Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2021 - câmpus Itaquaquecetuba

Última atualização em Segunda, 18 de Outubro de 2021, 22h35 | Acessos: 3149

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Câmpus Itaquaquecetuba realizará, entre os dias 20 e 22 de outubro, um ciclo de palestras e atividades em referência à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A edição deste ano tem como tema “A transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o planeta" e tem como proposta não só mostrar a importância da ciência e da tecnologia na vida de todos e para o desenvolvimento do país, mas também oferecer uma oportunidade para a população brasileira conhecer e discutir os resultados, a relevância e os impactos da pesquisa científico-tecnológica, principalmente daquelas realizadas no Brasil, e suas aplicações.

A abertura do evento ocorrerá no dia 20 de outubro, às 18h e será transmitido pelo canal oficial do IFSP câmpus Itaquaquecetuba no Youtube. O evento será totalmente virtual. Para acessar a programação local, clique aqui.

O câmpus Itaquaquecetuba participa ainda de uma programação integrada com a participação de 15 câmpus e coordenada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Esta programação ocorrerá entre os dias 18 e 22 de outubro e contará com palestras e mesas redondas com a participação de profissionais renomados em diferentes áreas. Todos os participantes terão direito a certificado. Não é necessário realizar inscrição prévia. Confira e a programação integrada completa clicando aqui.

Confira abaixo a programação da SNCT do câmpus Itaquaquecetuba:

Quarta-feira (20/10)

Palestrante

18h

Moda Inclusiva: roupas que ajudam pessoas a se vestirem com praticidade

Mestranda Drika Valério

Mediador: Esp. Luís Mateus da Silva Souza

Intérprete de Libras: Mestranda Andresa Lins dos Santos Salvador

19h

Biocombustíveis e Combustíveis Sintéticos

Prof. Dr. Alberto Eloy Anduze Nogueira

Quinta-feira (21/10)

Atividade

Palestrantes

14h

Equipe Sesi “Heroes de Jundiaí” (Jundiaí – SP) Campeões Mundiais de Robótica no campeonato da FLL Grécia 2021

Equipe Sesi Geartech Canaã (Canaã – GO) Campeões do Torneio “Asia Pacific Open Championships” 2021.

Estudantes e Professor/Técnico Rafael Mendes Pereira Capovila

Estudantes e

Professores/Técnicos José Júnior e Laís de Paiva

15h

Equipe IFSP – Câmpus Campos do Jordão Finalista no torneio “Hackatour Cataratas” 2021

Equipe do IFSP – Câmpus Campinas - Projeto com destaque na Feira Brasileira de Jovens Cientistas - Projeto “Água na Medida Certa: Dosador Automático para Bebedouros”

Doutorando Luiz Gustavo Paulo Oran Barros

Dr. Edson Anício Duarte

Alunos: Maria Isabel Barbosa da Silva, Pedro Lucas Neves e Rebeca Braz Edwiges

16h

Projeto do IFSP – Câmpus Hortolândia. Projeto com destaque na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia - Projeto “Análise Qualitativa do Ensino de Língua Inglesa pelos Aplicativos Duolingo, Babbel, e Memrise”

Equipe do IFSP – Câmpus Bragança Paulista Semifinalistas na Competição “Technovation Girls”

Drª. Stefanie Fernanda Pistoni Della Rosa e aluna Danielle Chagas

Drª. Elisandra Aparecida Alves da Silva e equipes semifinalistas

Sexta-feira (22/10)

Atividade

Palestrantes

10h

Olimpíadas de Conhecimento: suas vantagens, motivos para prestar e depoimentos de competidores

Luanna Rolim e Marcos Winícios

11h

Bate-papo sobre universidades: o acesso ao ensino superior público e privado

Palestrantes:

Vitória dos Santos e Robert Souza

Apresentação de projetos de iniciação científica

14h

Análise das propriedades mecânicas e tenacidade à fratura de ligas de alumínio de grau aeronáutico dissimilares soldadas por fricção e mistura (FSW).

Alisson Herculano dos Santos

14h20

14h20min: Elaboração de mapas de riscos dos laboratórios de mecânica do IFSP-ITQ

Thailane dos Santos Calvacanti

Coorientador: Prof. Sérgio Toshio

14h40

Estudo de construção de protótipo telhado verde para análise redução de escoamento de água pluvial e melhoria do conforto térmico.

Gabriella dos Santos Parreira

Coorientador: Rodolfo Liporoni

15h

Desenvolvimento do projeto de brise solar externo para melhoria do conforto térmico das salas de aula e ambiente de trabalho do IFSP – Câmpus Itaquaquecetuba.

Letícia Cristina de Oliveira Rico (PIBIC-EM)

Orientador: Prof. Renan Luis Fragelli

15h20

Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos em Itaquaquecetuba/SP: proposta de galpão para Empreendimento de Economia Solidária de Catadores(as) de Materiais Recicláveis.

Eduarda Cristina Morais da Silva, Livia Vermieiro e Giovana Fidelis

Orientador: Prof. Aurélio Bandeira Amaro

15h40

Elaboração de manual técnico para execução de projetos mecânicos em cursos de formação inicial e continuada.

Lívia Vermieiro

Orientador: Prof. Kleberson Cartolari de Souza

Coorientadora: Profa. Carla Isabel dos Santos Maciel

16h

Análise e tomada de decisão em processos educacionais aplicando métodos de estruturação de problemas (PSM) e métodos multicritérios (MCDM).

Igor da Silva Alencar

Orientador: Prof. José Carlos Souza Oliveira

16h20

Resíduos Sólidos Urbanos: Legislação e Normas

André Mendes Costa, Gustavo Bezerra de Andrade, Robert Souza da Silva.

Orientador: Aurélio Bandeira Amaro

16h40

Análise do desgaste erosivo em revestimento aspergido termicamente e temperado a laser.

Laisa da Silva Almeida

Orientadores: Profa. Carla Isabel dos Santos Maciel e Prof. Flávio Tambellini