Acolhimento Licenciatura em Matemática - 2021/1
Bem-vindo
Olá, estudante!
Sem bem-vindo ao Curso de Licenciatura em Matemática do IFSP, câmpus de Itaquaquecetuba.
Você inicia, agora no primeiro semestre de 2021, uma nova etapa na sua formação acadêmica.
Nessa nova fase, você verá muitas novidades. Muitos conhecimentos gerais, sociais, culturais, pedagógicos, científicos e específicos de Matemática também, afinal esse é o curso, serão adquiridos. Novas amizades, novas condutas. Enfim, uma lista grande de coisas novas estão pela sua frente.
Nós do câmpus de Itaquá, terceirizados, técnicos-administrativos, docentes, coordenadores dos diversos setores administrativos e acadêmicos e diretores, cada pessoa aqui está por sua e para a sua causa. Somos uma das partes, você é a outra.
Desejamos que você tenha o melhor curso possível.
IFSP - Itaquá
O câmpus de Itaquaquecetuba do IFSP
foi fundado em 2016. Atualmente oferecemos os cursos de Licenciatura em Matemática, Curso Técnico de Mecânica Integrado ao Ensino Médio e Curso Concomitante /Subsequente em Mecânica. Além disso, diversos cursos de formação inicial e/ou continuada são promovidos pela nossa Coordenadoria de Extensão. Para conhecer mais sobre o histórico da rede federal e do IFSP, acesse esse link: https://itq.ifsp.edu.br/index.php/historico .
Página oficial do curso de Matemática
Página oficial do câmpus de Itaquá na Internet
Página oficial do câmpus de Itaquá no Youtube
Assistência Estudantil
A Assistência Estudantil do IFSP é uma política institucional, pautada no Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), que visa a garantir condições de permanência para o êxito dos nossos estudantes, durante o decorrer de seu curso, para que o direito e o acesso à educação, de fato, se realize.
Para mais informações clique no link acima.
Projeto de Inclusão Digital
Esse projeto destina-se a ações de auxílio financeiro para apoiar, preferencialmente, os estudantes em situação de vulnerabilidade que não possuem meios de arcar com despesas relacionadas à compra de equipamentos ou planos de internet. Trata-se, portanto, de um projeto que visa a inclusão destes estudantes e garantir sua permanência e o êxito nos estudos no período de pandemia.
Para mais informações clique no link acima.
Lic. Matemática
Objetivo Geral
O Curso Superior de Licenciatura em Matemática tem como objetivo geral formar
professores licenciados em Matemática para a Educação Básica que tenham uma visão ampla do
papel do educador, que dominem os conhecimentos específicos da área, que sejam capazes de
trabalhar em equipes interdisciplinares e multidisciplinares e que compreendem o conhecimento
matemático como um instrumento de intervenção no cotidiano e no mundo do trabalho.
Eixos de formação e núcleos de estudo
Documentos estruturantes do curso
Horário das Aulas (1º Semestre/2021)
Professores(as) deste 1o. Semestre:
Segunda | Elizabete - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - Comunicação Oral e Escrita |
Terça | Priscila - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - Educação, Cultura e Sociedade |
Quarta | Francisco - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - Geometria Plana |
Quinta | Luan - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - Matemática Elementar: Conjuntos e Funções |
Sexta | Mário - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - Vetores e Geometria Analítica |
Sistemas Acadêmicos
O SUAP, o Moodle e o Pergamum
Durante o curso, você terá contato e utilizará vários sistemas de informações. Nesse momento, destacamos três de interesse e utilização imediata, o SUAP, o Moodle e o Pergamum a saber:
1) SUAP
Esse é o principal sistema que você utilizará. Nele, você acompanhará toda a sua vida acadêmica: as disciplinas, os materiais disponibilizados pelos(as) professores(as), as solicitações para a secretaria (CRA), acompanhar os estágios obrigatórios ou não e, oobviamente, acompanhar suas notas e frequência nas disciplinas. Em suma, o SUAP centraliza as suas informações.
Para acessar o Suap, você utilizará seu prontuário no formato IQXXXXXX e sua senha. Há um link na página principal do câmpus:
Você também pode acessar usando o link https://suap.ifsp.edu.br/ . Ao acessar, o SUAP abrirá a sua página de Login:
Você criará sua senha usando o link primeiro acesso: Primeiro acesso
2) MOODLE
É a Plataforma de Educação à Distância adotada pelo IFSP. Para nós aqui em Itaquá, o Moodle será o centralizador das disciplinas do nosso curso de Matemática. É por meio do Moodle que você acessa os conteúdos e materiais disponibilizados pelos professores, os links para outros recursos complementares e para as aulas ou encontros síncronos, as atividades que serão realizadas de modo assíncrono, os avisos, etc..
