Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Projeto de Extensão “É bom pra quê?”: Divulgação do Resultado do Projeto selecionado no Edital da Pró-Reitoria de Extensão para Produção de Conteúdos Audiovisuais

  • Última atualização em Sexta, 06 de Dezembro de 2024, 15h29
  • Acessos: 240

O projeto “é bom pra quê?” foi selecionado no edital PRX11 para produção de conteúdos audiovisuais. Ele foi desenvolvido entre os meses de maio a novembro de 2024 e contou com a participação de dois bolsistas do curso integrado em mecânica: Eduardo Oliveira Souza (2A) e Júlio César Ribeiro Doneda (1A), os servidores Débora Cavalcante Silva (CSP) e Leonardo Mourão Torres e como coordenadora a professora Cecília Midori Ikegami.

De onde surgiu a ideia de se fazer esse projeto? As pessoas comumente propagam ou ouvem muitas coisas sobre determinados usos dos vegetais (remetem a usos e receitas passados por conhecidos, pessoas mais antigas – muitos desses conhecimentos são válidos – porém nem sempre se tratam de “verdades” ou o preparo/uso não está correto).

E um dos questionamentos/dúvidas mais comuns que ouvimos é: “essa planta é boa pra quê?”; “faz bem pra saúde?”, “como se prepara?” “de onde ela veio? É daqui da região? É fácil encontrar/cultivar?”.
Daí surgiu a ideia do projeto e ele se chama: “É bom pra quê?”

Nele produziu-se vídeos (conteúdo audio-visual) com a temática alimentação, construção de novos saberes, despertar a curiosidade e interesse sobre vegetais presentes na nossa alimentação, origens, história, propriedades nutricionais e medicinais, receitas, curiosidades.

 

Logo do projeto produzido com uso de Inteligência Artificial (AI)

 

Para tal finalidade foram feitas pesquisas em: artigos, publicações de grupos de pesquisa de universidades e Institutos de pesquisa, SUS, publicações dos conselhos de nutrição e de farmácia, sites confiáveis.
Fizemos ao total 16 videos: um com introdução e finalização do projeto, um falando sobre hábitos alimentares (alimentação baseada em vegetais – plant based) e obesidade; oito vídeos sobre os vegetais escolhidos (PANCs): Ora-pro-nobis, peixinho, bertalha, vinagreira ou hibisco, jatobá, uso da casca da banana, carne de jaca verde, broto de bambu, folha de cenoura, castanha Baru.

E respeitando itens previstos no Edital nº 11 da Pró-Reitoria de Extensão foi confeccionado 05 (cinco) vídeos/esquetes do tipo narrativa com alunos do campus Itaquaquecetuba respondendo às perguntas:
"A importância do IFSP para a região"
"Coisas boas que têm no meu campus ou na cidade onde fica o campus"
"Cursos e outras oportunidades que o meu campus oferece à comunidade".

Neste projeto os bolsistas aprenderam a manejar várias ferramentas relacionadas à roteirização, confecção e edição de vídeos. Também participamos da oficina da semana do meio ambiente (com professores da rede municipal e terceira idade) no Parque Estadual de Itaquaquecetuba (em parceria com a Escola Municipal Ambiental EMA).

Foto de oficina de plantio de mudas/bombas de sementes na Escola Municipal Ambiental, no Parque Mário do Canto (Semana do Meio Ambiente) com a participação de professores da rede municipal

 

E para finalizar o projeto foram feitas oficinas com alunos do ensino fundamental I (idade entre 7 e 8 anos) da rede municipal que realizam atividades na Escola Municipal Ambiental de Itaquaquecetuba, localizado no parque Ecológico Mário do Canto.

Os idealizadores do Projeto fazem um agradecimento especial à professora Léia Renata de Oliveira Fernandes, à diretora da EMA: Professora Ivonilda da Silva Ferreira. Ambas foram muito solícitas e foram cruciais para a realização das oficinas e parceria com a comunidade neste projeto de extensão.

 

**QR com cartilha de receitas com alguns vegetais exemplificados nos vídeos

 

**QR com cartilha de divulgação de PANCs (plantas alimentícias não-convencionais) e outros

 

**QR CODE para o canal do Youtube do Projeto de Extensão: É bom pra quê?

 

Acesse as Redes Oficiais do IFSP - Campus Itaquaquecetuba para mais informações sobre o Projeto de Extensão “É bom pra quê?

 

 

 

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página