manuseio dos equipamentos;
VIII. Manter um arquivo de todos os programas utilizados no campus, evitando a instalação de cópias não autorizadas;
IX. Promover a manutenção e o desenvolvimento de novos recursos com os softwares em utilização no campus;
X. Com apoio da Diretoria Adjunta de Ensino, prover manuais dos softwares utilizados no campus e capacitar os usuários finais para boa utilização dos mesmos;
XI. Acompanhar o uso dos equipamentos e responsabilizar-se pelo acompanhamento da manutenção técnica e preventiva dos mesmos;
XII. Identificar e viabilizar, juntamente com a coordenadoria de gestão de pessoas, a necessidade de cursos de atualização e/ou capacitação em informática dos servidores técnico-administrativos;
XIII. Apoiar, registrar e acompanhar as pesquisas institucionais em desenvolvimento no âmbito do campus;
XIV. Coordenar o uso dos laboratórios de informática do campus e elaborar normas de funcionamento;
XV. Preparar dados estatísticos, quando solicitados;
XVI. Prestar informações relativas ao procedimento dos dados de censo escolar, sistema de informações gerenciais, censo do ensino superior e outros, quando solicitado;
XVII. Viabilizar e implantar as atividades descritas no plano diretor de tecnologia da informação (PDTI) e resoluções do comitê gestor de tecnologia da informação (TI) do IFSP;
XVIII. Responsabilizar-se pelo dimensionamento, contratação, manutenção e acompanhamento da fiscalização dos serviços de rede lógica, Internet e telefonia do campus.
XIX. Responsabilizar-se pelos bens patrimoniais pertencentes à coordenadoria de tecnologia da informação ou em uso nos ambientes de responsabilidade desta;
XX. Monitorar e assegurar a segurança de dados institucionais armazenados localmente;
XXI. Elaborar relatórios dos serviços e atividades desenvolvidas sob sua responsabilidade;
XXII. Desempenhar outras atividades pertinentes que lhe forem atribuídas pelo Diretor Geral do campus;
XXIII. Colaborar no levantamento necessário, realizar análises e consolidar propostas para integrar o PDI do campus;
XXIV. Criar condições para o cumprimento das ações propostas pelo PDI, no nível operacional, de maneira a permitir a viabilização das ações propostas;
XXV. Atender às solicitações e recomendações da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional.
ATENDIMENTO & CONTATO
Horário de atendimento*: de segunda a sexta-feira, das 07:30 às 22:00.
Detalhes do horário: clique aqui.
Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Suporte (servidores): suporte.itq.ifsp.edu.br
Endereço: Rua Primeiro de Maio, 500 - Estação - Itaquaquecetuba/SP
Local: Bloco Amarelo, Sala A40 (antiga sala da equipe de limpeza).
PGD:
* O horário de atendimento poderá ser alterado e/ou suspenso, em dias não programados, por motivos de caso fortuito ou de força maior.
AÇÕES
1º Sem. 2024:
- Renovação do parque tecnológico do Campus, com instalação de 16 computadores nas salas de aula;
1º Sem. 2023:
- Refinamento nas regras de segurança digital do Campus;
- Renovação do parque tecnológico do Campus;
2º Sem. 2022:
- Otimização e organização dos laboratórios de informática, com instalação de monitores secundários e fones de ouvidos;
- Otimização da estrutura de informática para os alunos na biblioteca, com a troca de 7 computadores por melhores e melhoramento no hardware de mais 3;
- Informatização do laboratório de matemática, com instalação de 18 notebooks para uso dos alunos;
- Melhorias no cabeamento estruturado do campus;
- Renovação dos computadores para os setores administrativos, com a instalação de computadores novos em 12 setores;
- Renovação dos computadores na sala dos professores, com a instalação de 3 computadores novos;
- Liberação de wi-fi para os alunos, a partir do e-mail institucional;
NORMAS E REGULAMENTOS
LEGISLAÇÃO
Resolução do IFSP nº 26/2016 - Aprova o Regimento dos Câmpus do Instituto Federal de São Paulo
Estatuto do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo
Regulamentação
Política de Uso Aceitável das estações de trabalho em rede
Política de Uso Aceitável da Internet
Regulamento do Uso dos Laboratórios, Equipamentos e Serviços de Tecnologia da Informação
COMUNICADOS & RELATÓRIOS
2024
Relatório Técnico - Biblioteca
Relatório Técnico - Laboratórios de Informática
Relatório Técnico - Salas de Aula
2023
FEEDBACK
A CTI está comprometida com a melhoria contínua, visando melhor atender ao câmpus e a toda a sua comunidade. Para tanto, sabemos que comunicação é essencial, mas difícil em meio às demandas do dia a dia.
Assim, viemos disponibilizar um pequeno formulário para que deixe sua contribuição, na forma de uma crítica, sugestão, dúvida, reclamação ou mesmo elogio. As respostas são completamente anônimas, mas pedimos que mantenha-se a educação, com decoro e imparcialidade.
Acesso ao formulário: clique aqui.