Para acessar o Moodle, você utilizará seu prontuário no formato IQXXXXXX e sua senha os mesmos do SUAP. Há um link na página principal do câmpus:
Você, também, pode acessar usando o link https://moodle.itq.ifsp.edu.br/ . Ao acessar, o Moodle abrirá a sua página de Login:
Você acessa o Moodle por meio da sua conta no SUAP. Para tal, você deverá clicar no botão verde "SUAP IFSP", conforme a imagem acima.
Você também poderá acessar o Moodle pelo seu dispositivo móvel ( smartphone ou tablet ). Para tal você deverá baixar o app do Moodle na loja de aplicativos do seu aparelho. Abaixo está um exemplo de busca na loja do Google, com a indicação do app a ser baixado/instalado no seu aparelho:
Exemplo de página no Moodle
3) PERGAMUM
Nesta página, você terá acesso à nossa biblioteca virtual. Com um acervo de milhares de títulos para você utilizar durante o curso. Um recurso utilíssimo durante o transcorrer do curso, ainda mais se considerarmos a situação de ensino remoto emergencial à qual estamos condicionados atualmente. Durante o ensino presencial, você utiliza esse sistema para emprestar, reservar, adiar ou devolver os títulos de seu interesse. Mais informações, poderão ser obtidas pelo e-mail da nossa biblioteca que está na página dos setores acadêmicos.
Você pode acessar o Pergamum usando o link http://pergamum.biblioteca.ifsp.edu.br/ . O Pergamum abrirá a sua página de inicial:
Observe no canto superior direito o botão de "Login". Utilize esse botão para se logar no sistema da biblioteca. Você usará o seu IQ e senha do SUAP para isso:
E-mail Institucional
O e-mail institucional
ou e-mail acadêmico é de suma importância durante a sua vida escolar no IFSP. Então deve ser a sua atenção primeira. Você deve cadastrar o seu e-mail na instituição. Será o canal oficial para a comunicação entre a instituição e você e vice-versa.
Além disso, seu e-mail institucional lhe traz algumas vantagens tais como utilizar recursos disponibilizados por gigantes da informática, tais como o Google e a Microsoft, com as quais o IFSP mantém uma parceria. Também poderá acessar bases de dados de pesquisa científica, etc.
Uma recomendação importante é você consultar o seu e-mail acadêmico com a maior frequência possível.
Para criar sua conta de e-mail no IFSP basta você acessar o tutorial criado para isso. É só clicar neste link: E-mail Acadêmico e Office 365 .
Ajuda
Contato com a turma
Representante(s) da turma: É necessário eleger, logo no início, ao menos dois representantes para a turma. Esses dois estudantes serão o elo entre a turma e os professores. Encaminharão os avisos, as demandas e outras questões pertinentes à turma, às disciplinas, à coordenação do curso e, também, de outros setores do câmpus.
As duas primeiras tarefas dos representantes são a criação de um e-mail (coletivo) da turma e a criação de um grupo de mensagens instantâneas (Whatsapp) para comunicação entre os estudantes dessa turma.
Enturme-se
O educador Paulo Freire, em “Pedagogia do Oprimido”, afirma: “Ninguém educa ninguém, nem ninguém aprende sozinho, nós homens (mulheres) aprendemos através do mundo”.
Aliás, essa afirmação do educador provém da base da teoria sociointeracionista que ressalta a importância de formar o conhecimento através da interação com outras pessoas.
Então procure formar grupos de estudos, mesmo à distância, procurem se encontrar frequentemente, virtualmente é claro - todo cuidado é pouco. Usem as tecnologias disponíveis para discutirem os assuntos do seu curso, das suas disciplinas. Interajam com colegas da sua turma e com os veteranos também, afinal eles conhecem melhor o curso que vocês estão fazendo e já passaram por essa fase inicial. Sabem o que funciona, qual é o caminho das pedras. Eles podem e gostarão de ajudá-los.
Onde ou a quem recorrer para pedir ajuda ?
Cada ajuda possui um interlocutor específico mais indicado.
Se a sua dúvida ou necessidade for em relação a uma determinada disciplina do curso, logicamente que o professor responsável pela mesma é a pessoa mais indicada para tratar com você. Há horários de atendimento disponibilizados pelos docentes. Procure-os nesses horários, ou em outros horários, se for algo urgente e que não possa esperar pelo próximo horário de atendimento disponível.
Na aba 'IFSP - Itaquá', há links para todos os setores do câmpus. Então se você conseguir classificar a sua dúvida ou necessidade num setor específico, não hesite em abordá-lo. Se você não sabe a quem recorrer, então, a própria coordenação do curso pode ser uma primeira tentativa de encaminhamento.
Como estudar remotamente ?
A seguir estão umas poucas diretrizes para tentar ajudá-lo nos estudos, em particular nessa modalidade remota emergencial.
