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Ações, Eventos e Pesquisas já realizados

Última atualização em Quarta, 05 de Agosto de 2020, 16h23 | Acessos: 937

 

Durante os anos de 2018 e 2019, o Napne do Câmpus de Itaquaquecetuba realizou várias ações que objetivaram o apoio aos alunos e a formação da sua comunidade, algumas delas serão descritas a seguir:

  • 2019

Semana da Consciência Negra e Diversidade

Vivência com público autista

Membros responsáveis: Priscila Moreira Corrêa Telles e Edni Moreira (responsável pela ONG AMAI Azul).

Dia da ação: 22 de novembro de 2019.

Descrição da ação: Sensibilização sobre as pessoas com Transtorno do Espectro Autista.

 

1ª Festa da Comunidade Surda de Itaquaquecetuba: The dancing Hands

Membro responsável: Luis Mateus Silva Souza.

Dia da ação: 22 de novembro de 2019.

Descrição da ação: Interação dos servidores, professores e alunos do IFSP Câmpus Itaquaquecetuba e da comunidade externa com a Comunidade Surda. O encontro proporcionou momentos de contato com pessoas Surdas e prática da Língua Brasileira de Sinais.

 

Cine Debate sobre o filme “Lances Inocentes”

Membros responsáveis: Geisa Silva de Sena e Valtir Maria Pereira Santos.
Dia da ação: 21 de novembro de 2019.

Descrição da ação: Sensibilização sobre as pessoas com altas habilidades. Sinopse: Os pais de um menino prodígio de sete anos não sabem se devem ajudá-lo a desenvolver seu talento no jogo de xadrez ou deixar que ele tenha uma infância normal como a de qualquer garoto da sua idade.

 

CONICT

Apresentação de trabalho sobre o tema Acessibilidade no IFSP no Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia

Membros responsáveis: Aline Ribeiro Alves da Silva e Priscila Moreira Corrêa Telles.

Dia da ação: 22 de novembro de 2019.

 

Pesquisa sobre Altas Habilidades

Identificação de indicadores de Altas Habilidades/Superdotação dos alunos do Ensino Médio do IFSP Câmpus Itaquaquecetuba

Membros responsáveis: todos do Napne.

Descrição da ação: Em 2019 foi enviado um e-mail aos professores do IFSP Câmpus Itaquaquecetuba que tiveram contato com os alunos dos 3os anos do Ensino Médio, por pelo menos 1 ano, com questionários para identificação de indicadores de Altas Habilidades. Após o levantamento e análise dos dados, os resultados parciais encontrados foram apresentados aos alunos, seus pais e professores.

 

Campanhas inclusivas

Pesquisa para promoção da cultura inclusiva

Membros responsáveis: Aline Ribeiro Alves da Silva, André Jesus Nishi, Geisa Silva de Sena e Karina de Almeida Maciel.

Descrição da ação: Durante os meses de maio e junho de 2019 foi realizada uma pesquisa com intuito de promover a cultura inclusiva no IFSP Câmpus Itaquaquecetuba. Foi apresentado aos discentes, docentes e servidores um cartaz com uma foto tirada de uma lanchonete famosa no Brasil, com a seguinte frase: “Prezado cliente este restaurante possui cardápio em braile. Peça-o no caixa”. Após a apresentação do cartaz foi perguntado a todos os que participaram se o cartaz possibilita a inclusão de pessoas cegas na lanchonete.

 

  • 2018

Apoio educacional pelo Napne aos alunos do campus de Itaquaquecetuba

       a. Acompanhamento contínuo dos alunos já identificados: reunião com os professores, familiares e profissionais externos.

       b. Auxílio prestado pelo NAPNE aos alunos que estão passando por avaliações externas a escola ou encaminhado pelos professores do campus: avaliação funcional da visão, identificação das percepções dos professores e demais profissionais do campus, entrevista com o aluno, diálogo com colegas da sala do aluno, reunião com famílias e profissionais externos.

Semana da Consciência Negra e Diversidade

Sessão cine pipoca. Filme – os colegas

Membros responsáveis: Cleiton Domingos Maciel e Priscila Moreira Corrêa Telles.

Dia da ação: 23 de novembro de 2018.

Sinopse: Os jovens Stallone, Aninha e Márcio viviam juntos em um instituto para portadores da síndrome de Down. Um dia eles decidem fugir para se aventurar e realizar o sonho individual de cada um, se envolvendo em muitas aventuras e confusões.

 

Esportes inclusivos – vôlei sentado e goalball

Membro responsável: Ivan Luis dos Santos.

Dia da ação: 22 de novembro de 2018.

Descrição da ação: integração entre os alunos, professores e colaboradores do campus, disseminação do conhecimento sobre as paraolimpíadas.

 

Oficina – Quando a fala do outro dói, workshop sobre empatia

Membro responsável: Paula Ferrari.

Dia da ação: 21 de novembro de 2018.

Descrição da ação: sensibilização sobre transtornos de ansiedade e depressão na adolescência.

 

Oficina - Libras: uma língua de modalidade diferente

Membros responsáveis: Luís Mateus da Silva Souza e Vanessa Querino Durigon.

Dia da ação: 21 de novembro de 2018.

Descrição da ação: A oficina, de forma dinâmica, apresentou a língua de sinais dos surdos brasileiros, envolveu a comunidade interna na Semana Nacional da Consciência Negra e Diversidade para refletir sobre o respeito aos direitos da Comunidade Surda. A Língua Brasileira de Sinais/Libras é um idioma de modalidade viso-espacial que possui gramática e distingue-se da Língua Portuguesa. Obteve o reconhecimento oficial do governo brasileiro pela Lei nº 10.436/2002 que foi regulamentada pelo Decreto Federal 5.626/2005. A partir de então, ações para a garantia dos direitos linguísticos da comunidade surda tornaram-se mais comuns. Assim como as demais línguas, a Libras também possui os níveis linguísticos fonológico, morfológico, sintático e semântico.

 

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - de 23 a 25 de outubro

Roda de conversa: "Pessoas com deficiência e o mercado de trabalho"

 

Membro responsável: Priscila Moreira Corrêa Telles.

Dia da ação: 24 de outubro de 2018 - das 10h50min às 12h20min.

Descrição da ação: o objetivo da roda de conversa foi propor um momento em que a comunidade interna pudesse desmitificar alguns preconceitos relacionados às pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Assim foi proposta uma dinâmica em que os alunos deveriam responder as afirmações apresentadas levantando um cartão na cor verde ou vermelha. O aluno levantava cartão vermelho, quando acreditava que a afirmação apresentada era falsa e o verde correspondia a afirmação verdadeira. Após esse momento, os alunos puderam expor a sua opinião e compartilhar informações. Além disso, foi mostrado alguns vídeos de pessoas com deficiência adulta que estão inseridas no mercado de trabalho.

 

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