Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Oficinas do livro "Calibã e a bruxa" no IFSP Itaquaquecetuba
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Oficinas do livro "Calibã e a bruxa" no IFSP Itaquaquecetuba

  • Publicado: Sexta, 20 de Abril de 2018, 12h23
  • Última atualização em Quinta, 03 de Maio de 2018, 16h53
 
O IFSP - Câmpus Itaquaquecetuba, em parceria com o Coletivo Sycoraxe a Fundação/Fundación Rosa Luxemburgo Brasil & Cono Sur, convida todas e todos a participar do projeto "Mulheres e resistências periféricas em meio às crises do capital". Serão quatro encontros em formato de oficina, cada um com quatro horas de duração, sempre aos sábados.

Os três primeiros encontros terão um momento inicial formativo com base no livro "Calibã e a bruxa: mulheres, corpo e acumulação primitiva", de Silvia Federici, e um segundo momento de introdução prática a tópicos de construção de um curta-metragem. O quarto e último encontro das oficinas trará a leitura pública do roteiro realizado.

Ao longo das oficinas, discutiremos os pontos fundamentais da obra de Federici e conectaremos a pesquisa histórica sobre a perseguição às mulheres com a atualidade da caça às bruxas no Brasil e no mundo. A elaboração do roteiro de curta nos ajuda a evidenciar como a figura da bruxa foi fundamentalmente uma criação que revestiu com uma aura mística e "do mal" mulheres combativas que resistiram à expropriação de suas terras e à exploração do capital.

Nesse sentido, o objeto central dos nossos encontros será o de entender, afinal, quem foram essas mulheres e de analisar em que medida os discursos que estão por trás da figura da bruxa pairam, ainda nos nossos dias, sobre determinadas identidades.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 05 de maio, no endereço https://coletivosycorax.wixsite.com/ifspitaqua/inscricoes.

registrado em:
Fim do conteúdo da página