• Última atualização em Sexta, 05 de Abril de 2024, 10h06
  • Acessos: 981

No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Itaquaquecetuba, de forma virtual, foi realizada assembleia do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica - Seção Sindical São Paulo (SINASEFE-SP) com os servidores deste campus na data de 01 de abril de 2024 (01/04/2024), e em votação foi deflagrada greve por tempo indeterminado a partir de 04 de abril de 2024 (04/04/2024).

Esta deliberação, no entanto, não ocorre de forma isolada, uma vez que o movimento grevista tem ganhado força em âmbito nacional com a adesão de mais 320 unidades da Rede Federal, espalhadas por 21 estados.

A Direção-Geral do IFSP - Campus Itaquaquecetuba respeita o direito de greve dos técnicos administrativos e docentes e reconhece a legitimidade de suas reivindicações, assim como o direito individual de cada um em decidir aderir ou não do movimento. Sendo assim, solicitamos a cada docente informar as suas turmas sobre sua adesão ou não à greve.

De acordo com o Termo de Acordo de Greve, assinado pelo SINASEFE e pela Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, a Direção-Geral informa que o calendário acadêmico será mantido, devendo ocorrer as reposições ao final da greve. Está previsto também a manutenção das atividades essenciais de funcionamento do campus. No entanto, frente à incerteza do período de duração da greve, o calendário acadêmico poderá ser suspenso, conforme nova avaliação do cenário e diálogo com a comunidade.

Durante esse período, haverá fornecimento de almoço para os alunos, caso haja por parte dos docentes aplicação de atividades acadêmicas, sendo que, esse gerenciamento das refeições deverá ser comunicado conforme orientações do setor responsável e conforme acordo com a empresa terceirizada responsável.

Orientamos que os discentes e seus familiares que acompanhem os canais de comunicação do IFSP - Campus Itaquaquecetuba para as orientações e as notícias sobre o andamento da greve e das atividades propostas pela coordenação do movimento grevista no campus.

O Campus Itaquaquecetuba está aberto e em funcionamento para que os discentes dos cursos, que por conta própria, queiram revisar conteúdos das disciplinas, e estabelecer diálogos com as representações estudantis e com os servidores que estiverem no campus, para entender o processo que enfrentamos enquanto comunidade, cientes da necessidade de diálogo constante e de entendimento do contexto.

Solicitamos a compreensão da comunidade interna e externa diante desta situação, pois parte das atividades não será desempenhada normalmente, não havendo atendimento imediato às demandas.

Novos comunicados serão emitidos conforme o desenvolvimento deste processo.

Aumir Antunes Graciano

Diretor-Geral do IFSP - Campus Itaquaquecetuba

Acesse o Comunicado nº4/2024 - DRG/ITQ/IFSP: Greve dos Servidores Federais da Educação no Campus Itaquaquecetuba na íntegra - Clique Aqui