Projeto Campus Verde dá seus primeiros passos

• Última atualização em Quinta, 19 de Dezembro de 2019, 17h26
  • Acessos: 1437

Nesta terça-feira, dia 17 de dezembro 2019, membros da Comissão de Arborização e Paisagismo do Instituto Federal de Educação Técnica e Tecnológica de São Paulo – Campus Itaquaquecetuba reuniram-se com Gilson Fidelis, atual Secretário Municipal de Meio Ambiente e Saneamento.

A reunião, que ocorreu no Gabinete do Secretário nas dependências da Prefeitura, teve como pauta o Projeto Campus Verde. A proposta consiste na arborização do Campus IFSP e seu entorno com espécies nativas da Mata Atlântica – incluindo algumas ameaçadas de extinção – de forma a transformar o local em uma amenidade paisagística e microclimática.

O encontro ocorreu sob a pauta proposta de um início de acordo de cooperação mútua, no qual a Prefeitura Municipal forneceria os subsídios para a implantação do projeto – equipe técnica para dimensão das espécies a serem plantadas e mudas provenientes do horto municipal – enquanto o Instituto Federal, por meio da Coordenadoria de Extensão, forneceria, quando solicitado, cursos de curta duração para os servidores municipais.

Com área de aproximadamente 23 mil m2 – ampliada para quase 26 mil m2 se considerado o entorno – o projeto de arborização do Campus se justifica por estar localizado nas adjacências do Rio Tietê, o que representará uma contribuição para a preservação das funcionalidades sociais e ecológicas deste rio.

Na imagem, à esquerda, Gilson Fidelis (Secretário de Meio Ambiente e Saneamento). Na direita, os Professores Lauriberto Belem, Aurélio Amaro (Presidente da Comissão) e Renan Fragelli.