- Local e horário de estudo
Escolha, dentro de suas possibilidades, um local adequado, silencioso, confortável e com boa iluminação para estudar. Com espaço suficiente para os seus materiais e equipamentos de estudo. Aliás, tenha sempre à mâo aquilo que for usar durante a sessão de estudos. Em particular quando estiver participando dos encontros síncronos. - Evite distrações
Estudar em (e de) casa já é por si só um distrator. Parece que você está numa rotação diferente daquela dos demais que convivem com você. Além disso há os problemas do dia-a-dia. Os distratores são muitos. Um dos maiores atualmente é a própria ferramenta que você usa para estudar à distância: o seu dispositivo eletrônico, móvel ou não. O ideal é que você afaste todos os distratores, feche aplicativos não utilizados para o fim de estudar. Deixe o celular e os comunicadores no mudo. Esqueça, ao menos durante o período de estudo, as redes sociais. - Interação, participação nas aulas síncronas
Uma forma de não perder o foco e não acumular dúvidas é a participação e a interação com o professor, sempre que permitido, e com os colegas, durante as aulas/encontros síncronos.
Se tiver dúvidas pergunte, reforce algum ponto que não ficou claro pra você. Discuta, opine sobre os temas da aula. Mantenha-se focado. Não disperse. - Faça Anotações
Outra forma importante que ajuda na fixação dos temas são as anotações. O ser humano aprende de várias formas, uns aprendem mais pela visão, outros pela audição e outros pela interação, manipulação dos objetos de estudo (ainda que por meio da escrita). Use e abuse de anotações, mapas mentais, resumos, etc. Se você vê, ouve e interage com os objetos de estudo sua chance de aprendizado efetivo aumenta. - Anote suas dúvidas e procure ajuda
As dúvidas que não puderem ser resolvidas diretamente nos encontros síncronos com os professores, deverão ser anotadas para discussão a posteriori. Todas as dúvidas devem ser listadas e resolvidas, inclusive aquelas oriundas do estudo assíncrono. - Revise o que estudou
Outra forma de melhorar o aproveitamento do que estudou é a revisão. Preferencialmente revise no mesmo dia que estudou aquele assunto. Estudos da neurociência mostram que é a melhor forma de fixar o que aprendeu: revisar no mesmo dia, antes de dormir. - Não acumule atividades
Um erro que cometemos frequentemente, até por questões culturais, é a procrastinação - adiar, deixar para depois. Você, estudante do IFSP, não cometa esse erro quase fatal.
Não acumule atividades. Organize sua rotina. Faça uma agenda de atividades escolares. Não deixe as coisas para a última hora - é mais uma maneira de se estressar. Além do que, isso prejudica sobremaneira o seu aprendizado. - Cuidado com os seus limites
A gente se cansa, obviamente, não somos máquinas. Então, ao sentir cansaço, a melhor coisa a fazer é não fazer nada. Descanse. Não abuse. Não ultrapasse seus limites. Retome os estudos quando se sentir melhor. - Cuide da sua saúde física e mental
A melhor forma para ser bem sucedido no curso, e em outras áreas da vida, é estar bem da cabeça e do pé. Alimentação, exercício físico, contato com a natureza (cuidado, o vírus está a solta!) e com pessoas (agora não!), boas horas de sono. Tudo isso é importante para você se manter saudável e, logo, em condições de obter um melhor resultado em suas atividades e, em particular, na escola.
Referências externas sobre o ensino/estudo remoto
A seguir elencamos algumas referências para você aprofundar um pouco mais seu conhecimento sobre Ensino à Distância e Ensino Remoto (Emergencial). Salientamos que as informações, análises , opiniões e os créditos são todos dos respectivos autores (instituições ou pessoas):
Estudantes elaboram manual com dicas para atividades remotas
Cinco alunas do curso Técnico em Logística do Câmpus Pirituba do IFSP desenvolveram o Manual de Sobrevivência do Estudante com inúmeras dicas para ajudar os colegas de todos os câmpus a realizarem as atividades remotas durante o isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus.
Leia a notícia completa em https://www.ifsp.edu.br/ultimas-noticias/2077-estudantes-elaboram-manual-com-dicas-para-atividades-remotas .
Material de orientação aos estudantes sobre o ensino remoto
A Equipe de Formação do Câmpus Hortolândia elaborou um material que visa orientar todos os estudantes com relação ao início das aulas remotas no mês de agosto.
Além de esclarecer alguns termos necessários para compreensão e atuação no ensino remoto, o material também aborda aspectos relacionados à organização para estudo, saúde física e mental e dicas para o melhor aproveitamento das aulas remotas.
Ensino remoto na USP mostra esforço coletivo para manter qualidade - Jornal USP
Com 92% das aulas ministradas on-line, foram necessárias infraestrutura e adaptação de métodos, prazos e formas de avaliação para auxiliar alunos em dificuldades, garantindo continuidade do ensino durante a pandemia. Leia e ouça depoimentos de professores e alunos ...
Um guia para sobreviver à pandemia do ensino remoto - USP São Carlos
Aprender se tornou mais um desafio em meio à luta contra o coronavírus; quem já estava acostumado a lidar com a tecnologia aplicada à educação enxerga inúmeras oportunidades nesta experiência inédita que estamos vivenciando ...