Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Semana da Consciência Negra e da Diversidade 2020 - Dia 18

Última atualização em Quinta, 12 de Novembro de 2020, 17h17 | Acessos: 1282

Semana da Consciência Negra e da Diversidade 2020

Dia 18 de novembro

 

10h00 - Video com retrospectiva e bate-papo com egressas

Sarah Santiago: Meu nome é Sarah Santiago, tenho 18 anos, sou formada no IFSP – Câmpus Itaquaquecetuba. Atualmente sou estudante de Artes Visuais pela Unifran e Artista Independente.

Vitória Ferreira: Meu nome é Vitoria Ferreira da Rocha, nasci no ano de 2001 na cidade de São Paulo. Sou formada como técnica em mecânica pelo Instituto Federal de São Paulo, Câmpus Itaquaquecetuba, e atualmente sou aluna do primeiro ano de Imagem e Som na Universidade Federal de São Carlos.

Roberta Gomes: Meu nome é Roberta Gomes Cardoso, nasci no ano de 2002 na cidade de Itapecerica/SP. Sou formada em Técnico em mecânica integrado ao ensino médio pelo Instituto Federal de São Paulo, campus Itaquaquecetuba. Hodiernamente sou bolsista do primeiro ano de Licenciatura em Artes Visuais pela Cruzeiro do Sul, bolsista no programa de iniciação à docência na escola estudal Paulo Kobayasi (Suzano), estagiária em designer no e-commerce “Casa das Unhas” e tenho um lindo gato chamado Pam.

 

11h00 - Questões negras no cinema latino-americano

Alexsandro de Sousa e Silva é doutor (2020) em História Social pela Universidade de São Paulo, e estuda cinema e política entre a América Latina e a África.

 

14h00 - Miss Plus-Size: representatividade importa!

Josie D'Almeida é a Miss Mato Grosso do Sul Plus Size 2019. Participou de seu primeiro concurso em 2012 e, desde então, segue acompanhando e se apaixonando pelo Mundo Plus. Solidária ao espaço de mulheres negras e gordas dentro da sociedade. É graduada em Pedagogia e Gestão de Recursos Humanos, trabalha como professora de Educação Infantil na Prefeitura de SP. É mãe da Helena há 8 meses e, atualmente, está se preparando para o Miss Brasil Plus Size 2021.

 

15h00 - O corpo como lugar da memória

Elidayana Alexandrino é artista visual, educadora e pesquisadora, graduada em Artes Plásticas, licenciada em Educação Artística pela Universidade Braz Cubas (UBC). Desenvolve pesquisas em que relaciona imagem, memória e cotidiano, utiliza a fotografia como suporte de expressão. Desde 2012 atua em museus e centros culturais de São Paulo na área de educação, desenvolvendo atividades de mediação e educação patrimonial. 

 

16h00 - Dor e negritude da ponte pra cá: a coisa ainda continua a mesma?

Cristiano Lima de Araújo Reis é licenciado em Letras, Mestre em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP e Doutor em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com estágio de pesquisa na Cardiff University, no Reino Unido. Atua como professor de literatura e língua portuguesa no Colégio Senemby (Caieiras -SP), na rede municipal de São Paulo e no curso de Especialização em Língua e Literatura da Universidade Presbiteriana Mackenzie. No âmbito da pesquisa, tem se dedicado ao estudo da obra do poeta João da Cruz e Sousa, à questão da identidade negra na literatura e na música brasileira (rap) e aos estudos semióticos no âmbito da semiótica discursiva francesa.

 

17h00 - Entre a Mecânica e a Matemática: Experiências da Vida

Juliana Lucia do Amaral Molnr é graduada em Letras, especialista em Literatura e mestra em Linguística Aplicada pela Unitau. Se interessa pela pesquisa em temas relacionados a literatura, música e sociedade, e na área de educação e ludicidade. Atua como docente desde 2007, e no campus Itaquaquecetuba desde de 2017.

Joice D'Almeida é parte integrante do corpo docente do Instituto Federal de São Paulo, campus Itaquaquecetuba, atuando como professora de Matemática. Licenciada em Matemática pelo Centro Universitário Fundação Santo André, mestre em Educação Matemática pela PUC-SP e está em fase de conclusão de seu doutorado nas mesmas área e instituição. Mulher, negra, resiliente às situações contrárias impostas pela sociedade, ama ouvir e cantar boa música que alegre o coração e a alma.

Andreia Fidelis possui graduação em Licenciatura em Matemática e Pedagogia, mestre em ensino de Matemática, os três cursos realizados pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita - UNESP, membro do NUPE, Núcleo Negro da UNESP para Pesquisa e Extensão, e professora de Matemática do Instituto Federal de São Paulo – Campus Votuporanga.

 

Carla Isabel, mãe do Émerson (17) e da Amanda (15), é professora da área de mecânica do Campus IFSP-ITQ. É formada em Tecnologia em Fabricação Mecânica pelo IFSP-STZ (2010), mestre em ciências na área de Engenharia Mecânica (2013) e doutora em Ciência e Engenharia de Materiais pela EESC-USP e Pós-doutora em Engenharia Mecânica pela FEB-UNESP. Sua área de pesquisa é Mecânica da Fratura, Análise de Falhas e Fadiga de Materiais em ligas metálicas, em especial, ligas de alumínio aeronáuticas soldadas por FSW (Friction Sitr Welding). Atualmente é coordenadora dos Cursos de Mecânica do Campus que leciona onde desenvolve seu trabalho com dedicação e paixão. Acredita que sonhos se realizam e que toda mulher tem como dom alcançar seus objetivos e torna-se o que quiser.

 

18h00 - Sarau Afro-poético

Confira o perfil da Biblioteca Maria Firmina dos Reis no Instagram

 

19h00 - Empreendedorismo negro

Rebeca D’Almeida de Souza é bacharela em Ciências e Humanidades, com ênfase em Políticas Públicas, pela Universidade Federal do ABC tem histórico de engajamento social desde o ensino fundamental, atuando como representante de classe e oradora da turma nas colações de grau. Desde abril de 2018 é Coordenadora de Parcerias e Oportunidades de Impacto na Aliança Empreendedora e já captou com seu time mais de 20 milhões de reais para desenvolver projetos de apoio a micro e pequenos empreendedores brasileiros.

 

20h00 - Intervenção Musical

Com as professoras Juliana Lucia, Andreia Fidelis, Joice d'Almeida e a convidada Josie D'Almeida.

registrado em:
Fim do conteúdo da página