Edital DRG/ITQ N.º 29/2025 - Seleção de Bolsistas do Campus Itaquaquecetuba para Projetos de Ensino
O Diretor-Geral do Campus Itaquaquecetuba do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), no uso de suas atribuições legais, faz saber, pelo Edital nº 29/2025, que estão abertas as inscrições para o Programa de Bolsa Discente – Modalidade Ensino para os alunos regularmente matriculados no Campus Itaquaquecetuba do IFSP.
As inscrições deverão ocorrer no período de 22/07 a 27/07/2025, por meio do preenchimento do formulário eletrônico disponível em: https://forms.gle/
O processo de seleção será de responsabilidade do docente responsável e equipe do projeto e será composto por duas etapas:
- Primeira etapa: avaliação dos pré-requisitos e do formulário de inscrição do candidato.
- Segunda etapa: entrevista (dia 28/07/2025).
A convocação dos estudantes selecionados para a entrevista deverá ser publicada no site https://itq.ifsp.edu.br/ até às 12h do dia 28/07/2025, portanto, os candidatos devem ficar atentos quanto a isto.
Seguem abaixo as informações detalhadas sobre os projetos de ensino, e requisitos necessários para participação:
Projeto |
Tutoria de pares para estudantes com necessidades educacionais específicas |
Período de execução |
de agosto a dezembro de 2025. |
Quantidade de vagas |
01 |
Valor da Bolsa mensal |
R$ 700,00 (setecentos reais) mensais. |
Dedicação |
20 horas semanais. |
Docente responsável |
Profa. Danielle Zuma Capellani |
Colaboradora |
TAE Débora C. Silva |
Resumo |
Este projeto propõe a estratégia da tutoria de pares para atendimento dos estudantes apoiados pelo Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do Campus Itaquaquecetuba. Desse modo, um estudante será escolhido como tutor para colaborar e apoiar alunos atendidos pelo núcleo em suas dificuldades de aprendizagem ou na realização de atividades acadêmicas, propiciando ao tutor a oportunidade de adquirir uma experiência rica de convivência com colegas, que poderá contribuir no desenvolvimento de habilidades como solidariedade, cooperação, protagonismo, autonomia, aumento do conhecimento, e ao tutorado o apoio e atenção às suas necessidades, visando a melhoria na qualidade do ensino aprendizagem, permanência e êxito na Instituição. Cabe ressaltar que o bolsista receberá acompanhamento e apoio da equipe do projeto em todas as etapas da ação, assim como terá momentos destinados à discussão das demandas e dos encaminhamentos necessários. |
Requisitos |
- Ser aluno de qualquer curso do IFSP Campus Itaquaquecetuba, com excelente desempenho acadêmico; - Ter disponibilidade para as atividades em horários propícios à participação dos estudantes dos cursos integrados; - Ter bom domínio da Língua Portuguesa; - Ter uma boa didática; - Ser criativo, proativo, estudioso, educado, solícito, responsável, desinibido. |
Projeto |
Intervenção Educacional em Língua Portuguesa |
Período de execução |
de agosto a dezembro de 2025. |
Quantidade de vagas |
01 |
Valor da Bolsa mensal |
R$ 700,00 (setecentos reais) mensais. |
Dedicação |
20 horas semanais. |
Docentes responsáveis |
Prof. Luis Mateus da Silva Souza Profa. Priscila Soares Santiago Mateini |
Colaboradora |
TAE Débora C. Silva |
Resumo |
Considerando dados educacionais nacionais e regionais que apontam baixo desempenho de estudantes brasileiros em Língua Portuguesa, faltando conhecimentos básicos essenciais para o exercício da cidadania, e observando os resultados das avaliações diagnósticas aplicadas aos estudantes dos primeiros anos dos cursos integrados que ingressaram no 1º semestre de 2025 no Campus Itaquaquecetuba, o presente projeto é proposto para oferecer espaços de aprendizagens diferenciados na área de linguagem para que os alunos estejam melhor preparados para prosseguimento nos estudos, realizando atividades de revisão de conteúdos ou recuperação das lacunas de conhecimento em Português. |
Requisitos |
- Ser aluno do curso superior de Licenciatura em Letras ou estudante dos Cursos Integrados que tenham excelente desempenho em Língua Portuguesa; - Ter disponibilidade para as atividades em horários propícios à participação dos estudantes dos cursos integrados; - Ter bom domínio da Língua Portuguesa e desempenho acima de 8,0 nas disciplinas de LPL; - Ter uma boa didática; - Ser criativo, estudioso, educado, solícito, responsável e desinibido. |
Projeto |
Tecnologia Assistiva e Impressão 3D |
Período de execução |
de agosto a dezembro de 2025. |
Quantidade de vagas |
01 |
Valor da Bolsa mensal |
R$ 700,00 (setecentos reais) mensais. |
Dedicação |
20 horas semanais. |
Docente responsável |
Prof. Luis Mateus da Silva Souza |
Colaboradores |
Felipe Ramon Cirino Soares - Técnico de Laboratório Débora C. Silva - Técnica em Assuntos Educacionais |
Resumo |
Este projeto de ensino propõe a criação de placas em braille com o uso de Impressora 3D de filamento, para sinalização tátil de ambientes e setores do IFSP Campus Itaquaquecetuba, e outras impressões relacionadas à tecnologias assistivas para pessoas com deficiência. O objetivo principal é promover a acessibilidade e inclusão de pessoas com cegueira e baixa visão, além de estimular todos os estudantes a conhecerem e valorizarem os recursos de tecnologia assistiva. Alunos dos cursos de Bacharelado em Engenharia Mecânica e Técnico em Mecânica (Integrado e Concomitante/Subsequente) serão envolvidos em atividades práticas, interdisciplinares e socialmente significativas, com aplicação direta dos conteúdos das disciplinas de Processos de Fabricação, Processos de Fabricação 1 e Processos de Fabricação 2. Além disso, o projeto promoverá uma formação sobre impressão 3D aos estudantes interessados e matriculados no IFSP Campus Itaquaquecetuba. |
Requisitos |
- Ser aluno dos cursos: Bacharelado em Engenharia Mecânica (BEM), Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio (MTM), ou Técnico em Mecatrônica Integrado ao Ensino Médio (MCA); - Ter disponibilidade para as atividades em horários propícios à participação dos estudantes dos cursos integrados; - Ter domínio do uso da Impressora 3D; - Ter uma boa didática; - Ser criativo, estudioso, educado, solícito, responsável e desinibido. |