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Atribuições do NAPNE

Última atualização em Quarta, 05 de Agosto de 2020, 16h36 | Acessos: 1468

De acordo com o art. 17 da Resolução n. 137/14, que aprova o Regulamento do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do IFSP, é de competência deste núcleo:

 

- Promover a autonomia dos estudantes com deficiência, com transtorno do espectro autista e com altas habilidades/superdotação ao estabelecer estratégias para a promoção da superação e remoção de barreiras atitudinais, arquitetônicas, pedagógicas e comunicacionais no campus;

- Mediar as relações entre as famílias, o campus e as instituições especializadas que atendem os estudantes com necessidades educacionais específicas que se originam em função de deficiência, de transtorno do espectro autista e de altas habilidades/supedotação;

- Estabelecer parcerias do campus com as instituições especializadas e com a rede de serviços públicos municipal, estadual e federal, para atendimento dos estudantes público-alvo da educação especial;

- Propor, estimular e acompanhar a implementação de acessibilidade arquitetônica, atitudinal, comunicacional e pedagógica no campus para a transposição das barreiras arquitetônicas, comunicacionais, pedagógicas e atitudinais aos estudantes público-alvo da educação especial;

- Estimular o desenvolvimento de tecnologia assistiva por meio da sugestão, incentivo e/ou proposição de projetos internos e externos que visem ao estudo, à pesquisa e à implementação de inovações tecnológicas inclusivas no IFSP;

- Estabelecer parcerias do campus com empresas privadas ou instituições especializadas na produção de tecnologias assistivas na circunvizinhança;

- Participar de formações continuadas promovidas pelo IFSP na área de educação inclusiva;

- Disseminar conhecimentos adquiridos por meio de formações continuadas no campus e propor e realizar capacitações em ações inclusivas para as comunidades interna (direção-geral, docentes, servidores técnicos-administrativos e estudantes) e externa (familiares dos estudantes) que, conjuntamente, compõem a comunidade escolar do campus;

- Participar do planejamento das atividades didático-pedagógicas do campus e acompanhar o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes com necessidades educacionais específicas que se originam em função de deficiência, de transtorno do espectro autista e de altas habilidades/superdotação;

- Sugerir, apoiar, intermediar e implementar ou acompanhar a implementação de atividades/projetos inclusivos do campus para o atendimento das necessidades educacionais específicas de estudantes público-alvo da educação especial;

- Sugerir, participar de construções coletivas, implementar ou acompanhar a implementação de políticas públicas de inclusão do IFSP no campus;

- Participar de eventos correlatos à área da inclusão social que se julgarem necessários e dos que versem sobre a temática da inclusão educacional de estudantes público-alvo da educação especial com necessidades educacionais específicas;

- Planejar e desenvolver anualmente atividades de ações inclusivas para as comunidades interna e externa, de forma a que constem no calendário oficial do campus, independentemente de matrícula de estudantes público-alvo da educação especial;

- Orientar e auxiliar os docentes do campus quanto ao processo de inclusão de estudantes público-alvo da educação especial com necessidades educacionais específicas no campus.

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